quinta-feira, 9 de setembro de 2010

09 de Setembro: Dia do Administrador

No dia 09 de Setembro comemora-se o dia do administrador. Como professor do curso de administração e administrador, não poderia deixar de registrar esta importante data.
No dia 09 de Setembro comemora-se o dia do administrador. Como professor do curso de administração e administrador, não poderia deixar de registrar esta importante data.

Segundo dados do Conselho Federal de Administração, órgão responsável pela fis-calização do exercício profissional, a profissão de Administrador no Brasil completa 45 anos de regulamentação no dia 09 de setembro de 2010. Ao todo, o País tem hoje cerca de 1,8 milhões de bacharéis em Administração. Quatro décadas após a aprovação da Lei 4.769/65, que regulamentou a profissão, o curso de Administração atrai hoje mais estudantes do que qualquer outra área. Tanto o aumento da procura pela graduação, como a demanda do mercado de trabalho pelos profissionais da área, reflete o reconhecimento conquistado pela profissão no Brasil.

Nestes 45 anos de nossa profissão, os administradores conquistaram espaço em di-versas áreas de atuação e o respeito da sociedade brasileira. A população, aos poucos, toma consciência sobre o valor e a importância do trabalho do administrador profissional para a criação de organizações mais fortes e sustentáveis.

A administração prioriza a qualidade de gestão nas empresas, criando organizações com ambientes de trabalho que possibilitam o aprendizado, a experiência profissional e a maximização dos recursos disponíveis.

Na realidade poderíamos definir o administrador como um gestor de recursos: Re-cursos Humanos (as pessoas); Recursos Tecnológicos (as máquinas e equipamentos); Re-cursos Materiais (as matérias-primas, peças e estoques em geral); Recursos Financeiros (o capital de giro e as fontes de financiamento); Recursos Mercadológicos (pesquisas, divul-gação e propaganda); entre outros...
Objetivos e recursos são conceitos centrais na definição de organização e também de administração. A administração é um processo dinâmico, que consiste em tomar decisões sobre os usos dos recursos, para a realização dos objetivos.
O processo de administrar compreende quatro funções básicas:
• Planejamento: processo de escolha dos objetivos e metas a serem alcançados;
• Organização: referente à disposição e alocação de recursos necessários para realiza-ção dos objetivos;
• Direção: trata-se da execução dos planos, a liderança e a motivação da equipe; e
• Controle: Controlar é a função que consiste em comparar as atividades realizadas com as atividades planejadas. É a avaliação do trabalho executado.

Para Peter Drucker, o pai da Administração moderna: “Se é que existe uma nova e-conomia, ou seja lá o que for, só vamos saber dentro de alguns anos. Mas, uma coisa é cer-ta: essa economia (e sua sociedade) será organizada na e pela Administração, pois o seu principal recurso será – e na realidade já é – o conhecimento. Transformar a informação em conhecimento e este em ação efetiva é a função específica do administrador e da administração. De fato, o conhecimento somente se tornou o recursos principal da econo-mia – em substituição aos recursos tradicionais dos economistas, Terra, Trabalho e Capital – devido à emergência da administração”.

César Gomes de Freitas é Professor Universitário e articulista do jornal Voz do Norte.(e-mail: cgfreitas@cesd.br)

Nenhum comentário: