quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Limpeza dos rios de Cruzeiro do Sul facilita vida dos ribeirinhos

Mais de cinqüenta homens estão evolvidos numa operação montada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Utilizando motosseras, os trabalhadores estão removendo troncos e galhos de árvores dos leitos dos Rio Valparaíso e Juruá Mirim. O objetivo é facilitar o acesso dos moradores que precisam chegar à cidade, na maioria das vezes transportando a produção rural.
O prefeito Vagner Sales disse que durante estes 105 anos da história de Cruzeiro do Sul, nunca um administrador do município tinha dado importância a um trabalho como este, “talvez por não conhecer a realidade. Mas do jeito que os moradores querem vê suas ruas limpas e os produtores dos ramais querem pavimentação, os ribeirinhos também precisam de acesso á cidade para chegar com seus produtos”, exemplifica.

Sales explica que enquanto estiver governando a cidade, pretende dividir os recursos de maneira que todos possam ser alcançados, principalmente aqueles que viviam praticamente excluídos dos benefícios a que o cidadão tem direito. Ele destaca a dificuldade para realizar o trabalho extremamente operacional, obrigando, por exemplo, operadores de motoserra a cortar troncos de arvores em baixo d’água.

A limpeza nos rios também facilita a passagem dos barcos que fazem o transporte escolar e a chegada da merenda nas escolas. A intenção do prefeito é estender o trabalho para o Rio Liberdade, que é de difícil navegação com os obstáculos em meio à floresta.

Nenhum comentário: