quinta-feira, 20 de maio de 2010

Depois do sorteio de vagas IFAC prepara início das aulas


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) realizou no sábado (08) o sorteio de 95 vagas para os cursos técnicos em Agropecuária, Controle Ambiental e licenciatura em Matemática, que funcionarão no período noturno, provisoriamente nas instalações do Ceflora, até a conclusão da sede própria. A lista com os sorteados está postada no site www.ifac.edu.br.


Curso de licenciatura em Matemática aguarda decisão judicial

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) realizou no sábado (08) o sorteio de 95 vagas para os cursos técnicos em Agropecuária, Controle Ambiental e licenciatura em Matemática, que funcionarão no período noturno, provisoriamente nas instalações do Ceflora, até a conclusão da sede própria. A lista com os sorteados está postada no site www.ifac.edu.br.

Uma grande quantidade de candidatos participou do sorteio das vagas que foi realizado no Ceflora, onde funciona a sede provisória do instituto e ansiosamente acompanharam a escolha dos futuros educandos. Mais de 4.500 candiidatos concorrer am às vagas.

O IFAC está implantando sua sede própria no Juruá, que funcionará nas proximidades da Apadeq, na estrada velha do Aeroporto, numa área de 57 hectares, com mais de 12 mil metros quadrados construídos, para atender os alunos na área de agropecuária, alimentos, agro ecológica e licenciaturas de Matemática, Física, Química. Futuramente será implantado um curso na área de Informática e outros que a região necessitar, oferecendo um ensino público gratuito e de qualidade.

“Para nós é a conclusão de um grande sonho, depois de 100 anos da existência do ensino federal tecnológico, estar dando o primeiro grande passo para o início da implantação do IFAC no Vale do Juruá”, destacou o diretor geral, Neri Júnior,

Segundo o diretor geral do IFAC foi realizada uma pesquisa de mercado e uma audiência pública na região, no ano de 2009, para escolher os cursos que estão sendo implantados.

“Nossa expectativa é a implantação no início de 2011 dos cursos de Tecnologia em Agropecuária, de nível superior e licenciatura em Física, além de cursos na área de alimentação. Outro curso a ser implantado é o de Turismo Agro Ecológico, porque a região tem um potencial muito grande na área e precisamos trazer turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo para conhecer as belezas do lugar”, enfatizou.

Início das aulas

O diretor do IFAC informa que as matrículas dos cursos técnicos em Agropecuária e Controle Ambiental já estão quase todas concretizadas e restam poucas vagas que serão ocupadas por candidatos que ficaram no cadastro reserva. O início das aulas está previsto para o dia 14 de junho, com a conclusão da contratação dos professores que está sendo realizada.

“Apesar da decisão judicial que suspendeu a matrícula do curso superior de licenciatura em Matemática. Continuamos nosso trabalho com a matrícula dos cursos técnicos e aguardamos a decisão de mérito da ação movida pelo Ministério Público Federal. Como instituição entendemos que não ferimos a Constituição Federal e muito menos a LDB. O procurador federal está fazendo a devida defesa e ficamos no aguardo. É preciso enfatizar que não está sendo contestada a lisura do processo, apenas a forma como foi realizada, mas entendemos que o sorteio é uma forma muito justa e democrática porque deu igualdade de condições a todos os inscritos. Pedimos aos candidatos a alunos do curso de Matemática que aguardem o resultado para que possamos dar continuidade as matrículas”, disse.

Sorteio das Vagas

O diretor geral do IFAC afirmou que a modalidade da escolha por sorteio é uma inovação que garantiu a participação dos alunos que estão há muito tempo fora da escola e não teriam nenhuma chance ao concorrer com os que estão concluindo ou concluiram seus cursos recentemente. .

“Entendemos ser uma forma muito justa e democrática dos alunos adentrarem a nossa instituição. É a primeira experiência neste sentido e comprovamos que foi um processo muito transparente, acompanhado por todos. Com esse compromisso assumimos a responsabilidade a frente desta instituição que vai orgulhar o Vale do Juruá. Não chegamos para competir com ninguém e queremos fazer parceiras com outras instituições para o desenvolvimento da nossa bela região e agradecemos o apoio que temos tido neste momento que chegamos à região”, finalizou.

A jovem Jarina Braga concorreu a uma das vagas do curso de Agropecuária e participou atentamente do sorteio realizado no campus do Ceflora.

“Acho legal esta forma de escolher os candidatos, mas para mim seria melhor se fosse como uma prova do vestibular. Muita gente não tem condições de fazer um curso superior numa faculdade particular e esses cursos do IFAC vão oferecer a muitas jovens essa oportunidade. Estou concorrendo uma das vagas do curso de agropecuária porque dos 3 que estão sendo oferecidos é o que mais me identifiquei”, disse Jarina.

www.vozdonorte.com.br - Elson Costa

Nenhum comentário: