quarta-feira, 12 de maio de 2010

Prefeitos se reúnem para formação do Consórcio dos Municípios do Juruá



Os prefeitos Vagner Sales, de Cruzeiro do Sul, Burica, de Rodrigues Alves, e Randson Almeida de Thaumaturgo, e representantes da prefeitura de Porto Walter e Mâncio Lima, estiveram reunidos durante a manhã e à tarde desta terça-feira, 11, em Rodrigues Alves, para a formação do Consórcio Intermunicipal do Juruá.

Mazinho Rogerio
Foto Aureo Neto


Os prefeitos Vagner Sales, de Cruzeiro do Sul, Burica, de Rodrigues Alves, e Randson Almeida de Thaumaturgo, e representantes da prefeitura de Porto Walter e Mâncio Lima, estiveram reunidos durante a manhã e à tarde desta terça-feira, 11, em Rodrigues Alves, para a formação do Consórcio Intermunicipal do Juruá. O consórcio é uma entidade criada com o objetivo de unir municípios com baixos índices populacionais para receberem projetos do Governo Federal e de outras instituições destinados para cidades com número elevado de habitantes.

O Consórcio Intermunicipal do Juruá vai reunir os cinco municípios acreanos da região em uma entidade legalizada que terá estatuto e receberá os recursos para aplicação nos municípios. Na reunião foi definido um conselho deliberativo que será responsável gestão do consórcio intermunicipal do Juruá.

O prefeito Burica, de Rodrigues Alves, garante que, com a criação da entidade, os gestores terão mais apoio para administrar os municípios. “Prefeituras pequenas como a nossa muitas vezes têm dificuldades par pleitear investimentos para executar alguns projetos. Através do Consórcio unificamos forças para buscar os recursos necessários para desenvolver ações de interesses das comunidades” – afirmou.

O prefeito Handson Almeida afirmou que através da criação do consórcio, Thaumaturgo poderá receber mais apoio para a produção rural que é à base da economia do município. “Thaumaturgo têm 70% da população na zona rural. Então esperamos com esse união de forças possamos melhorar os investimentos nesse setor” – disse.

O prefeito Vagner Sales explicou a importância do Consorcio Intermunicipal para os municípios pequenos. Segundo ele, setores como Habitação, por exemplo, que tem programas do Governo Federal destinados para municípios maiores, podem ser potencializados com a criação do consórcio. “Hoje apenas municípios que têm população acima de 100 mil habitantes são contemplados com esse programa. Com a criação do consórcio vamos somar mais de 200 mil habitantes e poderemos participar desses programas do Governo Federal” – afirmou Vagner Sales.

Nenhum comentário: