quinta-feira, 15 de abril de 2010

Prefeito Vagner Sales afirma que IPTU não teve reajuste


Devido várias reclamações feitas em relação o aumento do IPTU em Cruzeiro do Sul, o prefeito Vagner Sales decidiu esclarecer todas as dúvidas sobre o novo recadastramento que está sendo realizado dos terrenos do município. Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, 14, o prefeito afirmou que a taxa do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbano, não teve aumento e explicou o que levou os proprietários a entender que houve reajuste.


Devido várias reclamações feitas em relação o aumento do IPTU em Cruzeiro do Sul, o prefeito Vagner Sales decidiu esclarecer todas as dúvidas sobre o novo recadastramento que está sendo realizado dos terrenos do município. Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, 14, o prefeito afirmou que a taxa do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbano, não teve aumento e explicou o que levou os proprietários a entender que houve reajuste.

Segundo Vagner Sales, quando assumiu a prefeitura de Cruzeiro do Sul, os cadastros da administração antiga foram utilizados para o IPTU 2009. Vendo que os cadastros estavam incompletos e não poderiam ser aproveitados, a prefeitura resolveu fazer um novo recadastramento. Os funcionários da prefeitura e estudantes da IEVAL, que estavam desempregados, foram contratados para realizar os recadastramentos, que foram feitos seguindo a regulamentação de uma legislação de 1993.

“Nós começamos a fazer o recadastramento os estudantes passaram por um treinamento e nenhuma lei nova foi criada para o recadastramento. Então foi feito o recadastramento oficial, o que eu diria o cadastramento que realmente existe. Nós não aumentamos um real em cima do percentual, não corrigimos os percentuais que estão estabelecidos em uma lei criada em 1993”.

Em relação às reclamações o prefeito afirmou que elas existem porque muitas pessoas que antes só pagavam o IPTU de um lote com o recadastramento pagam o que foi construído em cima do lote. “Claro que vai haver muitas reclamações aqui no município de Cruzeiro do Sul. Pessoas, por exemplo, que estavam com um prédio de três andares construído no lote e só pagavam só pelo IPTU relativo ao lote, enquanto a lei afirma que ele deve pagar pelo lote e também pela edificação que está em cima do lote. Essa pessoa naturalmente vai receber o IPTU dele e comparado com o IPTU do ano passado vai ver que aumentou muito, porque na verdade ele não estava pagando os impostos que deveria, ele estava sonegando ao município. Então não houve nenhum aumento no IPTU do município, o que houve foi à correção dos cadastros”.

Qualquer reclamação sobre o IPTU deve-se procurar o setor de cadastros. É só levar a caderneta do IPTU e se caso não estiver correto automaticamente será feito a correção do cadastro. As pessoas que não deixaram medir o seu imóvel tiveram o seu cadastro feito via satélite. Se caso acharem que o valor está alto demais é só procurarem o setor de cadastros e deixarem fazer a medição do imóvel.

Taxa de Lixo também será cobrada a partir de agora
A taxa de lixo que antes não era cobrada no município de Cruzeiro do Sul começou a ser valer na administração do prefeito Vagner Sales. “Todas as pessoas têm que pagar taxa de lixo, toda a cidade brasileira paga taxa de lixo. A legislação é a mesma de 1993 eu não mudei nenhuma regra do Código Tributário. Quem que paga a retirada do lixo? Quem tem que pagar são as pessoas, em qualquer cidade brasileira você paga, você joga todo o lixo na rua e daí se tira com qual dinheiro? Como é que vai se recolher esse lixo? A nossa cidade é uma cidade que se suja muito e gasta muito dinheiro para recolher esse lixo. Então o que está havendo são impostos que estão na lei e eu não estou criando nada que não esteja na lei”.

Kattiúcia Silveira


3 comentários:

UJS DE CRUZEIRO DO SUL disse...

Prefeito quer explicar o inexplicável, nao teve aumento?: peguem qualquer um que recebeu e façam uma comparação de agora com o ano anterior.

Igor disse...

Esse Senhor ai nao ganha mais nem pra presidente de bairro. Aquele que viria a ser a "salvacao" do vale do jurua acaba por tornar-se um prepulsor autoritario. Ainda nao tem vergonha na cara de afirmar que nao teve aumento no IPTU. Acho que nao teve pra ele devido ao fato do mesmo ser insento so pode, pois, a populacao em suma vem a reclamar de tal situacao. Povos Cruzeirenses esse temos o direito de cobrar nssas melhorias o prefeito nao pode nos fazer de gato e sapato nao, devemos cobrar competencia do mesmo pois suas palavras em comircios eram bem convencivas, mas na pratica o que vemos e um nada entre aspas. Ou uma rua mais limpa somente isso, mas o mesmo so faz isso por que extorque da populacao cruzeirense de todas as formas possiveis os mizeros salarios que como dizem da somente pra sobreviver.

Anônimo disse...

O prefeito e sua camisa verde!