segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Produtores de Rodrigues Alves comemoram melhoria na renda com os ramais recuperados



Produtores de Rodrigues Alves já estão escoando a produção agrícola com mais facilidades depois da melhoria em maior parte dos ramais do município. A Prefeitura de Rodrigues aproveita cada momento de sol para avançar com os serviços.


Produtores de Rodrigues Alves já estão escoando a produção agrícola com mais facilidades depois da melhoria em maior parte dos ramais do município. A Prefeitura de Rodrigues aproveita cada momento de sol para avançar com os serviços.

No município onde existe a maior extensão de ramais na região do Juruá, a prefeitura trabalha intensamente para atender todas as comunidades que dependem do transporte terrestre para ter acesso à cidade, mas o trabalho não é fácil. Realizar os serviços de melhorias de mais de 700 quilômetros de ramais, demanda muitos investimentos e maquinários adequado, para isso o prefeito Burica conta com o apoio do Governo do estado.

Superando as dificuldades de administrar um município que dispõe de poucos recursos e uma grande demanda de ações para serem concretizadas, o prefeito Burica acompanha de perto todos os serviços nos ramais. Nesta terça-feira, ele levou o presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais do Município, Ruster Batista, para fazer uma vistoria nas estradas que estão sendo recuperadas.

“O DERACRE forneceu 900 litros de combustível para que pudéssemos realizar a melhoria dos ramais. É claro que isso não é suficiente e a prefeitura entra uma contrapartida, mas se não fosse esse apoio que temos do governo do estado, seria impossível uma prefeitura como a nossa, que não tem arrecadação, recuperar o tanto de ramais que já estão em boas condições de tráfego” – admitiu o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, a recuperação dos ramais, este ano, teve início um pouco tarde, já que é o primeiro ano de sua administração e foi preciso investir na recuperação das máquinas que estavam sucateadas na garagem. Além do mais, com os recursos minguados, só foi possível, até agora, reforma dois tratores e uma patrol que trabalham intensamente para darem conta da demanda.

Mesmo assim, a meta, segundo o vice-prefeito Néri Magalhães, que assume também a secretaria de obras e coordena a frete de trabalho, é atender todas as comunidades rurais com a melhoria das estradas. “Já fizemos a recuperação do ramal do Arco Íris, do Igarapé do Meio, abrimos o ramal da Praia da Amizade e agora estamos trabalhando para atender os moradores das comunidades que ficam ao longo do eixo do ramal da Nova Cintra, Luzeiro e Pucalpa. Os companheiros dos outros ramais podem ficar despreocupados que vamos entrar em todos os ramais do municípios. Enquanto houver sol estamos trabalhando” – garantiu.

Nos ramais que já foram recuperados os moradores já sentem melhorias na renda da família com as estradas permitindo o escoamento da produção. No ramal do Igarapé do Meio, onde há cinco anos os moradores não viam trafegar um carro, hoje os produtos estão sendo embarcados nos caminhões que chegam à porta das casas.

Durante a visita do prefeito, o agricultor Antônio Ferreira de Lima, agradeceu pelos trabalhos e mostrou as sacas de farinha preparadas para a chegada do carro. “Aqui eu planto de tudo e tenho tudo em fartura, mas não tinha como levar para a cidade, vendia tudo por um preço baixo para os marreteiros. Agora já estou levando para o mercado e vendendo por um preço bem melhor” – disse o agricultor.

Nenhum comentário: