segunda-feira, 19 de abril de 2010

Bêbado mata homem no Bairro da Lagoa e não lembra que cometeu o crime


A polícia militar prendeu na noite de domingo (18), José da Silva Alves, 29, acusado de matar, a golpe de faca, Aglailson Costa da Rocha, 30. O homicídio aconteceu no Bairro da Lagoa às 20h30m. O acusado foi preso em flagrante e na delegacia não soube explicar o motivo do crime.

A polícia militar prendeu na noite de domingo (18), José da Silva Alves, 29, acusado de matar, a golpe de faca, Aglailson Costa da Rocha, 30. O homicídio aconteceu no Bairro da Lagoa às 20h30m. O acusado foi preso em flagrante e na delegacia não soube explicar o motivo do crime.

A polícia militar foi acionada na noite deste domingo para atender a ocorrência que, a princípio, se tratava de tentativa de homicídio já que Aglailson havia levado uma facada no abdômen e ainda se encontrava com vida. Uma ambulância do SAMU também chegou ao local e levou o rapaz ao Pronto Socorro. Momentos após dá entrada na unidade de saúde o quadro se agravou e Aglailson entrou é óbito.

A patrulha da PM que atendeu a ocorrência realizou rondas e próximo ao local efetuou a prisão de José que estava totalmente embriagado. O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Flagrantes - DEFLA. Inicialmente José da Silva negou sua participação no crime e afirmou não se lembrar de ter cometido o crime.

Na manhã desta segunda-feira, a esposa de José compareceu à delegacia e afirmou que o esposo freqüentemente ingeria bebida alcoólica e esquecia dos atos que praticava quando estava bêbado. Segundo o delegado Vinicius de Andrade Almeida, José da Silva já tinha passagem pela polícia e será encaminhado para o presídio Manoel Neri.


No Dia do Índio: Jorge Viana e Edvaldo Magalhães visitam cidade de Santa Rosa, a mais indígena do Estado.


O menor município do Acre é o que tem o mais belo tapete verde entre todos.A biodiversidade que protege Santa Rosa bebe na fonte do Purus, um dos dois rios, junto ao Juruá, mais importantes do Estado. A cidade risca a fronteira onde o Purus começa a ser Brasil, pois sua nascente vem dos esconderijos dos Andes peruanos.

No coração mais verde do Acre oxigênio para Jorge e Edvaldo

O menor município do Acre é o que tem o mais belo tapete verde entre todos.A biodiversidade que protege Santa Rosa bebe na fonte do Purus, um dos dois rios, junto ao Juruá, mais importantes do Estado. A cidade risca a fronteira onde o Purus começa a ser Brasil, pois sua nascente vem dos esconderijos dos Andes peruanos. É também onde se concentra – entre o Purus e o Chandless - a maior área de preservação da região acreana. Um patrimônio já identificado, mas ainda não completamente dimensionado na sua riqueza esplêndida.

Foi nesse ambiente, nesta segunda, dia 19 de abril, Dia do Índio, que Jorge Viana e Edvaldo Magalhães decidiram pegar um bimotor e voar até o santuário Santa Rosa, a cidade mais indígena do Acre e a que tem o menor número de eleitores. A dupla, que deverá ser a escolhida, no dia 30, candidatos ao Senado pela Frente Popular foi dialogar com lideranças da região a fim de que essas pudessem expor opiniões sobre o que andam pensando sobre o futuro e as eleições que se aproximam.

Santa Rosa, mesmo sendo pequena no tamanho, tem uma vida política entre seus atores muito dinâmica. Tanto que a acolhida a Jorge e Edvaldo reuniu as mais variadas lideranças da cidade, inclusive de partidos não integrantes da FP. Foram ao encontro previamente combinado, num clube local, para expressar apoio a Jorge Viana, a quem eles dizem ‘ser o mais importante político’ e ‘o que mudou o Acre’, recolocando o Estado nos ‘devidos trilhos do progresso e da prosperidade’.

Comerciantes, professores, militares, professores, servidores públicos dos três níveis, acadêmicos da UFAC, indígenas, políticos e representantes de diversos segmentos da comunidade atenderam ao chamamento de Jorge e Edvaldo e passaram a manhã debatendo temas de interesse do município, do Acre e do Brasil.

Jorge Viana, que serviu inclusive de mestre de cerimônia, tal a simplicidade do ato político, disse que os moradores de Santa Rosa são os responsáveis pela fiscalização do Purus. E que a cidade, por ser a menor entre as 22 do Estado, tem que ter a maior atenção do poder público. “Vocês são os guardadores do Purus. Se Santa Rosa tivesse somente um eleitor mesmo assim eu viria aqui com o Edvaldo, porque nós fazemos política diferente. Voto é consequência. Essa cidade tem que estar no começo da fila. Não no fim, como pensam e agem alguns”, afirmou.

O ex-governador apresentou Edvaldo como seu quase certo companheiro de chapa ao Senado e explicou que é na política que se pode ajudar as pessoas e reduzir as dificuldades de lugares como Santa Rosa. ‘Aqui tem que ser o começo da fila e não o final’.

Jorge explicou às lideranças da cidade que o presidente Lula, segundo ele, o ‘que mais ajudou o Acre em todos os tempos’, sofreu muito com a falta de apoio no Senado. E que agora, com a provável dobradinha com Edvaldo, o Estado vai estar afinado no Câmara alta da nação. ‘Só quando a gente olha para o Senado é que vê o Acre do tamanho de São Paulo. Lá como aqui são três senadores’.

A escolha do nome de Edvaldo, no fim deste mês, ainda de acordo com Jorge Viana, é a garantia que a Frente Popular tem de não “ser subtraída” em seus votos. “Edvaldo, que foi meu líder leal por longos oito anos, se eleito, irá garantir no Senado a vaga que foi roubada da FP. Agora o seguro morreu de velho’, ressaltou o político mais importante do Acre.

Por sua vez, o virtual candidato da outra vaga no Senado, Edvaldo Magalhães, afirmou que o povo tem um “desafio extraordinário” neste ano. E devolveu a gentileza que havia recebido de Jorge Viana minutos antes em frente das personalidades de Santa Rosa. “Nós precisamos de Jorge na política. Foi ele quem construiu as melhores conquistas do nosso Estado’.

Segundo Edvaldo, foi na gestão do ex-governador do PT que o Acre aprendeu o que significa ter um governo de verdade. “Foi no seu governo que o povo descobriu o que é ter um governo sério e comprometido com o desenvolvimento.” E revelou ainda: “E na política estadual não existe ninguém mais próximo do Jorge do que eu’.
Edvaldo Magalhães encerrou afirmando que a vitória em outubro da candidatura ao governo do senador Tião Viana ‘será um orgulho para todo o Estado’.

Por fim, a principal liderança do município, o prefeito Zé Brasil, pegou a palavra e fez uma promessa que, segundo ele, já aconteceu na cidade. “Companheiros Jorge e Edvaldo, fiquem tranqüilos! Que aqui em Santa Rosa vamos dar à chapa Tião-Jorge-Edvaldo, mais de 90% dos votos dos eleitores da nossa cidade.”


Binho Marques assina convênios do PROACRE com a prefeitura de Rodrigues Alves


A comunidade de Nova Cintra, em Rodrigues Alves, se tornou Pólo do PROACRE - Programa do Governo do Estado que visa o desenvolvimento de todos os setores. Os moradores de Nova Cintra receberam neste domingo, 18, a visita do Governador Binho Marques e do prefeito Burica que estiveram acompanhados de secretários de estado e do município para assinar vários convênios para execução de obras e serviços do PROACRE.O programa está sendo executado em parceria com todos os municípios acreanos.

Fotos: Gleilson Miranda/Secom
A comunidade de Nova Cintra, em Rodrigues Alves, se tornou Pólo do PROACRE - Programa do Governo do Estado que visa o desenvolvimento de todos os setores. Os moradores de Nova Cintra receberam neste domingo, 18, a visita do Governador Binho Marques e do prefeito Burica que estiveram acompanhados de secretários de estado e do município para assinar vários convênios para execução de obras e serviços do PROACRE.O programa está sendo executado em parceria com todos os municípios acreanos.

Para o município de Rodrigues Alves foram assinados convênios que contemplam as comunidades nas áreas de saúde, educação e produção rural. Durante a reunião realizada com os produtores rurais de Nova Cintra, os secretários Osvaldo Leal, da Saúde, e Maria Correia, da Educação, e ainda, Roney Santana, representando o secretário Nilton Corson da Secretaria Extrativismo e Apoio a Produção Familiar, SEAPROF, anunciaram os investimentos que serão realizados através do PROACRE para o desenvolvimento dos setores, em Rodrigues Alves.

Na educação o município será beneficiado com quase R$ 700 mil para a reforma e de escolas. Um total de 26 unidades de ensino serão reformadas com recursos do PROACRE, a começar pela Escola José de Souza Martins, em Nova Cintra, que está em péssimas condições e será totalmente recuperada.

A reforma da escola de Nova Cintra era uma antiga reivindicação dos moradores. “Há quatro anos não se via uma reforma nessa escola e os professores e alunos reclamavam porque está perto de cair. Mas agora, graças ao governador, teremos uma escola digna" -disse o líder religioso da Comunidade, José de Souza.

Na área de apoio a produção, o governo está garantindo assistência aos agricultores para a preparação do solo com o uso de leguminosas, como a mucuna, para a recuperação de áreas degradadas, incentivando o plantio com a distribuição de sementes de feijão e ainda proporcionando mecanismo que fomentam a exploração de produtos florestais. Nesse sentido o governo está entregando barcos para escoamento da produção e garante a compra de toda produção de coco de mumuru. A comunidade de Nova Cintra foi beneficiada com o barco com capacidade para 6 toneladas.

Para manter a saúde dos moradores das comunidades mais distantes dos centros urbanos, o governo criou o PS Móvel, um programa que também está inserido ao PROACRE e que leva ações de saúde aos ribeirinhos. O governo em parceria com as prefeituras coloca equipes de médicas para atender periodicamente cada comunidade. Com a iniciativa o governo quer evitar que pacientes tenha a necessidade de se deslocar para as cidades para ter o atendimento básico de saúde.

“As equipes vão até as comunidades com a presença de um médico, de um enfermeiro e de auxiliares oferecendo todos os serviços que uma unidade fixa de saúde da família oferece. Então, essas comunidades a partir de agora, de acordo com uma programação que vai ser divulgada pelos meios de comunicação, vão poder saber o período, e são períodos longos, para poder acessar a esses serviços. Nova Cintra recebe essa equipe como todas as comunidades ao longo do rio Juruá pertencentes ao município de Rodrigues Alves” – informou Osvaldo Leal.

Os convênios para a execução das obras e serviços foram assinados pelo prefeito Burica e pelo Governador. Para as comunidades, as ações são a esperança de melhores condições de vida às famílias que moram distante da área urbana. Roberto Pasmini Guevara, líder comunitário de Nova Cintra disse que os moradores ficaram felizes com as ações anunciadas pelo governo e pela prefeitura.

“É muito importante esse trabalho de trazer a saúde e outras ações de governo para as comunidades. Muitas vezes se torna difícil das pessoas que moram aqui sair com um paciente e tendo o atendimento mais próximo é muito melhor porque evita gastos para irmos até as unidades de saúde” – ressaltou Pasmini

Parlamentares municipais, estaduais e federais também participaram das assinaturas de convênios do PROACRE em Rodrigues Alves. Entre eles, o presidente da Câmara, Darimar Rocha, que afirmou que o Programa do Governo é a garantia de que a população terá melhor assistência em todos os setores. Como também o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Edvaldo Magalhães, que deu sua opinião sobre as ações do PROACRE. “Não é algo que o governo vem doar para as comunidades, é uma construção coletiva. O governo bota o dinheiro e a população faz a obra” – afirmou.

O governador Binho Marques disse que Nova Cintra se torna agora uma comunidade pólo, já que conta com outras ao seu redor que terão assistência no local. Por isso foi instalada uma placa na comunidade que significa que o programa está sendo executado.

“Comunidade Pólo significa que ela estende seus trabalhos para atender toda população e aqui em Nova Cintra são três comunidades rurais que vamos realizar os atendimentos a partir dela” – Explicou o governador.

“Agradecemos e ao mesmo tempo parabenizamos o governador pela iniciativa desse programa que é de extrema importância para a população que tem menos acesso às ações de governo. Quando assumi a prefeitura tinha o sonho de trazer os serviços para perto da população, mas como temos uma prefeitura com poucos recursos, isso se tornava mais difícil. Agora estamos concretizando esse sonho junto com o Governo do Estado” – ressaltou o prefeito Burica.


Pai é preso por abusar da filha de 12 anos


Foi preso na manhã desta sexta-feira, (16), um homem que abusava da filha de 12 anos. De acordo com a polícia, há dois anos o pai abusava da adolescente. O caso foi denunciado pelo CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social - e investigado pela Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher e ao Menor – DEAM. Os nomes não foram divulgados para resguardar a integridade da menina.



Foi preso na manhã desta sexta-feira, (16), um homem que abusava da filha de 12 anos. De acordo com a polícia, há dois anos o pai abusava da adolescente. O caso foi denunciado pelo CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social - e investigado pela Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher e ao Menor – DEAM. Os nomes não foram divulgados para resguardar a integridade da menina.

Segundo o delegado da DEAM, Odilon Vinhadelli, o pai nega ter abusado da filha. “Ele nega qualquer afirmação. A mãe não sabia que a filha sofria abuso do pai e não aceita que o pai tenha abusado da filha”.

A garota passou pelo exame de corpo de delito e foi constatado o abuso. O pai foi encaminhado para a Penitenciaria e a menina será submetida a tratamento psicológico.

Segundo informações, o pai da menina é taxista e já cumpriu pena por tráfico de drogas.

Da Redação


Náuas não joga bem, mas vence o Andirá e assume a vice-liderança


O jogo deste domingo no Estádio Arena do Japiim não foi uma das melhores apresentações do Náuas, mas a equipe bateu o Andirá por 1 X 0 e assumiu a segunda colocação no Estadual. O único gol jogo foi marcado pelo artilheiro Serginho no primeiro tempo.



O jogo deste domingo no Estádio Arena do Japiim não foi uma das melhores apresentações do Náuas, mas a equipe bateu o Andirá por 1 X 0 e assumiu a segunda colocação no Estadual. O único gol jogo foi marcado pelo artilheiro Serginho no primeiro tempo. O Rio Branco que também venceu se mantém na liderança do campeonato.
A partida começou com o Andirá no ataque e o goleiro Darlan foi o destaque com pelos menos três ótimas defesas no primeiro tempo.

Foi só aos 41 minutos que saiu a primeira jogada de perigo contra o Andirá. Numa cobrança de falta, Serginho subiu de cabeça e acertou o travessão do gol de Daniel que pouco trabalhou na etapa inicial.
A partir daí o Náuas teve uma reação mais ofensiva e logo na jogada seguinte, aos 42 minutos, a defesa do Andirá deu bobeira e o meia Emerson invadiu a área pela esquerda e tocou para Serguinho que vinha de trás para bater de primeira e fazer o único gol do jogo.

No segundo tempo a atuação do Náuas foi um pouco melhor, mas a equipe pecou nas finalizações. O artilheiro Serginho, que segue com uma média de mais de um gol por partida, ainda teve três oportunidades claras de ampliar o placar, mas desperdiçou as chances.

Mesmo assim, a equipe de Cruzeiro do Sul encostou-se ao líder da competição. O Rio Branco que venceu o Adesg por 3 a 1, chegou aos 15 pontos e se mantém na primeira colocação. O Náuas vem logo em seguida com 13 pontos.
www.vozdonorte.com.br - Mazinho Rogério