quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Novos delegados já estão atuando no Juruá



O governo do Estado empossou na manhã de sexta-feira, 25, em Cruzeiro do Sul, seis novos delegados da Polícia Civil, seis escrivães e três peritos criminais, ambos já estão atuando na região. Pela primeira vez na história do Acre a micro-região do Juruá, compreendida por cinco municípios e cerca 170 mil habitantes recebeu de um governo investimentos dessa abrangência, em recursos humanos, além de viaturas entre outros equipamentos.



Pedro Paulo/Assessoria da Polícia Civil
O governo do Estado empossou na manhã de sexta-feira, 25, em Cruzeiro do Sul, seis novos delegados da Polícia Civil, seis escrivães e três peritos criminais, ambos já estão atuando na região. Pela primeira vez na história do Acre a micro-região do Juruá, compreendida por cinco municípios e cerca 170 mil habitantes recebeu de um governo investimentos dessa abrangência, em recursos humanos, além de viaturas entre outros equipamentos.

O ato histórico, seguido dos investimentos, reflete o empenho do governador Binho Marques de transformar o Acre em um dos lugares mais seguro e melhor para se viver na Amazônia. A cerimônia de posse dos novos policiais aconteceu no auditório da escola estadual Dom Henrique Ruth, no bairro João Alves.

Participaram da solenidade o vice-governador César Messias, a secretária de Segurança Márcia Regina Pereira, o secretário da Polícia Civil Emylson Farias, representantes do judiciário, das polícias Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros, políticos e pessoas do povo, empossados e seus familiares.

“Estamos vivendo um momento feliz e grande alegria, por participar da inauguração de um modelo inovador e ousado de Segurança Pública”, disse Márcia Regina. A secretária observou a importância da contratação dos novos policiais e lembrou que o governo também adotou medidas que vão aperfeiçoar o atendimento da Polícia Civil, com aquisição de viaturas, reforma estrutural do setor de Furepol e de todas as delegacias.

Em entrevista para um pool de emissoras de rádio e TV local, a secretária Márcia Regina e o secretário Emylson Farias, lembraram que uma das metas do governo é o trabalho preventivo. “Neste primeiro momento o foco principal é a juventude, cujas ações estão sendo elaboradas em parceria com outras secretarias. É um esforço coletivo do Estado, com propósito de levar segurança com cidadania”, enfatizou Márcia.

O vice-governado César Messias, advertiu que foram dois anos de muito treinamento e dedicação para chegar a esse dia importante para o governo e empossados, mas sobre tudo para a sociedade. “Para alcançar esse feito, o governador Binho Marques investiu de forma substancial nesta região, priorizando um setor estratégico: a segurança pública”, explicou.

“Descobrir com exatidão o local e hora de agir é o grande desafio para o controle e redução dos focos de violência em uma região vasta como a do Juruá é uma tarefa que o governo confia e investe na inteligência policial. O que queremos para a comunidade são ações pontuais, confiáveis que garantam a manutenção da ordem pública”, destacou Messias.

“Nosso Estado tem inúmeras peculiaridades, tanto de ordem geográfica quanto cultural. Nesse diapasão, toda e qualquer política pública deve considerar tais características. Somos um povo trabalhador, criativo, acolhedor, miscigenado, com aguçado sentimento de justiça. Temos uma história que impressiona a qualquer que dela, toma conhecimento”, disse Emylson Farias.

Segundo Farias, a adoção da filosofia do policiamento civil comunitário, que tem como escopo principal estreitar laço entre polícia e comunidade, de foram que esta participe da solução de problemas e na elaboração de políticas públicas de segurança vem sendo tratada como prioridade, pela instituição.

Emylson enalteceu a chegada dos novos delegados, peritos e escrivães. Ele lembrou o exemplo do saudoso delegado Ananias Pereira, que de forma intrépida, dedicou-se a lutar contra o crime naquela região, a qual adotou por sua terra. “O Ananias foi um exemplo de profissional e cidadão que morreu no exercício de seu mister, deixando, além da inefável saudade aos colegas, um inestimável legado consistente no fruto de seu trabalho em prol deste povo” concluiu.

A caravana governamental ainda na sexta-feira deu posse ao delegado Cleber Gnatta, que assumiu a delegacia-geral de Mâncio Lima. O evento foi realizado na Câmara Municipal.

Em Cruzeiro do Sul ficaram lotados os delegados Elton Futigami, Vinícios Almeida, Guilherme Benitez (delegacia-geral), Odilon Viandeles (Delegacia da Mulher) e Cleylton Videira (coordenador).

Pela manhã de sábado, 26, e vice-governador Cesar Messias, a secretária Márcia Regina e o delegado Vanderlei Thomas, do departamento capital e interior deram posse ao delegado Jucivan Rezende Lacerda, em Tarauacá e Getúlio Monteiro, em Feijó. Nesses dois municípios, cada um, recebeu um escrivão de polícia.

Nenhum comentário: