quarta-feira, 16 de junho de 2010

Frente Popular reúne milhares de militantes em convenção no Juruá



Após o grande encontro realizado em Rio Branco na última quinta-feira, 10, os partidos que compõem a Frente Popular do Acre estiveram reunidos em Cruzeiro do Sul na sexta-feira, 11, para homologar, no Juruá, os nomes dos candidatos majoritários para as eleições deste ano. Formalmente o evento tratava-se da convenção do Partido Progressista – PP – que tem o vice César Messias, na chapa liderada por Tião Viana, mas todas as lideranças e milhares de militantes de todos os partidos que compõem a coligação, prestigiaram a solenidade realizada no Ginásio de Esporte Jader Saraiva Machado.


Após o grande encontro realizado em Rio Branco na última quinta-feira, 10, os partidos que compõem a Frente Popular do Acre estiveram reunidos em Cruzeiro do Sul na sexta-feira, 11, para homologar, no Juruá, os nomes dos candidatos majoritários para as eleições deste ano. Formalmente o evento tratava-se da convenção do Partido Progressista – PP – que tem o vice César Messias, na chapa liderada por Tião Viana, mas todas as lideranças e milhares de militantes de todos os partidos que compõem a coligação, prestigiaram a solenidade realizada no Ginásio de Esporte Jader Saraiva Machado.

A Convenção do Partido Progressista levou ao maior centro esportivo de Cruzeiro do Sul, mais de três mil pessoas que compareceram para ouvir os primeiros discursos dos candidatos da Frente Popular, para as eleições deste ano. O PP decidiu formar uma grande chapa para disputar a eleição para o cargo de deputado estadual e tem pelo menos cinco nomes, considerados de potencial, da região do Juruá. Esses não tiveram espaço para nenhum pronunciamento, apenas foram oficializados candidatos pelo partido e ouviram palavras de incentivo do deputado federal Gladson Cameli que contou um pouco de sua vida política para motivar os novos candidatos.

Além de Gladson, os deputados Fernando Melo, PT, Perpétua Almeida, PC do B, e Henrique Afonso, PV, se pronunciaram. Henrique, apesar de está em um palanque que defende a candidatura da Ministra Dilma Rouself, à Presidência da República, fez referências à senadora Marina Silva, mas ressaltou que vai apoiar o projeto da Frente Popular para o Governo do Estado. Entretanto, os outros deputados federais do Juruá defendem com veemência que é preciso dá continuidade ao projeto de governo implementado pelo presidente Lula e para isso, defendem a candidatura da ministra Dilma.
Um grupo de 14 partidos formará a Frente Popular este ano. Todos estarão voltados para as candidaturas de Jorge Viana e Edvaldo Magalhães ao Senado Federal e do senador Tião Viana ao Governo do Estado tendo César Messias disputando a reeleição como vice-governador. Esse sentimento foi expresso pela multidão que lotou o Ginásio Jader Machado que com charangas e muitos aplausos ovacionaram os lideres que colocaram seus nomes a disposição dos partidos.

Os militantes da coligação militantes da coligação também demonstraram entusiasmo com a definição dos candidatos da que vão disputar vagas da Assembléia Legislativa do Estado. Na convenção foram apresentados todos os candidatos a deputado estadual que vão disputar a eleição pelo PP, entre eles o empresário Nicolau Júnior que representa a Juventude Progressista do Juruá e arrancou aplausos da massa jovem presente no local do evento. Também foram apresentados candidatos a deputado estadual de outros partidos, como o ex-vereador Zequinha Lima, que será o único candidato ao cargo representando o PC do B em nos municípios do alto Juruá.

Na convenção o que se pode ouvir foram discursos otimistas de um grupo político que governo o estado há quase 12 anos e acredita que pelo trabalho prestado a sociedade acreana, pode se manter no poder por mais um bom tempo. Para isso vai tentar convencer o eleitor falando de ações realizadas e dos projetos para a próxima gestão.

“É outro grande desafio na minha vida. Deus me deu a chance de ser prefeito de Rio Branco e depois me deu a oportunidade, graças à generosidade do povo acreano, de ser governador por dois mandatos. Acho que foi ali que, junto com o Binho, o Edvaldo, o Tião e outros companheiros, a gente começou a promover essa mudança profunda na história política do Acre e essa mudança nos deu oportunidade de mudar a vida do nosso povo. Mas ainda tem muita coisa para ser feita.

Ainda tem gente passando dificuldade e um dos instrumentos que a gente pode usar para promover melhora na vida das pessoas é fazendo as coisa honestamente. Aqui no Juruá a gente precisa promover mudanças na política para que possamos fazer mais e melhor para nosso posso.

Então, nós estamos lançando os nomes do Edvaldo e o meu para o Senado porque esse ano o eleitor pode dá dois votos e para o Governo estamos colocando os nomes do Tião e do César para que possamos fazer muito mais agora que é hora da gente industrializar o Juruá. Agora que a estrada está sendo concluída, é hora de alavancar o setor produtivo dessa região e fazer uma grande união de todo Acre. E, nós estamos querendo levar adiante o trabalho do presidente Lula, que fez tanto pelo Acre como nenhum outro, com a ministra Dilma” – declarou o ex-governador Jorge Viana.

Edvaldo Magalhães ressaltou que a chapa majoritária da Frente Popular, nessa eleição, marca um momento histórico para o Juruá e lembrou o Movimento Autonomista surgido na região com o intuito de separar o Juruá do restante do Acre.

“É um dos momentos mais importantes da relação da Frente Popular com o Juruá. Essa convenção consagra um verdadeiro pacto de união.
Nós estamos completando cem anos do Movimento Autonomista que partiu do Juruá por conta do abandono que as autoridades centrais davam para a nossa região. A nossa região tem avançado e construído um laço de integração muito forte e a partir do ano que vem a gente sela de uma vez por todas essa integração através da BR 364. Por isso a nossa Frente Popular está homenageando o Juruá com duas vagas na chapa majoritária. Um candidato ao Governo é o Tião e o vice é o César Messias, um candidato ao Senado é o Jorge Viana e o outro sou eu. Portanto, nós dividimos literalmente os espaços de poder com essa região que merece” – ressaltou Magalhães.

“É com muita gratidão aos partidos da Frente Popular que concorro novamente ao cargo de vice-governador. Sei que posso contribuir muito mais, com mais experiência, com o senador Tião Viana que será nosso governador e juntos tenho certeza que vamos puder fazer muito mais pelo Juruá e pelo nosso estado” – disse César Messias.

Na convenção foi anunciado o nome do governador Binho Marques para coordenar a campanha da chapa majoritária da Frente Popular. Binho que abriu mão de disputar qualquer cargo nessa eleição, disse que o estado será entregue ao próximo governante em condições de entra numa nova fase de desenvolvimento. “Estamos há 20 anos trabalhado unidos e essa união é que está fazendo com que nós tenhamos uma chapa dos sonhos. O meu sentimento é de muita felicidade porque vou puder viver o que o Jorge Viana viveu. Com a ajuda do povo, assim como o Jorge, vou puder passar o bastão para o senador Tião Viana para que junto com o César Messias, com o Jorge e com o Edvaldo, possa dá continuidade nesse trabalho” – disse Marques.

Nenhum comentário: