segunda-feira, 12 de julho de 2010

Expoacre 2010


Com um desafio de inovar e se superar cada vez mais, o Governo do Estado do Acre já está a todo o vapor nos preparativos da maior feira de eventos e negócios do estado: a Expoacre 2010, que começa dia 24 de julho e vai até 1 de agosto, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A exemplo dos anos anteriores, a feira terá seus portões abertos para a população durante todas as noites de evento, e apenas os shows apresentados na Arena de Rodeio serão pagos.


Escrito por Samuel Bryan

Maior evento do Estado entra na reta final de seus preparativos com oportunidade de negócios e diversão

Com um desafio de inovar e se superar cada vez mais, o Governo do Estado do Acre já está a todo o vapor nos preparativos da maior feira de eventos e negócios do estado: a Expoacre 2010, que começa dia 24 de julho e vai até 1 de agosto, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. A exemplo dos anos anteriores, a feira terá seus portões abertos para a população durante todas as noites de evento, e apenas os shows apresentados na Arena de Rodeio serão pagos.

"A Expoacre é um dos maiores eventos do estado, mais democrático e o que mais gera negócios", explica Nena Mubárac, uma das organizadoras do evento. Com uma super estrutura, serão 9 noites de evento destinados aos negócios, troca de experiências, oportunidade de conhecer aquilo de melhor que o Acre tem a oferecer, além de muita diversão e shows. Esse ano a feira vem para consolidar a ideia de que não é apenas um evento com destaque agropecuário, mas que cresceu, tomou novas e amplas proporções, englobando todos os setores da economia do nosso estado, inclusive a com base florestal.

Negócios e estrutura

Nos últimos 3 anos a Expoacre conseguiu reunir dentro de seu espaço quase todos os setores produtivos do estado do Acre. Em 2009, a feira movimentou cerca de R$ 57 milhões em negócios. Para 2010 a meta é manter esse número. Também no ano passado, o foco foi dedicado ao setor industrial, que mostrou sua força e seu crescimento. Para isso, um "supermercado" foi criado dentro do espaço e em suas prateleiras foram colocados 70% da produção industrial local. Esse ano, o Supermercado será ampliado ainda mais se tornando uma verdadeira vitrine da nossa economia.

Dentre os setores produtivos do estado, a indústria é um dos mais presentes. Mais de 70 indústrias já estão confirmadas e o espaço do Sebrae trará cerca de 20 micro e pequenos empresários para que eles também possam realizar novos negócios. O artesanato, outra presença marcante na Expoacre, volta a mostrar a sua força ocupando um grande espaço na feira com produtores de quase todos os municípios do Acre.

A preparação do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco para a Expoacre não passará apenas por uma adequação do que já existe. Um galpão de 2.000m² está sendo construído de forma definitiva. É um presente do Governo do Estado do Acre para o parque, já sabendo que com o crescimento da Expoacre a cada ano será necessário um espaço mais amplo, que atenda a demanda dos eventos e negócios realizados.

Educação, cultura e turismo

Como parte do projeto de inclusão digital do Governo do Estado, neste ano a Expoacre recebe o Floresta Digital. Com uma grande estrutura demonstrativa, o espaço vai receber em 1.800m² de área, reproduções de ambientes onde o programa é mais utilizado, como escolas e residências domésticas. Além disso, o Floresta Digital dará disponibilização do sinal de internet em todo o espaço da feira.
O turismo também ganha uma nova roupagem dentro da Expoacre. Serão 800m² de espaço para mostrar o que o Acre tem de melhor a oferecer para esse setor da nossa economia com tantas possibilidades de crescimento. Junto às exposições, o setor contará com a presença de agências de turismo e comidas típicas. "Esse ano não iremos tratar o turismo apenas como uma vitrine. Neste ano o turismo é negócio", conta Dudé Lima, um dos organizadores da Expoacre.

Shows e animação

Mas não é só de negócios que vive a Expoacre 2010. Uma ampla agenda inclui shows, apresentações musicais com bandas locais, o já tradicional rodeio, além de prova do tambor e laço, que em 2010 acontecem diretamente na Arena do Rodeio. Uma das novidades é a "Arena de Rock", que acontece entre os dias 24 e 30, com shows com grupos de rock locais, no Espaço Country.

Nos dias seguintes, o cardápio de atrações culturais na Expoacre ficará disponível no "Noites no Seringal", apresentações musicais com grupos de forró regional, na Praça do Tacacá e o "Baladas Sertanejas", shows com duplas sertanejas locais, no Espaço Country. Como tradição, também acontece esse ano o Show Gospel e o Show Católico. E fechando a agenda de apresentações, dois grandes shows de sertanejo também marcam a Expoacre com as duplas Victor e Léo no, dia 28, e Maria Cecília e Rodolfo, no encerramento, dia 1 de agosto.

A Expoacre 2010 é uma realização do Governo do Estado do Acre em parceira com a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Associação Comercial do Estado do Acre (Acisa).

Nenhum comentário: