quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tião Viana luta para reabilitar dependentes químicos em Cruzeiro do Sul


Tião Viana conseguiu que o Ministério do Desenvolvimento Social empenhasse os R$ 200 mil que apresentou em emenda ao Orçamento da União para a prefeitura de Cruzeiro do Sul construir ainda este ano um centro especializado na reabilitação de dependentes químicos da capital do Juruá.


O senador Tião Viana conseguiu que o Ministério do Desenvolvimento Social empenhasse os R$ 200 mil que apresentou em emenda ao Orçamento da União para a prefeitura de Cruzeiro do Sul construir ainda este ano um centro especializado na reabilitação de dependentes químicos da capital do Juruá.

Como se sabe, o consumo de drogas em Cruzeiro do Sul tem provocado um quadro social grave, com sérias conseqüências nas áreas de saúde e segurança pública pelos males e pela violência que o tráfico de drogas, principalmente a cocaína, costuma ocasionar.

Foi pensando em mudar esse quadro social que o senador Tião Viana decidiu contribuir para o município dispor de um centro de reabilitação de dependentes químicos. Ao justificar a sua emenda, Viana assinala que o tráfico de drogas acarreta em Cruzeiro do Sul um alto custo social, além de sofrimentos físicos e morais aos usuários, famílias e comunidade como um todo.

A esse quadro se soma a disseminação da doenças como a AIDS, cujo vírus HIV infecta parcelas crescentes da população vivendo em situações de riscos, principalmente em usuários de drogas injetáveis e seus parceiros sexuais, representando um foco de propagação que atinge toda a sociedade.

Tião Viana destaca que o centro de recuperação de dependentes químicos terá por objetivo prevenir, tratar e reinserir na sociedade os dependentes químicos. Nesse sentido, o centro dará tratamento a adolescentes, jovens e adultos masculinos e femininos, dependentes de substâncias psicoativas. O tratamento incluirá cursos profissionalizantes, atividades terapêuticas, esportivas, culturais e de lazer, levando em conta uma proposta alternativa de visão de homem e mundo com base na espiritualidade e fé cristã.

Assessoria de Imprensa do senador Tião Viana.

Nenhum comentário: