quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Educação é a base da plataforma de Jonas Filho

O professor Doutor Jonas Filho, ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), por dois mandatos consecutivos, esteve no Juruá divulgando sua candidatura a Assembleia Legislativa e mostrou suas propostas em visitas à universitários, estudantes e a população em geral.
Jonas Filho considera ter feito um bom trabalho em sua trajetória de professor universitário e reitor pela capacidade de articular, fazer parcerias na busca de recursos, experiência que o credenciam à disputa de uma vaga no parlamento.

“ Recebi um convite da Frente Popular, através do senador Tião Viana e do Ex-governador Jorge Viana, que disputam a chapa majoritária e depois de consultar amigos e familiares decidi aceitar mais um desafio, convicto de ser um educador preparado. Todas as minhas práticas se norteiam no pressuposto da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Trilhei este caminho em todos os momentos da minha vida” , ressaltou.

A plataforma de trabalho do professor Jonas Filho, tem a educação como alvo principal.
“ Na condição de Reitor eleito por dois mandatos, participei de vários debates relacionados ao ensino e tive a oportunidade de conhecer a fundo a proposta do Governo Federal para a educação em seus vários níveis”, lembrou,
Jonas Filho acredita na educação como base de qualquer projeto social, destacando que sempre esteve ao lado dos que defenderam o ensino público, gratuito e de qualidade e contra as tentativas de privatização das universidades e a mercantilização do ensino.

“ Através de parcerias com o Governo do Estado e Prefeituras ajudei a qualificar milhares de professores das redes de ensino fundamental e médio, contribuindo para a melhoria dos índices de avaliação do MEC no Estado, e proporcionando melhores condições de vida aos professores. Com apoio do Senador Tião Viana e da comunidade universitária, implantei o curso de Medicina da Ufac. Dentre outros implantei também os cursos de Química, Física, Música, Artes Cênicas e os Mestrados em Letras, História e Desenvolvimento Regional. No mesmo período, dupliquei o número de vagas na Ufac, o número de construções físicas, o de contratação de professores, orçamento e investimento em geral”, disse.

Destacando ainda seu trabalho na Ufac, Jonas Filho, lembra que tornou o Vestibular o mais barato e acessível do Brasil - com taxa de R$ 30,00 - reformou e aparelhou o Restaurante Universitário (RU), implantou o projeto Conexões de Saberes, oferecendo bolsa de estudo para alunos de origem popular e criou o Núcleo de Assistência e Inclusão (MAI) para apoiar os alunos portadores de necessidades especiais, bem como, o Núcleo de Direitos Humanos e Combate a Homofobia (Nudicho), contra a discriminação e violência homofóbica, além de num trabalho de equipe, inaugurar o curso superior em todos os municípios, possibilitando oportunidade aos jovens e satisfação ás famílias que deixaram de ver menos, seus filhos partindo de casa em busca de estudos em cidades distantes.

“ Como deputado Estadual, quero e posso fazer mais. Quero lutar, propor e defender projetos que garantam a manutenção de estudantes de origem popular nas escolas, em todos os níveis, através de bolsa de estudo, que garantam a qualidade do ensino, equipando as escolas com materiais didáticos atualizados e programas pedagógicos inovadores. Quero lutar e defender projetos que valorizem, qualifiquem e remunerem bem o profissional em educação, pois acredito que a educação faz vencer”, finalizou.

Nenhum comentário: