segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Consumidores da Eletroacre cobram explicações sobre aumento nas contas de energia



As reclamações de centenas de consumidores da Eletroacre têm sido constantes em Cruzeiro do Sul. Os clientes da empresa, principalmente os de baixa renda, afirmam que as faturas de energia aumentaram abusivamente nos últimos meses e cobram explicações sobre o aumento nas contas. A gerência da empresa tenta explicar que a instalação de medidores nas residências leva os consumidores a tabelas de consumo diferenciadas o que gera o aumento da conta.

As reclamações de centenas de consumidores da Eletroacre têm sido constantes em Cruzeiro do Sul. Os clientes da empresa, principalmente os de baixa renda, afirmam que as faturas de energia aumentaram abusivamente nos últimos meses e cobram explicações sobre o aumento nas contas. A gerência da empresa tenta explicar que a instalação de medidores nas residências leva os consumidores a tabelas de consumo diferenciadas o que gera o aumento da conta.

Centenas de consumidores da Eletroacre comparecem diariamente ao escritório da empresa para reclamar do alto preço dos talões que receberem durante os meses de novembro e dezembro. Em alguns casos o valor da conta chega a três vezes mais do que no mês anterior. O problema tem deixado muitos consumidores de baixa renda sem pagar as contas e por isso tiveram o fornecimento de energia interrompido.

O gerente do escritório da Eletroacre na cidade, José Melo, explica que a empresa está instalando medidores de consumo em todas as casas e isso tem causado um aumento nas faturas de energia. “Acredito que a maioria dos consumidores não vai entender. Porque as pessoas utilizavam energia praticamente de graça, sem nenhum critério de economia, e pagavam uma taxa insignificante. Mas, hoje estamos colocando medidor e as pessoas estão pagando pelo que consumem. Esse medidor é real, ele não bebe, não fuma e é nossa testemunha que só marca tudo que é consumido de energia.

Melo afirmou ainda que não houve aumento no preço da energia elétrica, ao contrário, a empresa já repassou a redução de 5% que foi determinada pela Agência Reguladora da empresas de energia – ANEEL. “O que acontece é que a maioria desses consumidores era de baixa renda e passou para o que chamamos de tarifa cheia” – alegou o gerente.

Ainda de acordo com o representante da Eletroacre, todo consumo de energia agora será conferido através de medidores. “A energia elétrica é como qualquer outro tipo de serviço, você tem que saber usar se não vai pagar mais caro. Se você não tiver a instalação com o fio adequado, se a sua geladeira não feche bem, se tiver vazamento tudo isso gasta mais energia. Agora existem casos que a leitura pode ter sido feita errada e nesses casos nós corrigimos” – disse Melo.

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