terça-feira, 29 de junho de 2010

Escolha da musa e procissão no Juruá encerram festividades do Dia dos pescadores em Cruzeiro do Sul


As atividades em comemoração a Semana dos Pescadores tiveram início no último domingo (27) e se encerram nesta terça-feira (29) em Cruzeiro do Sul. Durante os três dias de festa milhares de pescadores estiveram envolvidos em vários eventos culturais e esportivos promovidos pela Colônia de Pesca da cidade em parceria com a Superintendência do Ministério da Pesca do Acre


As atividades em comemoração a Semana dos Pescadores tiveram início no último domingo (27) e se encerram nesta terça-feira (29) em Cruzeiro do Sul. Durante os três dias de festa milhares de pescadores estiveram envolvidos em vários eventos culturais e esportivos promovidos pela Colônia de Pesca da cidade em parceria com a Superintendência do Ministério da Pesca do Acre. Na tarde desta terça-feira, um concurso realizado na praia da cidade elegeu a Musa dos Pescadores. As atividades se encerraram com a procissão em honra a São Pedro.

A praia em frente à cidade de Cruzeiro do Sul ficou lotada nos últimos dias de profissionais em pesca e seus familiares que compareceram para participar das festividades em comemoração ao Dia do Pescador, 29 de junho, data em que se reverencia São Pedro, o padroeiro dos pescadores. Nos dois primeiros dias do evento foram promovidos torneios de futebol de areia, de vôlei, competições em canoagem, a “porrinha” (jogo praticado nas viagens de pesca), e outros que reuniram os profissionais do setor pesqueiro de várias comunidades.

No encerramento, nesta terça-feira, a programação transcorreu pela parte da tarde iniciando com a escolha da Musa dos Pescadores. Cinco candidatas participaram do concurso e chamaram a atenção da multidão que assistia, pela expressão da beleza da mulher ribeirinha representada pelas concorrentes.

O toldo de um batelão serviu de palco para o desfile que começou às 15 horas e se encerrou às 17 horas. Todas as candidatas arrancaram aplausos do público presente, mas, na soma de pontos das notas dadas pelos cinco jurados que avaliaram as garotas, a estudante do terceiro período de Pedagogia da UFAC, Eliciane Cauache de Oliveira, 18, venceu o concurso e recebeu o titulo de Musa dos Pescadores 2010.

Logo em seguida, dezenas de barcos, todos ornamentados com fitas e balões, e outros adereços, a maioria nas cores verde, amarela, azul e branca, em homenagem a Seleção Brasileira, alguns com gravuras que lembravam o Santo Padroeiro, saíram em procissão pelo rio Juruá. A fileira de barcos tomou conta de mais de três quilômetros do rio. Os devotos de São Pedro entoavam hinos de louvores e agradeciam pela vida e pediam proteção para continuar desempenhando a profissão.

“Todos nós trabalhamos muito, passamos muito tempo fora de casa em busca do pão de cada dia para a nossa família e com certeza temos a proteção de São Pedro. Por isso, precisamos sempre está renovando a nossa fé e pedindo a São Pedro mais forças para continuar nosso trabalho com sucesso” – disse o pescador Adaías Souza, mais conhecido como “Dá”, que lotou o barco com a família e os amigos para acompanhar a procissão.

O superintende do Ministério da Pesca no Acre, Samir Pinheiro e o presidente da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul, Elenildo Nascimento, acompanharam toda programação. “Os pescadores têm muito para comemorar. Por isso, estamos realizando esse evento. Graças ao presidente Lula, comemoramos a regularização da profissão dos pescadores, a criação do Ministério da Pesca, e outros benefícios que asseguram os direitos dos pescadores” – ressaltou o representante do Ministério da Pesca.

No encerramento da programação a Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul foi contemplada com um caminhão através de um convênio com o Governo Federal.

Nenhum comentário: