quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prefeito, vice e secretário de educação de Cruzeiro do Sul encaram sabatina de estudantes



O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, o vice, Mazinho Santiago, e o secretário de educação do município, Ivo Galvão, atenderam na tarde desta quarta-feira, 30, ao convite dos estudantes da turma do 7º ano da escola de ensino fundamental Thaumaturtgo de Azevedo para participarem de um debate sobre a administração do município. Os gestores se reuniram durante a tarde inteira com os alunos e passaram por uma verdadeira sabatina


Mazinho Rogério


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, o vice, Mazinho Santiago, e o secretário de educação do município, Ivo Galvão, atenderam na tarde desta quarta-feira, 30, ao convite dos estudantes da turma do 7º ano da escola de ensino fundamental Thaumaturtgo de Azevedo para participarem de um debate sobre a administração do município. Os gestores se reuniram durante a tarde inteira com os alunos e passaram por uma verdadeira sabatina. A presença da comitiva na unidade de ensino fez parte de uma semana de comemoração realizada pela comunidade escolar.

As festividades alusivas aos 105 anos de fundação da cidade de Cruzeiro do Sul, na escola Thaumaturgo de Azevedo, tiveram inicio terça-feira e o enceramento será no sábado. Os professores e a direção definiram uma programação para resgatar o civismo no ambiente escolar. Entre as atividades estão incluídas apresentações culturais, atividades cívicas, como a execução dos hinos Nacional, Estadual e Municipal, e o debate com o prefeito e seus assessores que foi realizado na sala de informática da unidade de ensino.

A turma composta por mais de 30 alunos fez diversas perguntas para a comitiva. Quiseram saber sobre o passado político de Vagner Sales que fez um breve relato de sua trajetória desde quando foi eleito vereador de Cruzeiro do Sul, ainda na época da Ditadura Militar, “foi fácil me eleger naquela época vereador, até agora o mais votado de todos os tempos na cidade levando em consideração o números proporcionais de eleitores, porque todo mundo tinha medo de falar do governo e eu não temi a Ditadura” – disse Vagner que concluiu a explanação sobre sua carreira política explica sobre sua atuação durante 16 anos na Assembléia Legislativa e como conseguiu chegar à prefeitura.

Os estudantes também questionaram sobre as perspectivas de melhorias para a cidade. O prefeito garantiu que sua administração terá foco em todos os setores com atenção especial para a educação. “A educação é à base de tudo. È através da educação conseguimos conscientizar nossa população para termos nossa cidade limpa, as pessoas mais educadas se cuidam melhor e por isso evitam as doenças, é a educação que forma os médicos e todos os profissionais dos outros setores” – esclareceu o prefeito.

O aluno Fernando de Oliveira Lima indagou ao secretário de educação “o que é preciso para que tenhamos uma educação de primeiro mundo?”. Para responder, Ivo Galvão citou como exemplo da diferença tecnológica do Brasil com a do Japão. “Os japoneses compram nossa matéria prima e depois nos vendem como produtos manufaturados, isso porque lá se tem uma educação que gera conhecimentos para desenvolver as tecnologias. No Brasil há apenas 12 anos temos a educação como obrigatoriedade para todas as crianças e isso é importante para que possamos atender a todos com a geração de conhecimentos. Nossa administração voltada para atingir a todos com educação de qualidade e para melhoria da qualidade de ensino” – ressaltou o secretário.

Ao vice-prefeito Mazinho Santiago coube explicar sobre seu papel na administração do município e falar sobre as atribuições dos três poderes, Executivo, Judiciário e Legislativo. Como resposta para a primeira pergunta ele disse que é sua função assumir a prefeitura como prefeito em exercício na ausência do titular, mas salientou que sempre procurar trabalhar em comum acordo com o prefeito Vagner Sales. “Acho que vocês já viram no passado prefeito e vice como cão e gato. Hoje isso não existe porque quando os administradores brigam que perde é a população. Nosso trabalho é sempre de confiabilidade de um com o outro” – disse Santiago.

O prefeito Vagner Sales encerrou o encontro agradecendo a direção da escola, aos professores e elogiou a iniciativa. “Isso serve como exemplo para as outras escolas, pois é importante que nossas crianças que amanhã serão nossos administradores se interessem pela organização política da sociedade. Com certeza aumenta a nossa responsabilidade porque começamos a ser cobrados pelas crianças” – concluiu.

Nenhum comentário: