quarta-feira, 2 de junho de 2010

Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebe mudas de bananeiras da Embrapa


Das 10 mil mudas de bananeiras com melhoramento genético enviadas pela Embrapa para a Região do Vale do Juruá, 5 mil serão distribuídas para os produtores rurais de Cruzeiro Sul.



Das 10 mil mudas de bananeiras com melhoramento genético enviadas pela Embrapa para a Região do Vale do Juruá, 5 mil serão distribuídas para os produtores rurais de Cruzeiro Sul.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária) realizou oficialmente a entrega das mudas de bananas desenvolvidas em laboratório, para as prefeituras da Região do Vale do Juruá. A fruta com melhoramento genético promete resistência a sigatokanegra, praga que está matando os bananais e já reduziu significativamente a produção da banana em Cruzeiro do Sul.

Para toda região do Vale do Juruá a Embrapa disponibilizou 10 mil mudas, através de recursos de emendas parlamentares dos deputados federais, Henrique Afonso e Fernando Melo. A Secretaria Municipal de Agricultura já iniciou a distribuição das mudas para os produtores da BR-364 e alguns do Rio Juruá que já procederam ao plantio. Cerca de 1200 mudas foram distribuídas mais cedo para desocupar o viveiro. As mudas de banana do tipo prata e maçã foram desenvolvidas no laboratório da Embrapa, e são resistentes a sigatokanegra segundo experimentos realizados por alguns produtores.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Cruzeiro do Sul está disponibilizando técnicos para orientar os produtores, a respeito do plantio das mudas de banana e a preparação das áreas. Segundo o secretário de Agricultura, Erni Dombrowiski, as entregas terão continuidade nas comunidades ribeirinhas do Rio Juruá que produzem a maior parte da banana que abastece o mercado de Cruzeiro do Sul.

Segundo, Judson Valentin, chefe da Embrapa ainda não existem bananas compridas resistentes a praga e anunciou a entrega de dez kits em Cruzeiro do Sul, com equipamentos e fungicidas para utilizar em unidades demonstrativas de controle da sigatokanegra. “Então essa é uma parceria que mostra que quando se trabalha junto, Governo Federal, Estado e Prefeitura a gente pode tornar o trabalho muito eficiente para ajudar os produtores”, explica Judson Valentin.

O prefeito Vagner Sales diz que uma de suas prioridades é a valorização do homem do campo e o incentivo a produção, por isso, não abre mão das parcerias principalmente com um órgão de pesquisas como a Embrapa.

Nenhum comentário: