terça-feira, 15 de setembro de 2009

REIVINDICAÇÃO DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM

O curso de Enfermagem do Campus Cruzeiro do Sul da Universidade Federal do Acre – UFAC foi criado no ano de 2006 através da Portaria nº 0907, de 17 de Junho de 2005 dentro do projeto de Expansão Universitária da UFAC. O Projeto de implantação do curso visa a formação/profissionalização de enfermeiros(as) qualificados com o perfil que atenda as necessidades da população respeitando os preceitos técnicos e humanos.
O curso de Enfermagem do Campus Cruzeiro do Sul da Universidade Federal do Acre – UFAC foi criado no ano de 2006 através da Portaria nº 0907, de 17 de Junho de 2005 dentro do projeto de Expansão Universitária da UFAC. O Projeto de implantação do curso visa a formação/profissionalização de enfermeiros(as) qualificados com o perfil que atenda as necessidades da população respeitando os preceitos técnicos e humanos.

O curso de Enfermagem conta hoje com quatro turmas ingressadas através de concurso vestibular. A primeira ingressou em 2006 e a última em 2009. Nesses quatro anos de implantação o curso ainda não dispõe de um quadro de professores que atenda a carga-horária que o curso exige. Nós, discentes das turmas 2008 e 2009 que, legalmente deveríamos estar cursando o quarto e o segundo períodos, respectivamente, estamos sendo duramente penalizados com a falta de professores. O quarto período deveria estar cursando as seguintes disciplinas: Enfermagem Fundamental, Vivência na Pesquisa e na Extensão II, Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem II, Enfermagem em Saúde Mental I, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem e Embriologia Humana, no entanto estamos cursando apenas Vivência na Pesquisa e na Extensão II e Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem II.

Considerando que ainda não foram ofertadas as disciplinas de Psicologia Aplicada à Saúde (3º Período) e Atividade Física na Promoção da Saúde II (2º Período), totalizando 6 (seis) disciplinas pendentes. O segundo período deveria estar cursando as seguintes disciplinas: Anatomia e Fisiologia Humana I, Farmacologia, Histologia, Processos Patológicos Gerais, Introdução à Saúde Comunitária, Metodologia do Trabalho Acadêmico Científico, Educação Física na Promoção da Saúde II e Epidemiologia e Métodos de Investigação em Saúde, no entanto, estamos cursando apenas a Farmacologia, Histologia, Processos Patológicos Gerais, Introdução à Saúde Comunitária, Metodologia do Trabalho Acadêmico Científico e Epidemiologia e Métodos de Investigação em Saúde. Considerando que ainda não foi ofertada a disciplina Atividade Física na Promoção da Saúde I (1º Período), totalizando três disciplinas pendentes.

Outras turmas do curso (2006 e 2007) já passaram pela mesma situação e, para recuperar o tempo perdido foram ofertadas disciplinas condensadas em caráter intensivo, exigindo um esforço maior por parte dos alunos deixando-os exaustos e consequentemente prejudicando o aproveitamento dos conteúdos trabalhados e o processo de formação do acadêmico e futuro profissional de Enfermagem.
Segundo a coordenação do curso já foram solicitadas novas contratações ao Centro Multidisciplinar – CMULTI, porém ainda não atendidas. Além disso, não temos nenhuma explicação adicional e nem perspectivas de quando serão ofertadas as referidas disciplinas.

Observação: As disciplinas Enfermagem Fundamental e Enfermagem em Saúde Mental I que devem ser ofertadas no quarto período e Anatomia e Fisiologia Humana I no segundo período são pré-requisitos de várias outras disciplinas, o que irá desencadear um atraso ainda maior no decorrer do curso, pois ocasiona o prejuízo em “efeito dominó”.
Este documento será encaminhado às seguintes repartições, órgãos e autoridades, onde na oportunidade estamos requerendo de cada um ações que se seguem:

1. Coordenação do Curso de Enfermagem – Cruzeiro do Sul: Cópia dos documentos que requisitam novas contratações de docentes e atas de reuniões de colegiado que tratam e discutem o assunto no sentido de resolver o déficit de professores, até a presente data. Solicitamos, ainda, após o recebimento deste, o agendamento de uma reunião entre coordenação e turma 2008 e 2009, para discussão do assunto.

2. Centro Multidisciplinar: Parecer sobre a situação e esclarecimentos a cerca de novas contratações de docentes.

3. Superintendência: Para que tenha ciência da possível manifestação estudantil em caráter pacífico que será citado posteriormente neste documento.

4. Gabinete da Reitoria: Parecer sobre a situação e comprometimento em resolver o problema o mais urgente possível.

5. Gabinete do Deputado Henrique Afonso: Para dar ciência a Vossa Senhoria da atual situação; fiscalizar o que está acontecendo para a ocorrência do déficit de docentes no curso de Enfermagem/CZS; exigir da UFAC um curso de qualidade, efetivo e comprometido com a formação dos futuros Enfermeiros.

6. Gabinete da Deputada Idalina Onofre: Investigação e reivindicação em prol dos estudantes.

7. Jornais (Tribuna do Juruá, Voz do Norte, Gazeta Alerta, TV e Jornal Juruá): Nota de divulgação pública com o objetivo de informar a população dos problemas que lhe afetam indireta e, a posteriori, diretamente, uma vez que os agora acadêmicos estarão atuando profissionalmente com vidas.

Caso não haja nenhuma resposta das repartições e órgãos competentes referente ao que foi solicitado no prazo de 10 (dez) úteis, a contar da data de recebimento deste documento, estaremos realizando um manifesto estudantil pacífico, porém de caráter público, dentro do Campus da UFAC de Cruzeiro do Sul.
Cruzeiro do Sul, 08 de setembro de 2009.

Atenciosamente,

Representantes dos Acadêmicos de Enfermagem:
4º Período:
- José Sálvio Ribeiro de Castro Júnior.
- Valéria Cristina Oliveira Gaspar
- Gilmar Giles de Oliveira
- Marjane Pedroza
- Gleide Mara Gadelha
2º Período:
- Jessica Moura dos Santos
- Antonio de Souza França
- Maria Aline do Nascimento Oliveira
- Fabrício Machado Maciel
- Viviane Pereira Leite Geigher
Segue em anexo o abaixo assinado dos discentes das turmas de 2008 e 2009.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns acadêmicos de enfermagem, o problema de vocês deve ser ouvido e resolvido por quem de direito, não devemos ser tratados com inferioridade, o problema de vocês ocorre na maioria dos cursos, sou a favor de uma manifestação geral envolvendo todos os cursos, chega de sermos tratados com inferioridade pelos que estão em Rio Branco, mas a campanha para Reitor vem aí..... lembre-se bem Reitora.

Anônimo disse...

Venho parabenizar os discentes de enfermagem, pois é através dos meios de comunicação que se toma conhecimento das coisas..
A falta de professores não é só uma realidade de enfermagem, e sim e todos os cursos do país, mas a ausência deles é uma realidade a nível estadual(quem estuda na UFAC Campus de Cruzeiro do Sul sabe disso). Normalmente, os alunos ficam com um ou dois professores, e o resto tudo de atestado, licença, mestrado, entre outras coisas.
Espero que esse manifesto chegue a nível de reitoria, para que assim os outros cursos se mobilizem e junte-se a vocês para um possível manifesto pacífico.

Anônimo disse...

Fico impressionado com a estrutura que pude ver na Expo Juruá, fiquei até animado para fazer o vestibula para enfermagem, mas quando vi essa matéria, prefiro outro curso.