quinta-feira, 11 de novembro de 2010

APADEC comemora 9 anos em Cruzeiro do Sul e vai implantar núcleo em Feijó



O Núcleo da Associação dos Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) de Cruzeiro do Sul, comemorou 9 anos de implantação no município, com uma manhã de muita alegria e a presença de autoridades, parceiros e convidados, que visitaram a instituição que cuida de pessoas dependentes químicas.



O Núcleo da Associação dos Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) de Cruzeiro do Sul, comemorou 9 anos de implantação no município, com uma manhã de muita alegria e a presença de autoridades, parceiros e convidados, que visitaram a instituição que cuida de pessoas dependentes químicas.

A solenidade comemorativa aconteceu no auditório da instituição, que está localizada na antiga Fazenda do Governo, na Estrada Velha do Aeroporto e atualmente dispõe de boa estrutura para realizar o trabalho de dar a mão aqueles que foram tocados pelas drogas. O diretor da Apadeq, Raimundo Felício, o popular Branco, agradeceu a presença do advogado Heleno Farias, do capitão Estephan Barbary, do ex-gerente do IBAMA, Márcio e da comitiva que veio do município de Feijó, que em breve está recebendo uma extensão da Apadeq.

“ O resgate da vida é o maior destaque do nosso trabalho. Aqueles que estavam com a vida interrompida em conseqüência do uso de drogas tem uma chance de se recuperar. Tenho como destaque primordial ajudar a ressuscitar o vivo, porque um dependente químico é um morto vivo e pode destruir sua própria vida e a da família, que é a segunda vítima, afirmou Branco.

O Núcleo da Apadeq em Cruzeiro do Sul é mantido com apoio do deputado estadual Donald Fernandes, criador da instituição do Acre, com o objetivo de trabalhar pela recuperação dos dependentes químicos, de forma gratuita, além de contar com apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através do prefeito Vagner Sales, de Rodrigues Alves, através do prefeito Burica, de Mâncio Lima, através do prefeito Cleidson Rocha e a sociedade em geral que coopera com a manutenção da estrutura ajudando a quem está precisando se livrar das drogas.

“ Quero destacar a preocupação da sociedade em modo geral, mas, sobretudo aquele que nos mantém, a prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul, parceiro importante, que tem uma dedicação e atenção juntamente a rede municipal de Educação e Saúde ao mesmo tempo. Os prefeitos Vagner Sales, tem sido o grande parceiro, mas agradecemos os prefeitos Burica e Cleidson Rocha pela parceria. Agradeço a sociedade de modo geral e a imprensa que nos dá atenção sempre que é necessário divulgar os casos e ao mesmo tempo anunciar a vitória de cada um que luta trabalhando por este povo”, ressaltou.

O diretor da Apadeq enfatiza que a conseqüência do uso indevido de drogas leva a dependência química, atingindo pessoas que são cidadãos responsáveis, mas depois de se envolver com o uso de drogas modifica para pior sua vida e a dos familiares, enfrentando preconceito, desigualdade e exclusão social. Acreditando na força de Deus e no recurso do homem de proporcionar a perspectiva de uma recuperação que pode ser conseguida por todos.

“ É preciso querer largar o vício, mas ainda existe muito preconceito, não somente o preconceito que atribui a um dependente químico, mas um preconceito a nível nacional, ainda é o maior problema. O país vive uma deficiência muito grande, não só do preconceito, mas de caráter. Iniciar uma superação na deficiência da desigualdade, não olhando para ela, mas apontando soluções e perspectiva de vida para quem vive em desigualdade, precisa virar prioridade ”, afirmou Branco.

Branco agradeceu a presença da comitiva de Feijó, município que vai implantar em breve uma unidade da Apadeq, destacando a presença do secretário de Administração e do comandante da Polícia Militar, capitão Estephan Barbary, que conhece o trabalho da instituição e torna-se parceiro da implantação no vizinho município.

O secretário de Administração do município de Feijó, participou das festividades do 9º aniversário da Apadeq, destacando a importância da instituição e anunciando que o prefeito Raimundo Ferreira (Dindim), que tem uma grande preocupação com a área social do município, investe na implantação de uma unidade da Apadeq.

“ A proposta para instalar um Núcleo da Apadeq em Feijó, feita pelo comandante da Polícia Militar no município, capitão Estephan Barbary, conseguiu a adesão imediata do prefeito e dos vereadores. O prefeito Dindim tem essa preocupação de resgatar o camarada que está marginalizado, envolvido na droga e no álcool, abandonado pela própria família, pelos amigos, a margem da sociedade. As drogas estão espalhadas em todos os municípios e o prefeito sensibilizado com a situação deu sinal verde para a parceira que vai implantar o núcleo da Apadeq, com apoio de outras entidades para resgatar esses cidadãos atingidos pelas drogas”, disse.

O capitão Estephan Barbary, comandante da Polícia Militar em Feijó, visitou a unidade da Apadeq e participou da comemoração do 9º aniversário, ressaltando que ao chegar ao município de Feijó ficou preocupado com o índice de violência e procurou o prefeito para fazer a parceria com a Apadeq de Cruzeiro do Sul

“ Observamos a problemática que surgiu em conseqüência da quantidade de pessoas alcoolizadas. Mensalmente, em torno de 15, 16 às vezes até mais pessoas eram conduzidas à delegacia por estarem alcoolizados e em razão disso cometiam algum tipo de crime ou contraversão penal. Então, procuramos o diretor da Apadeq em Rio Branco, conhecemos o sistema, então, surgiu à idéia de implantar uma filial no município de Feijó. O trabalho é feito com seriedade e queremos beneficiar nossa população com esta importante entidade”, disse.

As autoridades e convidados conheceram as dependências da Apadeq – oficina, auditório, refeitório, dormitórios, biblioteca, sala de informática – e participaram da inauguração da igreja. Branco agradeceu a presença dos convidados e das autoridades que apóiam a iniciativa de manutenção da Apadeq.

“ O trabalho aqui é feito com seriedade, as pessoas que trabalham com os pacientes são muito eficientes e com certeza vamos conseguir reduzir esse número de pessoas alcoolizadas e drogadas na nossa cidade. Recebemos um apoio do nosso deputado federal, Henrique Afonso, que tanto já nos ajuda e ainda continua no projeto. A Apadeq, em Cruzeiro do Sul, é a melhor clinica na região Norte”, finalizou.

Nenhum comentário: