terça-feira, 18 de maio de 2010

Prefeitura de Cruzeiro do Sul treina professores da zona rural em informática



O treinamento será feito por etapas. Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação se desloca até as comunidades rurais, capacitando os professores para que eles possam utilizar o laboratório de informática da escola, como ferramenta didática.


O treinamento será feito por etapas. Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação se desloca até as comunidades rurais, capacitando os professores para que eles possam utilizar o laboratório de informática da escola, como ferramenta didática.

Segundo o secretário de educação de Cruzeiro do Sul, Ivo Galvão, durante o ano de 2009, o trabalho esteve voltado para implantação dos laboratórios de informática nas escolas rurais e melhorias na infra-estrutura, para que estes laboratórios entrassem em funcionamento. Para isso, a Prefeitura efetuou a compra de motores e geradores de energia, de baterias para placas solares, além de outras providencias.

Neste final de semana, três escolas localizadas em áreas ribeirinhas, receberão a equipe para capacitar os professores. A partir do curso, os professores estarão aptos a ensinar os alunos como utilizar o computador, usando os programas disponibilizados pelo Ministério da Educação, que dispõe de todos os conteúdos do 1º ao 9º ano.

Segundo o secretário, Ivo Galvão, o primeiro passo é ensinar o professor a manusear a máquina e depois trabalhar os programas em português, matemática, história e geografia. “É importante dizer que são escolas distantes da cidade. Nós e o prefeito Vagner Sales, queremos esses alunos manuseando essas ferramentas, se um dia eles vierem para a cidade ou para outra escola, não terão dificuldades. Nós queremos trabalhar a educação rural igual à educação urbana”, enfatiza Ivo Galvão.

A prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com o MEC, já implantou laboratórios de informática em 15 escolas da zona rural do município. Cada laboratório recebe cinco computadores, mas através de documentos, a Secretaria Municipal de Educação tenta convencer o Ministério, de que as escolas com uma demanda maior de alunos precisam de mais computadores, a resposta está sendo aguardada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto o munícipio trabalha com a reprodução do conhecimento através de jogos que são meras repetições de comandos, professores da rede estadual estão sendo capacitados para trabalharem com a produção do conhecimento do aluno através do uso de softwares que viabilizam os pilares da educação: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e o aprender a viver, onde os professores podem mediar a aprendizagem dos alunos através de projetos, de criação de portifólios, de blogs, criação de hipertexto, hipermídia.....