quarta-feira, 30 de junho de 2010

Blog feito por Grupo de Articulação aborda temas sobre questões sociais em Cruzeiro do Sul



Há alguns meses está no meio virtual um blog formado pelo Grupo de Articulação Universitária e Popular da Floresta – GAUPF. O blog SOSCRUZEIRO aborda temas como meio ambiente, as questões sociais e a cada dia vem aumentando o número de acessos e colaboradores.


Há alguns meses está no meio virtual um blog formado pelo Grupo de Articulação Universitária e Popular da Floresta – GAUPF. O blog SOSCRUZEIRO aborda temas como meio ambiente, as questões sociais e a cada dia vem aumentando o número de acessos e colaboradores.

O GAUPF é um movimento social formado por universitários, professores, funcionários públicos e a população que estão preocupados com a situação política, econômica e ambiental da cidade de Cruzeiro do Sul. O grupo surgiu na UFAC- Campus Floresta, quando os acadêmicos decidiram reivindicar pela falta de professores.

A partir de então os alunos e os professores sentiram a necessidade de iniciar um movimento contínuo. De acordo com o coordenador do GAUPF, Marcelo Siqueira, as pessoas foram percebendo que só os universitários não tinham poder de ação muito amplo. “Mas um universitário, um professor, mais a dona de casa, um aposentado e um servidor público têm uma força enorme e nós podemos construir um novo processo social em Cruzeiro do Sul” - afirma Marcelo.

O GAUPF realizou o protesto “Diga não ao IPTU abusivo”, foi então que o grupo mostrou realmente a cara de forma organizada e defendendo os interesses da população. “Nós fizemos o executivo recuar, foram isentas nove mil famílias do pagamento do IPTU. Esse foi o nosso grande passo. Em seguida nós criamos o blog, que é um espaço para dar continuidade para divulgar o trabalho do GAUPF e a nossa ultima ação foi no Igarapé Preto, onde realizamos uma limpeza e levantamos a questão do meio ambiente com responsabilidade” – relata o coordenador do GAUPF.

Ainda de acordo com o coordenador, o objetivo central do blog é lutar pelas questões sociais em Cruzeiro do Sul. “O objetivo central do GAUPF é não deixar que o cidadão cruzeirense tenha um fim descrito, por exemplo, na literatura como João Cabral de Melo Neto em sua obra Morte e Vida Severina, onde a única parte que cabe ao cidadão pobre é o tamanho do terreno de sua cova o nosso latifúndio, a nossa cidade pertence a todos nós e não a minoria. Então nós queremos justiça social, queremos defender o interesse da comunidade de maneira inteligente não apenas criticando, mas propondo a solução para os problemas. A nossa idéia é capacitar o cidadão para que ele seja ativo na sociedade, em todos os seguimentos” – explica.

O blog SOSCRUZEIRO retrata de forma engraçada e séria, ao mesmo tempo, a realidade da cidade. Um dos tópicos mais visto e que chama mais atenção dos leitores que acompanham o blog é o Springfield Cruzeirenses, uma sátira inspirada no desenho dos Simpsons. “A Springfield é uma cidade que existe de fato nos Estados Unidos, quando ela foi transferida para os Simpsons ela foi com o intuito de satirizar os problemas que realmente existem nos Estados Unidos.

Trazer esse evento Springfield Cruzeirenses, satiriza de maneira inteligente Cruzeiro do Sul com os Simpsons, mostrando todos os defeitos da cidade de maneira cômica, apenas em um mundo fictício é uma forma de retratar a sociedade que apesar do humor, isso retrata muito dos políticos brasileiros, sobretudo os do nordeste e norte do nosso país, como é o caso de Cruzeiro do Sul. A sátira é montada em cima da realidade, e vale lembrar que qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência” - comenta o coordenador.

Devido às ações realizadas pelo o GAUPF, pessoas já criticaram o Grupo de Articulação que chegaram a ser quase expulsos por causa das manifestações. “Quando nós iniciamos o projeto Diga não ao IPTU Abusivo e conseguimos beneficiar nove mil famílias, nós recebemos um muito obrigado de um vereador, que não convém citar seu nome, o título de vagabundos, baderneiros e desocupados e essa pessoa chamou a polícia para retirar os ativistas sociais, como preferimos nos chamar, da Câmara de Vereadores.

Isso aconteceu porque no processo da democracia quando você está sozinho dizendo como as coisas devem ser e você não tem oposição, isso deixa de ser democracia e passa a ser ditadura. Ai fica fácil governar eu não me permito as criticas, posso criticar e o mundo é um mar de rosas, mas eu não pergunto para a população se as coisas vão bem.

A partir do momento que surge um contraponto para as pessoas, o debate se transforma em briga e para nós do GAUPF as idéias brigam, as pessoas não. Para nós, debater é uma forma de solucionar os problemas, para outras pessoas, debater é um problema. Essa critica foi um fato isolado, mas outras criticas virão porque quando você não tem argumentos para discutir os problemas sociais, você parte para o ataque pessoal e nós não vamos entrar para ataque pessoal e ainda temos muito para fazer pela nossa cidade – afirma Marcelo Siqueira.

Para participar do GAUPF é só acessar o blog www.soscruzeiro.blogspot.com e ao lado da página tem um e-mail para entrar em contato com os responsáveis. “As pessoas que querem participar do GAUPF não precisam se preocupar com partido político porque o GAUPF não impede da pessoa exercer o direito a democracia. Nós aprendemos viver com as nossas diferenças. Também não focamos só em criticar a prefeitura, nós estamos com o foco em qualquer ação governamental que não tenha um resultado expressivo. Estamos fazendo papel meio que de fiscais da sociedade e temos a capacidade de entender o modo de vida da nossa gente, sem fazer discurso demagógico que nascemos nas barrancas do Rio Juruá. Todos nós nascemos nas barrancas do Rio Juruá, do mais simples ao mais estudado, e todos somos cruzeirenses e sabemos as dificuldades e também como defender a nossa gente” – conclui.

Kattiúcia Silveira


6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Voz do Norte por difundir informações interessantes, através desta matéria conheci o blog do GAUPF. Gostei muito.

Anônimo disse...

Cruzeiro do Sul está passando da hora de ter uma cara limpa. As pessoas só recorrem aos VELHOS coronéis, tendo gente inteligente e bonita como este jovem professor, dentre tantos outros. Adorei a comparação de CZS com morte e vida severina, pois este tem sido nosso fim. Em tempos modernos tem prefeito que paga velório na varanda da sua casa, que da "chapa", botija de gás, etc... Chega! Vamos Renovar... acorde amigo professor, perca o medo e meta a cara... é assim que tudo começa!

Jose Junior disse...

OTIMA MATÉRIA, FELIZMENTE SURGIU ALGO NOVO EM CRUZEIRO, GENTE NOVA COMBATENDO O VELHO REGIME POLÍTICO EM. PARABENS AO GAUPF VALEW GALERA.

Antonio Franciney disse...

Valeu, gente!
Concordo com cada palavra escrita sobre a surpreendente ousadia desses camaradas do Grupo. Gostaria de acrescentar apenas mais uma frase, em caixa alta: AINDA OUVIREMOS FALAR MUITO EM MARCELO SIQUEIRA E DEMAIS MEMBROS. O que presenciamos é apenas o nascimento de novas lideranças o que por aqui representa a possibilidade de sepultamento político de uma velharada que insiste em não largar o osso, a politiquice, a troca de favores e o coronelismo.
Que eles nunca se curvem aos poderosos, nunca se vendam, nunca traiam a si mesmos.

Anônimo disse...

Venho por meio desse comentário parabenizar o GAUPF pelas iniciativas feitas e pelas conquistas perante a sociedade alcançadas, como o respeito daqueles que admiram o diálogo e as críticas daqueles sem argumentação (como foi o caso do vereador). Cruzeiro do Sul precisava de um grupo desses a muito tempo, com foco em idéias sociais e comunitárias, como vi na iniciativa de limpeza do Igarapé Preto, um local público abandonado pelas autoridades.

joanadarcativistadh disse...

Eu,Joana D'Arc Valente Santana,Sou
Mulher Cidadã Cruzeirense,Daquelas
'Que Não Desiste Nunca!'...Fico,
Estarrecida ao Ler o Quotidiano de
Cruzeirenses de Bem,Como Relatam,Os
Textos de Springfield...SoS Czs...
Distoam Os 'Discursos' Ditos Por Cá
e,Diverge Completamente Relatos de
Articulistas Novos Formadores de
Opinião,Que Traduz,Nada Mais, Nada
Menos Que a 'Trash' Realidade!!!

Vejam Meus Irmãos cruzeirenses,Que
a "Realidade" Move,Comove e Remove
Desde que,Convicta,Justa,Verdadeira
'A Verdadeira Verdade Real'!!!

Estou ao Dispor! Cumprimento-Os!

Joana D'Arc Valente Santana,Mulher
Cruzeirense,Advogada Ativista...
Presidente da U.SOS.-Organização
Universalista em Direitos Humanos-
Acre - Amazônia - brasil