quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tecnologia poderá salvar a produção de banana em Cruzeiro do Sul



A Prefeitura do município fará a distribuição de 5 mil mudas de banana melhoradas geneticamente em laboratório da Embrapa. A tecnologia pode significar um avanço no cultivo da fruta em Cruzeiro do Sul, atualmente ameaçado pelas pragas que atacam os bananais.

A Prefeitura do município fará a distribuição de 5 mil mudas de banana melhoradas geneticamente em laboratório da Embrapa. A tecnologia pode significar um avanço no cultivo da fruta em Cruzeiro do Sul, atualmente ameaçado pelas pragas que atacam os bananais.

A Secretaria de Agricultura de Cruzeiro do Sul em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fizeram o levantamento das comunidades onde mais se cultiva banana no município, que é basicamente na BR-364 e nas margens do Rio Juruá. Em contato com os produtores, foram definidas as áreas onde vai acontecer o plantio.

O prefeito Vagner Sales, lembra que no início de seu mandato já começou uma parceria com a Embrapa, ele entende que só através da tecnologia é possível melhorar a produção agrícola no município. Uma de suas primeiras preocupações foi apresentar a necessidade do melhoramento do cultivo da banana, fruta que sempre foi produzida em larga escala no município, mas que nos últimos anos vem sendo ameaçada pelas pragas, principalmente pela sigatoka negra que é uma das mais importantes doenças da bananeira.

Agora a Embrapa apresenta quatro tipos de mudas com melhoramento genético que serão cultivadas: a thap maeo do grupo das maçãs e japira, maravilha e preciosa do grupo das pratas. Existe a garantia de que essas plantas são resistentes as pragas, produtivas e de ótimo sabor. Já existem experiências inclusive em Cruzeiro do Sul como na Comunidade Praia da Amizade, Rio Crôa e Ramal das Pimentas na BR-364 com ótimos resultados.

A Secretaria Municipal de Agricultura fará a entrega das mudas em colônias através de caminhões e nos rios por meio de barcos. “É uma ação importante, com isso a gente fortalece a produção. Hoje temos a felicidade de dizer que temos escoamento da produção nos rios e na área rural, e pela primeira vez estamos preparando as terras para o plantio da melancia. Este ano vamos ultrapassar as 1500 hectares de terra mecanizada. E é assim, o investimento da Embrapa com o trabalho dos nossos técnicos, vamos aumentando a nossa produção que é uma forma de dar melhores dias para as famílias que vivem na área rural”, diz Vagner Sales.

Segundo Delson Campos, técnico da Embrapa, a tecnologia foi vendida para laboratórios comerciais e com recursos de emendas parlamentares dos deputados Henrique Afonso e Fernando Melo, foram compradas as mudas que serão distribuídas em Cruzeiro do Sul.

Assessoria


Nenhum comentário: