sexta-feira, 4 de junho de 2010

Caravana da Integração visita Universidade Nacional Agrária de Las Selva, em Tingo Maria



De Pucalpa a Tingo Maria são 325 quilômetros pela Carretera Interoceânica que está na sua fase final de construção e em pouco tempo totalmente asfaltada. A Caravana da Integração despediu-se de Pucalpa por volta de 11:30 horas, de quarta-feira (02) para participar de diversas atividades na Universidade Nacional Agrária de La Selva (UNAS).



Deputado Edvaldo Magalhães recebe homenagem pelo apoio a integração

Elson Costa, Tingo Maria (Peru)


De Pucalpa a Tingo Maria são 325 quilômetros pela Carretera Interoceânica que está na sua fase final de construção e em pouco tempo totalmente asfaltada. A Caravana da Integração despediu-se de Pucalpa por volta de 11:30 horas, de quarta-feira (02) para participar de diversas atividades na Universidade Nacional Agrária de La Selva (UNAS).

Durante o percurso muitas máquinas e homens trabalhando na carretera, nos trechos que ainda estão em construção ou em manutenção. O trânsito permanente de carros e caminhões mostra que a carretera é a rodovia da integração peruana e se depender do entusiasmo do presidente do Governo Regional de Ucayali, Jorge Portocarrero e do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Edvaldo Magalhães, terá sua continuidade até Cruzeiro do Sul.

A exuberância da natureza encanta os integrantes da comitiva. Montanhas, rios caudalosos com muitas pedras, florestas, além de grandes abismos, curvas fechadas e um asfalto de primeira qualidade, tornam a paisagem um encantamento. Na Ducha Del Diablo, uma cachoeira de mais de 500 metros de altura, cujas águas rolam no paredão de pedra, uma parada para apreciar a perfeição da natureza. Este foi um privilégio da equipe de jornalista que viajavam numa van rumo a Tingo Maria.

A beira da carretera muitas comunidades sobrevivem da agricultura e da venda de comida – banana frita, pão, banana, refresco no saco – para as pessoas que trafegam pela carretera. De vez em quando encontramos um motocar - veículo feito de uma moto e transporta 3 pessoas - o principal meio de transporte das cidades peruanas.

Tingo Maria – A cidade da Bela Adormecida

A cidade de Tingo Maria, é a capital da Província de Leôncio Prado (Departamento de Huanuco), localizada na parte média do Rio Huallaga, entre a Cordilheira Azul e a vertente oriental da Cordilheira dos Andes.
É conhecida também como a “Cidade da Bela Adormecida” e a “Porta de Entrada à Amazônia Peruana”.

Tem uma população de 50 mil habitantes e sua principal beleza são as paisagens cheias de cascatas e de misteriosas grutas, com vários lugares arqueológicos e zonas adequadas para o turismo de negócios. O que mais caracteriza a cidade turística é seu conjunto de montanhas chamada a “Bela Adormecida”, onde se observa a silhueta de uma bela mulher jogada de costas e deitada em pleno repouso.
Universidades realizam convênio de cooperação institucional
Um convênio entre a Universidade Nacional Agrária de Las Selvas (Unas) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) foi assinado na noite desta quarta-feira (02), no auditório da UNAS, com a presença de estudantes dos dois países e dos reitores da universidades.

Os convênios são um marco na cooperação institucional entre as universidade dos dois países e tem objetivo de realizar um intercâmbio cultural, pesquisas científicas e vagas para alunos.
O reitor da UNAS, prof. Dr. Milton Munoz Berrocadas, recepcionou a delegação acreana, enfatizando que a universidade preza por realizar uma formação de excelente qualidade aos alunos, trocar experiências e fazer um intercâmbio de pesquisas entre os países vizinhos e amigos.

“É um prazer receber o reitor da Ufac e sua comitiva parra assinarem estes convênios.
Temos objetivos de realizar uma formação excelente de nossos alunos. Brasil e Peru são países vizinhos que estão buscando diminuir suas distâncias e queremos fazer uma integração cultural com a participação de estudantes que possam trocar experiências. Dentro da Amazônia somos a universidade primeira. Juntos haveremos de fazer trabalhos de pesquisa para resolver problemas que afetam nossos agricultores. Estamos demonstrando, através de visita, que temos a certeza de que todo estará falando português e espanhol.
É preciso destacar o trabalho da Assembleia Legislativa do Acre que estão muito empenhados em realizar este importante trabalho. Hoje, é um dia importante pela celebração deste convênio de muita importância para todos. Desejo em nome da nossa universidade uma boa estadia e agradeço pela visita. A UNAS está de portas abertas para receber todos os brasileiros”, afirmou o reitor.

O vice-reitor Pascoal Muniz, destacou a importância da integração cultural para os dois países, agradecendo ao Governo do Estado e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães, que estão liderando este importante movimento de integração, comercial, empresarial e cultural entre os dois países.

“Quando ouvimos e cantamos os hinos dos dois países sentimos orgulho de ser peruanos e brasileiros. Entendemos que a assinatura destes convênios que vão gerar oportunidade para nossos alunos, que podem realizar uma importante troca de informações e pesquisas. Estamos tão perto, mas tão longe, porque o contato é tão pouco. Com o intercâmbio queremos buscar crescimento econômico, tecnológico e social do povo brasileiro. Mas, também não podemos esquecer que a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e por isso estamos investindo neste intercâmbio”, disse o reitor.

Segundo Pascoal Muniz, a Universidade Nacional Agrária de La Selva é uma das mais importantes do Peru e este intercâmbio vai possibilitar que jovens acreanos possam buscar novos conhecimentos. “Neste momento que o mundo sabe que a maior biodiversidade e o maior manancial de água estão localizados na Amazônia precisamos nos aprimorar para explorar com sabedoria esses recursos”, destacou
O assessor de imprensa da Ufac, prof. João Petrolitano, fez uma explanação das oportunidades oferecidas pela universidade brasileira para os alunos peruanos.
Alunos brasileiros fizeram uma saudação.

A Universidade Nacional Agrária La Selva

A Universidade Nacional Agrária de La Selva está localizada na cidade de Tingo Maria, capital do distrito de Rupa-Rupa da Província de Leôncio Prado, Departamento de Huanuco e foi fundada no ano de 1964.

Atualmente oferece 6 faculdades – Ciências Econômicas e Administrativas, com graduação em Contabilidade, Administração e Economia; Engenharia em Industria Alimentares, com graduação em Recursos Naturais Renováveis, Ciências Florestais e Conservação com Solos em Informática e Sistemas, Engenharia Ambiental, Engenharia em Conservação do solo e água e Engenharia Florestal; Agronomia e Zootecnia.

Neneca busca soluções para compor zaga e lateral esquerda do Náuas para decisão



Depois da derrota para o Rio Branco por 5 x3, no primeiro jogo da disputa pelo título do Estadual, no último domingo, 30, a equipe do Náuas voltou para Cruzeiro do Sul e treina em dois períodos para a partida decisiva do Campeonato Acreano neste domingo (6) na Arena da Floresta. O técnico Neneca quer evitar que a equipe cometa os mesmos erros da partida anterior. Mas, enfrenta dificuldades para compor o setor defensivo que mais falhou no primeiro jogo.


Depois da derrota para o Rio Branco por 5 x3, no primeiro jogo da disputa pelo título do Estadual, no último domingo, 30, a equipe do Náuas voltou para Cruzeiro do Sul e treina em dois períodos para a partida decisiva do Campeonato Acreano neste domingo (6) na Arena da Floresta. O técnico Neneca quer evitar que a equipe cometa os mesmos erros da partida anterior. Mas, enfrenta dificuldades para compor o setor defensivo que mais falhou no primeiro jogo.

O Náuas não vai contar com o zagueiro Flávio que recebeu cartão vermelho e está fora da decisão. Neneca afirma que vai definir os titulares só no coletivo de sábado e até agora ainda não decidiu se coloca no lugar de Flávio, Gato, Acreano ou Neto Paraíba. Outra possibilidade que está sendo analisada pelo treinador, é a mudança de função do volante Doni que passaria para o centro da zaga.

“O Doni, pelas informações que temos, se comporta muito bem no miolo da zaga e pode ser uma alternativa, mas ainda não está nada decidido. Os outros meninos também estão preparados e daqui para o coletivo de sábado teremos o time completo para lutar pelo título” – disse Neneca.

No entanto, não só o setor defensivo preocupa o treinador do Cacique do Juruá. A lateral esquerda, também ainda é motivo de dúvida. O titular Denis, não treina durante a semana porque está lesionado. O meia Romário, segundo Neneca, não se adaptou na lateral e para conter a velocidade do atacante Araújo que explorou bem a lateral esquerda do Náuas na vitória do Estrelão, uma das opções do treinador é Marcelo

De acordo com Neneca, o atacante Anselmo do Rio Branco, autor de dois gols do Estrelão também terá uma marcação individual e no ataque o compromisso de fazer gols para a equipe de Cruzeiro do Sul será de Emerson e Neto Manaus. Os dois entraram no momento em que o Náuas já perdia por um placar de 4 a 0 e contribuíram para a redução da vantagem do Estrelão que no final saiu com o placar positivo de 5 a 3.

Neneca garante que a base da equipe será a mesma que encerrou a primeira partida contra o Rio Branco. “Disse ao grupo que é um jogo de 120 minutos e temos que nos preparar para sair com o resultado a nosso favor” – afirmou o treinador.