terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Prefeito Burica realiza festa de Natal em Rodrigues Alves



O Papai Noel foi à grande atração da criançada do município de Rodrigues Alves, nesta sexta-feira (26). Depois de distribuir presentes e bombons às crianças que estavam no Parque Municipal, o bom velhinho, acompanhado do prefeito Burica e da secretária de Assistência Social, Mônica Freitas, percorreu as ruas da cidade distribuindo bombons e presentes às crianças que não puderam comparecer a festa no parque.

Papai Noel doa brinquedos e bombons para criançada

O Papai Noel foi à grande atração da criançada do município de Rodrigues Alves, nesta sexta-feira (26). Depois de distribuir presentes e bombons às crianças que estavam no Parque Municipal, o bom velhinho, acompanhado do prefeito Burica e da secretária de Assistência Social, Mônica Freitas, percorreu as ruas da cidade distribuindo bombons e presentes às crianças que não puderam comparecer a festa no parque.

O prefeito Francisco Ernilson Freitas (Burica) brindou a população com um churrasco no Parque Municipal onde foram sorteados diversos presentes – sacolões, ventiladores, panelas de pressão, passagens aéreas, conjunto de panelas, fogões, colchões e uma geladeira - doados por empresas da cidade.

“Me sinto muito feliz em realizar uma festa tão alegre para nossa população. A presença do povo que compareceu para prestigiar a festa de Natal nos dá muita satisfação e coragem para enfrentar as dificuldades de administrar um município carente de recursos financeiros. A alegria estampada no rosto de todos é o sinal de que estamos no rumo certo e queremos fazer de Rodrigues Alves um bom lugar para se morar, oferecendo à população melhores condições de vida”, disse Burica.

O prefeito comemorou as conquistas do ano de 2009, fazendo um agradecimento a sua equipe de trabalho que não mediu esforços para bem atender a população e ajudá-lo na superação dos graves problemas herdados da administração anterior que comprometeu grande parte dos recursos do município.

“Estamos concluindo nosso primeiro ano de mandato com muita satisfação em ver que nosso trabalho à frente da prefeitura de Rodrigues Alves está beneficiando a nossa população, principalmente aqueles mais carentes e os que moram na zona rural. Recebemos o município praticamente falido, inadimplente com os órgãos federais, situação que criou grandes transtornos, mas com muita dedicação, responsabilidade e o apoio do governador Binho Marques, senador Tião Viana, deputado estadual Taumaturgo Lima, deputado federal Henrique Afonso, estamos concluindo nosso primeiro ano com muitas vitórias e a certeza de que o ano de 2010 será muito melhor”, ressaltou o prefeito.

Burica comemora melhorias e conquistas do primeiro ano de administração. “ Com muito esforço conseguimos colocar médicos e remédios nos postos de saúde, a reforma do Hospital com apoio do Governo do Estado, aumentamos o salário dos funcionários, construímos escolas e implementamos merenda escolar de qualidade, além de apoiar a nossa população da zona rural com atendimento de saúde, melhoria e abertura de ramais para que a energia elétrica do programa Luz Para Todos pudesse chegar a nossos irmãos que moram no interior. Estamos satisfeitos com este primeiro ano”, afirmou.

O segundo ano de administração é esperado com muita euforia pelo prefeito Burica que destaca algumas obras que já estão licitadas e vão ter início nos primeiros meses de 2010, como por exemplo, o canal que vai urbanizar o centro da cidade, a construção do novo hospital todo equipado, além de receber uma patrulha mecanizada nos primeiros meses do ano que vai revolucionar o trabalho na zona urbana e a melhoria dos ramais.

“ Agradecemos o apoio do senador Tião Viana que tem se preocupado com nossa população. Agradecemos também o apoio do governador Binho Marques, do deputado federal Henrique Afonso e do deputado Taumaturgo Lima que estão dando apoio a nossa administração. Então, nos preparamos para 2010 com muito otimismo e queremos realizar um governo que tenha com meta principal trazer melhores dias para as populações da zona urbana e rural”, finalizou.

Aldeia Yawanawá abre suas portas para o mundo



"Uma tentativa de mostrar a cultura Yawanawá para o mundo". É assim que o cacique Biracy Yawanawá definiu o acordo selado entre a aldeia Yawa - uma das maiores agências turísticas da América Latina, que cria um novo roteiro de etnoturismo voltado principalmente para o mercado internacional. O principal atrativo são os costumes e as festividades da povo Yawa.

Victor Mattos

Etnoturismo é visto como alternativa para alcançar a sustentabilidade

"Uma tentativa de mostrar a cultura Yawanawá para o mundo". É assim que o cacique Biracy Yawanawá definiu o acordo selado entre a aldeia Yawa - uma das maiores agências turísticas da América Latina, que cria um novo roteiro de etnoturismo voltado principalmente para o mercado internacional. O principal atrativo são os costumes e as festividades da povo Yawa.

O processo de parceria contou com a intermediação de uma empresa local e leva a assinatura ecológica do biólogo Richard Rasmussem, famoso em todo o Brasil pelo quadro de televisão "Selvagem ao Extremo". A iniciativa veio por parte do cacique Biracy Yawanawá, que conheceu o biólogo Richard no ano de 2004 em uma de suas visitas a tribo, e desde então vem juntos movendo as peças para tornar essa ideia uma realidade.

A partir de março do ano que vem a aldeia Yawa já se prepara para receber vários grupos interessados no etnoturismo, vindo de todos os países. Na agenda da aldeia constam oito compromissos até o final do ano. Para isso a comunidade já prepara a construção de um alojamento com características tradicionais e com capacidade para receber pelo menos 30 visitantes de forma confortável.

O roteiro turístico vai ter a duração de 10 dias e 9 noites, sendo que serão cinco dias em convívio com a tribo Yawa. O roteiro ainda inclui passeio turístico em Rio Branco, visita ao Seringal Cachoeira, em Xapuri. Cada grupo vai ter 20 pessoas e entre as visitas haverá um intervalo de dois meses. A cada visita a aldeia irá receber dois grupos, um seguido do outro. Durante as visitas, a tribo pretende parar alguma de suas atividades para mostrar aos turistas rituais de sua cultura e tradições.

O cacique Biracy também relembrou a já famosa hospitalidade do povo Yawanawá e enfatizou a importância desse acordo no resgate cultural e da autoestima do seu povo. "Antes o jovem tinha vergonha de ser Yawa. Hoje, quando um turista vem nos visitar, nossos jovens enchem o coração de orgulho de ser indígena, querem mostrar nossa cultura, isso faz nosso jovem valorizar cada vez mais as próprias raízes." O empresário João Bosco Nunes agradeceu a figura do Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Cassiano Marques e do senador Tião Viana, que sempre apoiaram a iniciativa.

Termo de compromisso e respeito à cultura Yawá deverá ser assinado pelos turistas

Para garantir que o etnoturismo não venha a trazer prejuízos às tradições culturais do povo Yawa, cada turista que quiser realizar o roteiro deverá assinar um termo de conduta que ainda está sendo elaborado, como um acordo de compromisso e respeito à cultura dos indígenas. O que foi adiantado pelo cacique Biracy é que será expressamente proibido que o turista ingresse na aldeia com bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de droga, envolvimento afetivo com os aldeões, além de tentativas de relações comerciais paralelas, que não seja via comissão organizadora do passeio.

A parte comercial será realizada pela empresa Nascimento Turismo enquanto toda a logística e acompanhamento no Acre será prestada pela Maanaim Turismo Sustentável. O produto vai fazer parte de uma série de roteiros ecológicos assinados por Richard Rasmussen, e vai receber o selo de "Aventura Segura" da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura) o que deve dar mais visibilidade ao pacote. De acordo com o cacique os recursos provenientes do acordo serão usados em favor da comunidade Yawanawá.

Agencia de Noticias do Acre