quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Adesão popular consolida candidatura de Nicolau Júnior

O jovem bacharel em Direito, Nicolau Junior, reuniu um grande número de simpatizantes numa reunião no sábado, em seu comitê eleitoral, depois de uma grande manifestação no centro da cidade.
O jovem bacharel em Direito, Nicolau Junior, reuniu um grande número de simpatizantes numa reunião no sábado, em seu comitê eleitoral, depois de uma grande manifestação no centro da cidade. A militância garantiu apoio e decidiu entrar em campo para consolidar sua candidatura, uma das mais populares desta eleição. O candidato conseguiu a adesão de muitas famílias cruzeirenses e dos municípios do Vale do Juruá que carinhosamente tem disponibilizado espaço em suas residências nos diversos bairros da cidade para seu material publicitário.

A candidatura de Nicolau Junior ganha espaço no Vale do Juruá e em todo o Estado pela mensagem de renovação que está conquistando muitos simpatizantes e também incomodando velhos caciques da política acreana, que tem o agredido verbalmente em algumas localidades onde sua candidatura tem ganhado o apoio da população, como por exemplo o Alto Juruá.

“ Algumas agressões que tenho sofrido é fruto da falta de consciência de políticos que há muito tempo vem sendo eleitos pela população e que não tem honrado com seu compromisso, agora, vendo que o povo quer mudança passam a agredir, inclusive, com ofensas e inverdades sobre minha pessoa. Penso que este tipo de reação vem da minha boa aceitação em áreas antes dominadas por grupos que deixavam de beneficiar a população, em benefício próprio. O povo do alto Juruá está na verdade precisando de representantes que possam defendê-lo, levando melhorias, principalmente pela precariedade da região em que moram ”, afirmou.

Nicolau defende a política pacífica e destaca que está fazendo um trabalho de conscientização da juventude para a necessidade de renovação da política acreana.

“Por esta razão estou candidato por entender que precisamos colaborar para o desenvolvimento do nosso Estado e a política é um instrumento que temos para dar melhores dias aos mais necessitados. Muitos políticos já tiveram várias oportunidades e não fizeram um trabalho para beneficiar esta sofrida população”, disse Nicolau.

Em seu giro pelos municípios Nicolau Junior, sempre junto com o deputado Gladson Cameli, tem conquistado muitas adesões de simpatizantes que concordam com a plataforma de propostas de renovação, com um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida da juventude, aumentando oportunidade de trabalho e a geração de emprego e renda, como também a implementação de mais cursos profissionalizantes para prepará-los para o mercado de trabalho. Melhoria da educação e saúde também fazem parte da plataforma de atuação de Nicolau Junior na Assembleia Legislativa garantindo muita disposição para lutar por melhor atendimento à população.

“ Quero me eleger para que o povo do Juruá tenha um representante na Assembleia Legislativa que possa contar sempre que precisar. Me preparei para isto e estarei a disposição da população e vamos fazer um trabalho de garantir a melhoria dos serviços públicos oferecidos pelo Estado nas escolas, hospitais, no setor de segurança, à população da zona rural, com a manutenção e asfaltamento de ramais, como também de serviços de saúde, além de aprovar leis que beneficiem a população em todos os níveis do cotidiano”, ressaltou Junior.

Prefeitura de Rodrigues Alves investe na recuperação de ramais

O prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Ernilson de Freitas, Burica, fiscaliza pessoalmente o trabalho de recuperação de ramais que está sendo realizado pela prefeitura, com as novas máquinas adquiridas através de convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e apoio do senador Tião Viana.

Burica destaca que nunca os produtores rurais do município viram um trabalho como o que está sendo realizado, enfatizando que o objetivo é tornar os mais de 700 quilômetros de ramais do município trafegáveis durante todo o ano, inclusive no período do inverno, numa parceria do governo Estadual e Federal.

“Na verdade estamos com o trabalho de recuperação muito avançado, graças a Deus e ao apoio do senador Tião Viana e do governo do Estado. Estamos com muitas máquinas e equipamentos novos trabalhando na recuperação dos ramais. Neste momento estamos com mais de cinqüenta por cento do trabalho realizado, pois fizemos duas patrulhas, que iniciaram o trabalho pela beira do rio no acesso a Nova Cintra, Pulcapa, Luzeiro e Paraná dos Mouras. A outra equipe iniciou pelo Ramal da União. Um problema foi a falta de profissionais que estão todos contratados para o trabalho da BR-364, mas conseguimos montar nossa equipe e se Deus quiser até o dia dez de setembro estamos concluindo o trabalho de limpeza em todos os ramais”, afirmou o prefeito Burica que está muito contente em poder melhorar a vida dos produtores rurais.

Burica enfatiza que a abertura dos ramais vai permitir também que a população da zona rural, que vive isolada, possa receber a energia elétrica, através do Programa Luz Para Todos, do presidente Lula.

“Quero parabenizar o presidente Lula e o governo do Estado por ter implantado com sucesso este programa em nosso município, porque facilita a vida do homem da zona rural. Ainda temos malária e muitos deles que já tiveram 4 ou 5 malárias não podem ficar comendo carne salgada. Quando chega a luz se compra uma geladeira, uma televisão e se tem um conforto maior. As pessoas da cidade não tem ideia do que é viver dentro de um ramal, por isso nossa dedicação em tratar com carinho os nossos amigos da zona rural. Quero agradecer ao governador Binho Marques e ao presidente Lula por este programa que já atendeu quase cinqüenta por cento da nossa zona rural. Hoje, Temos energia elétrica do outro lado do Paraná dos Mouras, na comunidade Tiete .Para se ter uma ideia melhor do que estou dizendo temos 5 escolas na zona urbana e 57 na zona rural”, disse Burica.


Burica discute problema das queimadas na Amac

O prefeito Burica participou de uma reunião na sede da Associação dos prefeitos do Acre, em Rio Branco, onde o debate principal foi às queimadas que estão causando diversos problemas a comunidade.

“A estiagem está criando muitos problemas em todo o estado que tem registrado muitos focos de queimada e os prefeitos liderados pelo prefeito Angelin, que é o presidente da Amac, se reuniram para debater o problema e trazer orientações para os agricultores que precisam evitar as queimadas. Ainda esta semana estaremos fazendo uma conversa com as pessoas da zona rural, com apoio do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público do Estado, além de fornecer material para combater as queimadas. Para se ter ideia o problema afeta a floresta, a pastagem e até as cacimbas das escolas que estão secando, sendo necessário aprofundar mais para poder ter água”, disse.

Agradecimento especial ao senador Tião Viana

O prefeito Burica fez um agradecimento especial ao senador Tião Viana que lutoe pela liberação dos recursos junto ao INCRA.

“ Quero agradecer de coração ao nosso senador Tião Viana, em nome de toda a população de Rodrigues Alves, pelo apoio prestado para que o convênio que possibilitou a compra de máquinas e equipamentos que estão garantindo a recuperação dos ramais e melhorando a vida dos produtores que ficavam isolados. Ele ajudou diretamente a população de Rodrigues Alves, principalmente as pessoas da zona rural que não tinham um caminhão para escoar o seu produto. Agora, com as máquinas trabalhando iniciamos um trabalho que está sendo feito com muito carinho parta que os ramais do município possam dar tráfego de inverno a verão. Este ano ainda não vai dar para isto acontecer porque não tinha profissionais para as máquinas porque estavam contratados pela empresas que estão trabalhando na BR-364, mas agora nossa equipe está montada e os produtores já estão vendo o resultado e pela primeira vez os ramais recebem um serviço bem feito”, disse o prefeito.

O prefeito anunciou a construção de uma feira livre para que os agricultores possam trazer seus produtos e ter um local onde vender, fazendo com que o dinheiro circule dentro do nosso município, melhorando a vida das pessoas.

Burica enfatiza que o município de Rodrigues Alves precisa funcionar como um município de verdade e está sendo preparado para melhor atender os cidadãos, destacando algumas conquistas que já estão se tornando realidade, como a instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal que será inaugurada em breve, além de delegado para delegacia, juiz para a comarca, implantação de internet e celular que não tinha e a prefeitura estará adquirindo um terreno para construção do Fórum da cidade.

Pedro Negreiros destaca desenvolvimento de Cruzeiro do Sul e acredita em dias melhores para o Juruá

Mais uma vez visitando Cruzeiro do Sul o ex-empresário e ex-prefeito Pedro Negreiros, que está residindo em Rio Branco por motivo de tratamento de saúde de familiares, fala de sua satisfação de retornar ao município onde viveu a maior parte de sua vida, foi seringueiro, agricultor, exerceu atividades comerciais e foi prefeito por duas vezes.


Único prefeito, nos últimos mandatos, a entregar prefeitura com contas saneadas, Negreiros elogia governos da Frente Popular

Mais uma vez visitando Cruzeiro do Sul o ex-empresário e ex-prefeito Pedro Negreiros, que está residindo em Rio Branco por motivo de tratamento de saúde de familiares, fala de sua satisfação de retornar ao município onde viveu a maior parte de sua vida, foi seringueiro, agricultor, exerceu atividades comerciais e foi prefeito por duas vezes.

“ Sempre estou retornando à Cruzeiro do Sul para visitar familiares e amigos e vejo que o município tem conseguido se desenvolver nos últimos anos com o trabalho de alguns prefeitos e governadores. Entendo que cada um deles individualmente tem dado sua contribuição para o crescimento do município”, disse.

Pedro Negreiros relembra o trabalho do ex-governador Orleir Cameli que fez importantes investimentos quando foi prefeito e governador do Estado, do ex-prefeito Aluizio Bezerra que fez importantes investimentos na área da saúde e infra-estrutura, do prefeito César Messias, que revitalizou o centro da cidade, da prefeita Zila Bezerra e agora o prefeito Vagner Sales. É uma sequência que gera o desenvolvimento e iniciou com outros prefeitos como o saudoso Moacir Rodrigues que trabalhou muito por esta terra.

O ex-prefeito destaca a importância de Cruzeiro do Sul para o Estado do Acre, lembrando diversas autoridades filhos da terra que exercem cargos importantes na administração pública, contribuindo com o Estado, citando o vice-governador César Messias, o desembargador Arquilau de Castro Melo, na presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC), Orlando Sabino, na superintendência do SEBRAE, Mâncio Cordeiro, na Secretaria da Fazenda, Maria Correia, na Secretaria de Educação, Cristóvão Messias no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o desembargador Pedro Ranzi, que apesar de não ser cruzeirense foi professor, prefeito e juiz da cidade por muito tempo, além de 5 parlamentares na Câmara Federal e 8 na Assembleia Legislativa, onde o deputado Edvaldo Magalhães é o atual presidente.

De sua administração à frente da prefeitura Pedro Negreiros guarda boas recordações destacando que a maior satisfação foi atender à população da melhor maneira possível, cuidando com seriedade do recurso público, fazendo obras importantes, deixando as contas saneadas e recursos para o prefeito eleito.

“ Muitas coisas foram realizadas como a regularização de terrenos urbanos nos bairros Cruzeirão, Cruzeirinho, Manoel Terças, Mâncio Lima, Aeroporto Velho, que foram comprados pela prefeitura, documentados e distribuidos as pessoas pelos prefeitos que me sucederam, isso me deixou uma satisfação muito grande. Quando cheguei na prefeitura tinha apenas dois telefones. Fizemos uma organização administrativa – aquisição de central telefônica, computadores, veículos - foi outra contribuição para a melhoria do atendimento à população. Ainda hoje tem aquele caminhão pipa que é usado pela prefeitura. Entregamos a prefeitura com as contas saneadas e recursos oriundos de convênios celebrados nos meses de novembro que foi usado para asfaltamento de ruas. Deixamos tudo pronto e o dinheiro não precisou ser devolvido porque a burocracia exigida pela fiscalização estava atendida. Então, fizemos nosso dever e isso foi muito prazeroso”, afirmou.


Ainda lembrando de sua administração na prefeitura destacou obras importantes com a construção de muitas escolas, investimento no apoio a professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) que se deslocavam de Rio Branco para lecionar no Campus de Cruzeiro do Sul, para os professores de Porto Walter e Thaumaturgo que naquele tempo eram vilas do município.

“ Com referência a educação observo que a maioria das pessoas aprovadas nos concursos públicos são pessoas de outros estados. Então, sinto que é uma situação que precisa de atenção para que nossos estudantes possam ser aprovados e assumir os cargos públicos do nosso Estado. Nada contra as pessoas de fora que vem contribuir com nosso Estado, a exemplo de juízes e delegados que muito bem exercem suas funções”, disse.

O atual momento do Estado do Acre e a administração da Frente Popular foram destacados pelo ex-prefeito que parabenizou o trabalho do ex-governador Jorge Viana, do atual Binho Marques e também do senador Tião Viana que lidera as pesquisas de opinião e deve ser o próximo governador, ganhando a eleição no primeiro turno.

“ É notório o desenvolvimento do Acre nos últimos doze anos de administração da Frente Popular. As obras de pavimentação da BR-364 são com certeza uma das grandes obras do governo, principalmente pelas dificuldades da região. Mas, da maneira que está sendo realizada o próximo governador vai concluir, apesar de ser uma estrada que vai precisar sempre de manutenção. Tenho esperança de ver essa estrada concluída. O governo da Frente Popular investiu muito no Juruá, nos vários setores – Educação, Saúde, infra-estrutura e na minha opinião precisa ter continuidade. A ponte sobre o Rio Juruá é uma realidade que me deixou emocionado e é de muita importância, por exemplo, estamos com problema de trazer mercadorias para o Estado porque ainda não tem uma ponte no Rio Madeira. Os caminhoneiros passam mais de trinta horas para atravessar o rio de balsa porque o rio está seco e isso dá muito prejuízo à população”, disse.

A estrada que vai ligar o Juruá a Pucalpa, no Peru, ainda é um sonho do ex-prefeito que lembra há 60 anos passados, no governo Valério Caldas, já existia um traçado e se falava de chegar ao Boqueirão da Esperança que é a divisa com o Pucalpa.

“ Ainda quero assistir a inauguração desta estrada. É como digo, o desenvolvimento chega pela sequência do trabalho de cada governo. Tenho esperança, a exemplo da Transoceânica, iniciada no governo Fernando Henrique e concluída pelo presidente Lula que ligou o Acre ao Peru. Construir a estrada até Pucalpa é uma necessidade da nossa região”, afirmou.

Família de ribeirinhos sofre atentado no rio Juruá

O agricultor José Anasildo de Melo, de 37 anos, estava conduzindo uma embarcação com cerca de 9 nove pessoas vinda do mirim, quando por conta de um defeito mecânico, encontrou dificuldades de chegar as margens do rio Juruá.
O agricultor José Anasildo de Melo, de 37 anos, estava conduzindo uma embarcação com cerca de 9 nove pessoas vinda do mirim, quando por conta de um defeito mecânico, encontrou dificuldades de chegar as margens do rio Juruá. Neste momento, segundo ele, avistou outra embarcação com homens desconhecidos, que ao se aproximarem os atacaram com violência, fazendo com que todos fossem lançados na água.

A agricultora Ercília Gomes, de 35 anos, foi uma das vitimas atacadas. Segundo ela, o momento foi aterrorizante. A impressão que teve foi que todos iriam morrer. A sorte, segundo ela, veio quando os moradores próximos ao local auxiliarem na retirada deles da água. “fomos tiradas da água puxadas pelos cabelos, já quase mortas. Minha mãe tem mais de 60 anos, ela só não morreu porque meu marido a segurou todo o tempo que estávamos no rio.”

As vítimas já estiveram na Delegacia de Polícia para prestarem depoimentos sobre o ocorrido e tentar encontrar os possíveis acusados que ainda não foram identificados.
Dayana Maia