quinta-feira, 18 de março de 2010

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugura nova estrutura para o CRAS


O Centro de Referência de Assistência Social terá mais espaço para realizar as atividades de atendimento na proteção social básica de famílias em situação de vulnerabilidade em Cruzeiro do Sul.


O Centro de Referência de Assistência Social terá mais espaço para realizar as atividades de atendimento na proteção social básica de famílias em situação de vulnerabilidade em Cruzeiro do Sul.

A solenidade de inauguração do prédio onde está funcionando a nova estrutura do CRAS, foi realizada na manhã de quarta-feira (17). Várias autoridades que representam instituições que atuam na área de proteção social estiveram presentes. O Centro de Referência de Assistência Social trabalha com pessoas de baixa renda, consideradas em condições vulneráveis, 90% delas são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

O prédio onde está funcionando o CRAS, está localizado no Bairro da Cobal onde funcionava o Lar Novo Dia que atendia abandonadas ou em situação de risco. Segundo a coordenadora do CRAS, Ana Luísa Dias da Silva, a nova estrutura vai proporcionar melhores condições para a realização das atividades que envolvem a formação de grupos de convivência, oficinas e cursos profissionalizantes que além de servir de terapia ocupacional, prepara as pessoas para criarem suas próprias fontes de renda.
A maior parte das pessoas atendidas, na grande maioria mulheres grávidas e menores em situação de risco, faz parte do Cadastro Único para Programas Sociais.

Como cerca de 10 mil famílias do município vivem neste perfil, a equipe do CRAS faz uma seleção através dos cadastros e busca nos bairros aquelas pessoas que querem participar dos cursos e que precisam de ajuda psicossocial. O atendimento com educadores e psicólogo também é realizado nos casos de encaminhamento do Ministério Público e do Conselho Tutelar.

O prefeito Vagner Sales reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelo CRAS e explica que de uma só vez, duas coisas boas aconteceram. “Neste prédio ficavam as crianças retiradas das ruas ou que viviam em situação de risco, elas se sentiam presas, agora estão numa casa com amplo espaço para brincarem e participarem de suas atividades. Já este prédio com uma boa estrutura, será muito bom, para essas pessoas que precisam de ajuda e cuidados”. De acordo com Vagner Sales, uma emenda parlamentar foi destinada para a construção de um prédio para abrigar definitivamente o CRAS.


Nenhum comentário: