terça-feira, 20 de julho de 2010

Ciretran de Cruzeiro do Sul inicia campanha de conscientização dos motociclistas


A Ciretran de Cruzeiro do Sul fez nesta segunda-feira, 19, o lançamento de campanha visando a conscientização dos motociclistas, um segmento que tem preocupado as autoridades de trânsito na cidade. Segundo o gerente da Ciretran, Valdeci Dantas, o município tem uma frota com 14 mil veículos, 80% dos quais são motocicletas. Por mês são emplacadas cerca de 170 motocicletas. Das sete mortes acontecidas este ano em Cruzeiro do Sul, seis foram motociclistas.


Escrito por Flaviano Schneider

Das sete mortes no trânsito neste ano na cidade, seis foram motociclistas

A Ciretran de Cruzeiro do Sul fez nesta segunda-feira, 19, o lançamento de campanha visando a conscientização dos motociclistas, um segmento que tem preocupado as autoridades de trânsito na cidade. Segundo o gerente da Ciretran, Valdeci Dantas, o município tem uma frota com 14 mil veículos, 80% dos quais são motocicletas. Por mês são emplacadas cerca de 170 motocicletas. Das sete mortes acontecidas este ano em Cruzeiro do Sul, seis foram motociclistas.

A campanha será intensificada nos dias 26 a 31 de julho, quando será realizada a ‘Semana da pilotagem segura'. No encerramento em 31 de julho haverá um ‘motopasseio', oportunidade em que toda a sociedade será convidada a participar com suas motos. Neste dia haverá sorteio de uma moto dentre os que participarem do ‘motopasseio'.

As atividades a serem desenvolvidas durante a campanha visam divulgação de informações, através da distribuição de panfletos educativos e dinâmicas de trabalho visando conscientização dos motoqueiros. Todos os educadores de trânsito participarão da campanha, que terá ainda a distribuição de mil viseiras e 200 camisetas. Cinco escolas também foram convidadas a participar das atividades. Para Valdeci, a importância da participação das escolas é que por meio dos alunos se chega aos pais. Também haverá chamadas educativas nos meios de comunicação local além da colocação de outdoors em locais estratégicos.

Durante o ato, Valdeci ainda informou que a Ciretran vai trabalhar na melhora da engenharia de trânsito. Será instalado um semáforo no cruzamento da Pizzaria Napolitana; reavivadas as faixas de pedestre e colocadas placas nos cruzamentos.

Também participou do ato o coronel Júlio Cesar Santos que veio transferido de Rio Branco para comandar a PM no Vale do Juruá. Ele, que por três anos comandou a Compahia de Trânsito em Rio Branco, destacou a importância do trabalho realizado pela Ciretran de Cruzeiro do Sul no trabalho de educação para o trânsito e garantiu o apoio da PM aos trabalhos da Ciretran.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Eudes do Nascimento Lima, informa que existem 225 mototaxistas oficiais e outro tanto de ‘viração', modalidade de mototaxista que trabalha nas horas de folga do oficial. Ele comenta que era muito grave a situação dos mototaxistas no início, quando aconteciam muitos acidentes. Mas, reconhece que as campanhas feita pela Ciretran ao longo dos últimos anos fez com que melhorasse a consciência dos mototaxistas. Ele faz, porém, uma ressalva: "Esperamos que a sociedade também se conscientize e faça sua parte, porque nós estamos fazendo a nossa".

Ibope confirma favoritismo de Tião Viana para o governo


O senador Tião Viana (PT-AC), candidato da Frente Popular do Acre (FPA) ao Governo do Estado, se as eleições fossem hoje, seria eleito governador com 63% dos votos. Seu principal adversário, o candidato do PSDB, Tião Bocalom, teria apenas 18% dos votos. O terceiro candidato na disputa pelo Governo do Estado, Antônio Gouveia, o “Tijolinho”, do PRTB, teria 2% dos votos. Os votos brancos e nulos totalizam 4%. Os indecisos somam 13%.


Petista seria eleito com 63% dos votos, enquanto candidato tucano ficaria com 18%

A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Os números foram extraídos de uma pesquisa realizada pelo Ibope encomendada pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e realizada entre os dias 12 e 14 de julho de 2010, com 602 entrevistas em todo o estado. A pesquisa também ouviu os entrevistados sobre a disputa presidencial e sobre a confiança e o nível de aceitação dos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Binho Marques, além de tentar identificar as intenções de votos para as duas vagas para o Senado. O governador Binho Marques faz um governo com quase 90% de aceitação popular. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo nº 6306/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19641/2010.

Jorge lidera para o Senado com 67% e Edvaldo Magalhães está tecnicamente empatado com Petecão

Na pesquisa, o ex-governador Jorge Viana lidera as intenções de votos para o Senado, com 67% de aceitação. Em segundo lugar aparece o candidato oposicionista do PMN, o deputado federal Sérgio Petecão, que teria 31%, seguido de muito perto por Edvaldo Magalhães, do PC do B, parceiro de Jorge Viana na chapa da Frente Popular. Magalhães teria 27%, enquanto o peemedebista João Correia, companheiro de chapa de Petecão e Tião Bocalom, tem 11% das intenções de voto. Eleitores indecisos totalizam 26%. Votos em branco ou eleitores que declaram intenção de anular voto somam 5%. Os quatro por cento que separam Magalhães de Petecão é considerado empate técnico.

O Ibope também fez uma simulação espontânea, quando os candidatos são citados nominalmente pelos entrevistados com a apresentação de disco contendo os nomes dos candidatos. Assim, o percentual de eleitores indecisos é de 67%, índice considerando comum porque esta é a primeira semana da campanha eleitoral propriamente dita. Outros 3% dos eleitores declararam votar em branco ou nulo. Espontaneamente, Tião Viana é o mais citado, com 20%, enquanto Bocalom fica 7%.

Bocalom e “Tijolinho” lideram índices de rejeição

A pesquisa também tem simulação para uma improvável hipótese de segundo turno. Neste caso, Tião Viana lidera com 66% das intenções de voto, enquanto que o tucano tem 18%. Os votos brancos e nulos totalizam 4%. Eleitores indecisos, 11%.

Os candidatos ao governo Tião Bocalom e Antônio Gouveia Tijolinho são os campeões de rejeição. Respectivamente, tem 38% e 37% dos eleitores que declararam não votar de jeito nenhum nesses candidatos. Em relação à Viana, este índice é de 16%.

Serra lidera corrida presidencial no Acre

De acordo com os números, se a eleição fosse hoje, no Acre, o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, teria 39% dos votos. Já a candidata do PV, Marina Silva, seria a segunda colocada, com 29%, enquanto a petista Dilma Roussef ficaria com 16%. Os eleitores que declararam votar em branco ou nulo são 4% e os indecisos correspondem a 9%.

Já na pergunta espontânea, quando não são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos à Presidência da República, o candidato do PSDB aparece com 21%, Marina Silva tem 15%, e Dilma Roussef aparece com 9%. O índice de eleitores que declaram estar indecisos é de 51%.

Na hipótese de um segundo turno com Dilma Roussef, José Serra tem 59% das intenções de voto, enquanto a candidata petista aparece com 26%. Indecisos são 10%.

Candidato da FPA diz que recebe números com humildade

Assim que soube da divulgação dos números da pesquisa, através do presidente do sistema Fieac, Francisco Salomão, o senador Tião Viana falou à imprensa como candidato a governador favorito na disputa:

- Recebo esses números com alegria, mas também com muita humildade. Estou orientando a minha assessoria a manter a humildade e o trabalho árduo como exercício. Apesar desses números favoráveis, defendo que é necessário continuar trabalhando muito, acordando muito cedo, ainda com escuro, e indo dormir bem tarde, para assim podermos conversar com o maior número de pessoas possíveis. Acho que assim vamos fazer um plano de governo ouvindo todos os setores e manter aquilo que sempre defendemos, o princípio da união política – disse.

Sobre os números aparentemente desfavoráveis à candidata apoiada pela FPA, a ex-ministra Dilma Roussef, Tião Viana acrescentou:

- Creio que quando a campanha começar no rádio e na televisão, quando a população acreana tomar conhecimento de que ela era a principal ministra do presidente Lula e que é a responsável pelas grandes transformações que este país está vivenciando, ela terá seu merecido valor reconhecido. É só uma questão de tempo.

Para que o deputado Edvaldo Magalhães ultrapasse seu principal concorrente para o Senado, de acordo com Tião Viana, também é só uma questão de tempo:

- A campanha começou oficialmente no dia seis de julho. Temos menos de 15 dias de trabalho de campanha, menos de 15 dias anunciando o Edvaldo como nosso segundo senador. Quando a população tomar conhecimento de que ele é imprescindível para a continuidade do trabalho da Frente Popular, ele será indiscutivelmente eleito.

Agenda 20 07 2010

Inauguração do Comitê Central de Campanha - Avenida Brasil, na frente da Catedral Nossa Senhora de Nazaré

15 horas - Gravação de entrevista para a TV Gazeta

Assessoria de Imprensa do Comitê Tião Viana Governador



Prefeito Burica vistoria obras de recuperação do ramal e ruas da Pucalpa


O prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson de Freitas (Burica), vistoriou as obras de recuperação do ramal de acesso à comunidade Pucalpa, distante mais de 18 quilômetros da sede do município. As máquinas também trabalham nas ruas que dão acesso as residências da comunidade onde moram mais de 100 famílias, para que a prefeitura possa fazer a manutenção do sistema de distribuição de água, o que será feito imediatamente após o término das obras.


O prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson de Freitas (Burica), vistoriou as obras de recuperação do ramal de acesso à comunidade Pucalpa, distante mais de 18 quilômetros da sede do município. As máquinas também trabalham nas ruas que dão acesso as residências da comunidade onde moram mais de 100 famílias, para que a prefeitura possa fazer a manutenção do sistema de distribuição de água, o que será feito imediatamente após o término das obras.

Burica destaca seu compromisso com a população da zona rural que tem sido beneficiada com diversas ações da prefeitura. A abertura e recuperação dos mais de 700 quilômetros de ramais do município de Rodrigues Alves, acesso para os diversos projetos de assentamento, tem sido preocupação constante do prefeito que comemora a aquisição da patrulha mecanizada, conseguida graças ao apoio do senador Tião Viana.

" Estamos vivendo um momento especial da nossa administração, com a aquisição desta patrulha mecanizada, através do INCRA, com apoio fundamental do senador Tião Viana, que não mediu esforços para viabilizar o convênio. Com a chegada das máquinas, uma das grandes conquistas de nosso mandato, o trabalho de recuperação dos ramais já iniciou para melhorar a vida do nosso agricultor e incentivar que ele tenha melhores condições de escoar sua produção", disse o prefeito.

O produtor Manoel Almeida destacou a importância do trabalho de recuperação do ramal, que melhora o acesso e facilita o escoamento da produção. " O período chuvoso danifica muito a estrada. Agora está muito bom porque o prefeito inicia a recuperar o nosso ramal para facilitar o escoamento da nossa produção. Pela estrada demora apenas trinta minutos para chegar a cidade com os produtos, mas no inverno o acesso é feito pelo rio demorando mais de 2 horas", disse o produtor.

Éden da Silva, motorista da prefeitura, afirmou que a recuperação do ramal está sendo feita de forma correta e até o final do mês beneficiará todas as famílias que moram nas diversas localizadas.

" O prefeito Burica está trabalhando demais. Ele pegou o município defasado e está fazendo um ótimo trabalho de recuperação dos ramais para melhorar a vida da população. Esse ramal é muito importante, mês que vem tem o novenário e a população de Rodrigues Alves vai poder participar. Avalio que o prefeito Burica está fazendo uma ótima administração", disse.

O agricultor Antonio Joaquim avaliou que o ramal feito pelo prefeito Burica atende a população. “ Estamos agradecendo ao nosso prefeito Burica pela atenção que tem tido como o homem do campo. O prefeito nos garantiu e agora está cumprindo", disse.

O prefeito Burica se faz presente nas comunidades do interior e desta vez dá a boa notícia de que os ramais já estão sendo recuperados.

" Estava devendo esse apoio as comunidades daqui da Pucalpa e graças a Deus conseguimos a patrulha mecanizada no INCRA, com apoio do senador Tião Viana. Queremos sempre estar presente e perto dos nossos amigos da zona rural, pois são eles que abastecem a nossa cidade. Por isso, visito as regiões do interior para ver como está a situação, para buscar melhorar as condições de vida da nossa população, dentro das nossas possibilidades. Agora, já iniciamos o trabalho de recuperação dos ramais e esperamos concluir o mais rápido, para que nossos irmãos do interior possam ter condições de escoar sua produção", disse.

O prefeito Burica ressaltou que a patrulha mecanizada é uma conquista importante para o município.

“ Na verdade,queremos melhorar as condições de vida da população e estamos criando melhor infra-estrutura nas comunidades do interior. Em Pucalpa vamos colocar água encanada nas casas da comunidade. Então, fico feliz de participar desta solenidade que vai marcar um novo tempo para nossa administração frente a prefeitura de Rodrigues Alves", disse o prefeito Burica.


Centro de Saúde da 25 em Cruzeiro do Sul, realiza quase 70 mil exames no primeiro semestre de 2010


Apesar do município de Cruzeiro do Sul não receber dinheiro do SUS (Sistema único de Saúde) para realizar exames laboratoriais, o Centro de Saúde de Média Resolutividade Manoel Bezerra da Cunha, atinge uma média mensal de mais de 10 mil exames, cerca de 40% desses pacientes não são cruzeirenses.


Apesar do município de Cruzeiro do Sul não receber dinheiro do SUS (Sistema único de Saúde) para realizar exames laboratoriais, o Centro de Saúde de Média Resolutividade Manoel Bezerra da Cunha, atinge uma média mensal de mais de 10 mil exames, cerca de 40% desses pacientes não são cruzeirenses.

O município de Cruzeiro do Sul possui cerca de 77 mil habitantes segundo o IBGE, mas os moradores de pelo menos outros cinco municípios da região do Vale do Juruá, dependem de Cruzeiro do Sul em praticamente todas as áreas. O Centro de Saúde Municipal da Avenida 25 Agosto, realizou em seu laboratório nos primeiros 6 meses desse ano, 65.618 exames. Segundo o coordenador da Unidade, Osanir Melo, cerca de 40% desse número foram exames realizados em pessoas de outros municípios, inclusive do estado do Amazonas.

O prefeito Vagner Sales entende que não se pode simplesmente dispensar esses pacientes que já estão fugindo da ineficácia do sistema de saúde do Governo do Estado e de seus respectivos municípios. Ele conta que o único jeito é criar uma estrutura cada vez maior para a Secretaria de Saúde, dinamizar o atendimento, modernizar os equipamentos e investir cada vez mais na compra de medicamentos. Atualmente o município recebe do Ministério da Saúde pouco mais de R$ 30 mil para a compra de remédios, mas o que é gasto supera os R$ 200 mil. Além disso, o prefeito Vagner Sales espera a liberação de emendas parlamentares de mais de R$ 1 milhão para a compra de medicamentos.

A aquisição de um novo equipamento para o laboratório do Centro de Saúde da Avenida 25 de Agosto no início da administração do prefeito Vagner Sales, resultou em um salto no número de exames realizados. A média que era de 1500 exames mensais de 10 tipos diferentes, passou para 10 mil diagnósticos por mês, de 38 tipos diferentes. Além disso, o Centro de Saúde também atende com 4 médicos consultando cerca de 100 pessoas, todos os dias.