quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Frente Popular debate plano de governo com a sociedade

Tião Viana, candidato a governador, Edvaldo Magalhães e Jorge Viana, companheiros na disputa pelas duas vagas do Senado, conversaram com dirigentes de entidades esportivas na noite de quarta-feira. Atletas e professores de educação física entregaram um documento sugerindo a construção de um centro olímpico.


Candidato a governador, Tião Viana assume suas prioridades como “compromissos de vida”

Tião Viana, candidato a governador, Edvaldo Magalhães e Jorge Viana, companheiros na disputa pelas duas vagas do Senado, conversaram com dirigentes de entidades esportivas na noite de quarta-feira. Atletas e professores de educação física entregaram um documento sugerindo a construção de um centro olímpico.
“Os programas de incentivo ao esporte renderam bons frutos”, comentou Jorge Viana ao encontrar campeões que começaram a carreira com apoio dos projetos de incentivo ao esporte criados quando ele foi prefeito e também governador (1999-2006).
Junto com Edvaldo Magalhães, Tião Viana também falou sobre seu Plano de Governo para os juízes e outros servidores da Justiça acreana, atendendo convite do presidente da Associação dos Magistrados do Acre, Giordano Dourado. “Participo desse debate com alegria porque tenho a democracia como valor de vida”, disse Tião Viana.

Bolsas universitárias para estudantes carentes

Na casa da líder comunitária Alda Amorim, no bairro Santa Cecília, Tião e Edvaldo conversaram com líderes comunitários. Eles assumiram o compromisso de executar um grande programa de bolsas de estudo para o ensino superior. “Os filhos de vocês vão ter as oportunidades que vocês não tiveram”, disse Edvaldo Magalhães.
Os candidatos da Frente Popular estiveram também na casa do empresário Rui Silva, o Ruizão, no Conjunto Universitário, para reafirmar seus compromissos de governo para os moradores do bairro.

Tião, Edvaldo e Jorge foram os convidados especiais de um evento de campanha do deputado estadual Luís Tchê, candidato à reeleição, que reuniu quase 500 militantes na sede do Juventus.

Ainda na quarta-feira, Tião Viana foi o convidado do programa “Boa Tarde Rio Branco”, na TV Rio Branco, onde afirmou: “Nossos compromissos são compromissos de vida. Da pavimentação de todas as ruas do Acre até a industrialização, tudo será realizado porque Jorge Viana e Binho Marques, como governadores, já fizeram as bases desse futuro”.
(Assessoria de Imprensa do Comitê Tião Viana Governador)

Bocalom visita Cruzeiro e Petecão, Sena Madureira.

O candidato a Governo da Coligação Liberdade e Produzir para Empregar, Tião Bocalom(PSDB), voltou a Cruzeiro do Sul esta quinta-feira((9)para mais um contato direto com a população da capital do Juruá.Logo cedo pela manhã, Bocalom esteve no comércio local ,onde teve a oportunidade de falar com milhares de pessoas e expressar seu agradecimento pela receptividade que sua candidatura vem recebendo nesta reta final de campanha.
O candidato a Governo da Coligação Liberdade e Produzir para Empregar, Tião Bocalom(PSDB), voltou a Cruzeiro do Sul esta quinta-feira((9)para mais um contato direto com a população da capital do Juruá.Logo cedo pela manhã, Bocalom esteve no comércio local ,onde teve a oportunidade de falar com milhares de pessoas e expressar seu agradecimento pela receptividade que sua candidatura vem recebendo nesta reta final de campanha.Para o candidato, nada é mais compensador que a aceitação que a mensagem da oposição vem recebendo junto ao povo em geral, ”que tem manifestado o desejo claro de mudar e voltar a produzir”.Aliás, a proposta de retomada da produção,segundo o candidato, é a que vem tendo a maior ressonância, principalmente junto a juventude,que vê na produção rural uma forma de criar emprego e gerar renda.

Bocalom disse que o Juruá é uma das prioridades de seu Governo pela importância econômica, política e social que a região representa em todo o Estado. É no Juruá onde o candidato pretende, caso eleito, concentrar seu esforço de retomada da produção rural de gêneros de primeira necessidade como arroz, feijão e milho,que hoje estão sendo comprados a preços absurdos no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. De acordo com o candidato, a falta de uma política agrícola que garantisse a distribuição de sementes, a assistência técnica , o preço mínimo e a manutenção dos ramais para distribuição da produção fez com que muitos produtores rurais deixassem o ramo e fossem tentar outra ocupação. Com isto, disse Bocalom, o abandono do meio rural encareceu produtos e deixou o Acre numa dependência extrema principalmente de Rondônia, que passou a concentrar não só o comércio , mas também o transporte dos produtos essenciais para os acreanos.

Em Cruzeiro, Bocalom afirmou que a BR 364 terá a prioridade que merece como elo de integração definitiva com o resto do Brasil, ”e não como peça de manipulação e chantagem política”. Em sua visita ao mercado municipal, Bocalom falou que vai desenvolver uma política de desburocratização, desoneração e facilitação da vida dos pequenos comerciantes e micro empresas em geral.O objetivo, conforme o candidato, é estimular a criação de novas empresas genuinamente acreanas que possam criar postos de trabalho, aumentar a circulação de riquezas e a própria arrecadação local.

Em seguida, ao meio-dia Bocalom concedeu uma entrevista especial a uma estação de rádio local onde felicitou a região pela realização da Expo-Juruá. Uma iniciativa, segundo ele, que tem tudo a ver com o espírito empreendedor que pretende imprimir em seu futuro Governo.

Petecão

Dando continuidade a série de visitas que vem realizando em todos os municípios do Estado, o candidato a Senado Federal, Sérgio Petecão(PMN), esteve esta quarta-feira em Sena Madureira para diversas reuniões com lideranças, aliados e simpatizantes de sua candidatura. Sena, aliás, é um dos municípios-chave para qualquer candidatura majoritária por sua importância político eleitoral e o papel que o município desenvolve na economia acreana. Em todas as reuniões e palestras, Petecão tem dito que pretende ser o senador independente, de todos os acreanos, sem distinção político-partidária. E garantiu que vai continuar canalizando recursos para Acre, como vem fazendo como deputado federal , para melhorar a qualidade de vida no Estado.”Como senador da República meu compromisso vai continuar sendo com os 22 municípios acreanos e sua população”, resumiu.

Petecão voltou a alertar para que a população vote em candidatos com identidade própria e ação política definida,”do contrário se corre o perigo de votar em pessoas manipuladas pelos poderosos”.E voltou a defender a escolha de nomes que tenham o reconhecimento e prestígio político junto á população,” e não de pessoas que queiram se eleger na garupa dos famosos”. Ele lembrou ainda que o Acre já teve esta experiência que, politicamente, “não rendeu os frutos esperados, muito pelo contrário”. E disse que um senador da oposição em Brasília vai servir de equilíbrio ao conjunto de forças políticas do Estado, até mesmo para reforçar o jogo democrático e consolidar os novos grupos políticos atuantes.”É sempre bom ter dois lados para saber o que escolher e com quem anda a verdade”.

Focos de incêndio continuam em CZS

A fumaça volta a tomar conta do céu de Cruzeiro do Sul e a população ainda não sensibilizou-se quanto a responsabilidade do problema, já que uma parte da fumaça advêm de queimadas feitas pela própria comunidade. O corpo de bombeiros atendeu diversas ocorrências, dentre elas, uma na Avenida Copacabana, próximo ao clube Feshow.
A fumaça volta a tomar conta do céu de Cruzeiro do Sul e a população ainda não sensibilizou-se quanto a responsabilidade do problema, já que uma parte da fumaça advêm de queimadas feitas pela própria comunidade. O corpo de bombeiros atendeu diversas ocorrências, dentre elas, uma na Avenida Copacabana, próximo ao clube Feshow.

O fogo segundo informações dos bombeiros foi iniciado quando um morador decidiu queimar entulhos no quintal de casa, e o fogo acabou alastrando-se para os arredores.

Além disso, a corporação desdobra-se para também conter os focos de incêndio, na zona rural da cidade. Uma grande queimadas foi registrada no ramal Burtirana. O fogo tomou conta de muitos hectares. Os bombeiros começaram a conter as chamas por volta do meio dia e quando conseguiram apagar por completo já era noite.

Dayana Maia

A polícia ainda investiga morte de moradora da BR. 364

Segundo o departamento de polícia, a mulher estava no chão com um fio de energia amarrado ao pescoço. A família soube da morte de Andrelina pelo próprio marido, que até o momento o principal suspeito.
Segundo o departamento de polícia, a mulher estava no chão com um fio de energia amarrado ao pescoço.

A família soube da morte de Andrelina pelo próprio marido, que até o momento o principal suspeito. Ele fugiu do local em companhia de amigos e só depois se apresentou, alegando que ela havia cometido suicídio. Baseado nisso, o delegado da Delegacia de Proteção a Mulher de Cruzeiro do Sul, Odilon Neto, vai aguardar os resultados periciais do local onde ocorreu o crime, e também o exame cadavérico para assim poder concluir as investigações e desvendar se de fato o marido de ser o autor do homicídio ou se a mulher cometeu mesmo suicídio.

Moradores da Vila Lagoinha na BR-364 em Cruzeiro do Sul chegaram a bloquear a rodovia por várias horas no início da semana para chamar a atenção das autoridades quanto à falta de segurança na comunidade. A medida segundo o moradores foi tomada por conta da morte da jovem Andrelina Gomes Figueiredo, 18 anos, que foi encontrada morta dentro de casa ao lado de seu filho de 2 anos de idade.
Dayana Maia

09 de Setembro: Dia do Administrador

No dia 09 de Setembro comemora-se o dia do administrador. Como professor do curso de administração e administrador, não poderia deixar de registrar esta importante data.
No dia 09 de Setembro comemora-se o dia do administrador. Como professor do curso de administração e administrador, não poderia deixar de registrar esta importante data.

Segundo dados do Conselho Federal de Administração, órgão responsável pela fis-calização do exercício profissional, a profissão de Administrador no Brasil completa 45 anos de regulamentação no dia 09 de setembro de 2010. Ao todo, o País tem hoje cerca de 1,8 milhões de bacharéis em Administração. Quatro décadas após a aprovação da Lei 4.769/65, que regulamentou a profissão, o curso de Administração atrai hoje mais estudantes do que qualquer outra área. Tanto o aumento da procura pela graduação, como a demanda do mercado de trabalho pelos profissionais da área, reflete o reconhecimento conquistado pela profissão no Brasil.

Nestes 45 anos de nossa profissão, os administradores conquistaram espaço em di-versas áreas de atuação e o respeito da sociedade brasileira. A população, aos poucos, toma consciência sobre o valor e a importância do trabalho do administrador profissional para a criação de organizações mais fortes e sustentáveis.

A administração prioriza a qualidade de gestão nas empresas, criando organizações com ambientes de trabalho que possibilitam o aprendizado, a experiência profissional e a maximização dos recursos disponíveis.

Na realidade poderíamos definir o administrador como um gestor de recursos: Re-cursos Humanos (as pessoas); Recursos Tecnológicos (as máquinas e equipamentos); Re-cursos Materiais (as matérias-primas, peças e estoques em geral); Recursos Financeiros (o capital de giro e as fontes de financiamento); Recursos Mercadológicos (pesquisas, divul-gação e propaganda); entre outros...
Objetivos e recursos são conceitos centrais na definição de organização e também de administração. A administração é um processo dinâmico, que consiste em tomar decisões sobre os usos dos recursos, para a realização dos objetivos.
O processo de administrar compreende quatro funções básicas:
• Planejamento: processo de escolha dos objetivos e metas a serem alcançados;
• Organização: referente à disposição e alocação de recursos necessários para realiza-ção dos objetivos;
• Direção: trata-se da execução dos planos, a liderança e a motivação da equipe; e
• Controle: Controlar é a função que consiste em comparar as atividades realizadas com as atividades planejadas. É a avaliação do trabalho executado.

Para Peter Drucker, o pai da Administração moderna: “Se é que existe uma nova e-conomia, ou seja lá o que for, só vamos saber dentro de alguns anos. Mas, uma coisa é cer-ta: essa economia (e sua sociedade) será organizada na e pela Administração, pois o seu principal recurso será – e na realidade já é – o conhecimento. Transformar a informação em conhecimento e este em ação efetiva é a função específica do administrador e da administração. De fato, o conhecimento somente se tornou o recursos principal da econo-mia – em substituição aos recursos tradicionais dos economistas, Terra, Trabalho e Capital – devido à emergência da administração”.

César Gomes de Freitas é Professor Universitário e articulista do jornal Voz do Norte.(e-mail: cgfreitas@cesd.br)

Coligação realiza bandeiraço no 7 de setembro

A tarde da terça-feira em Rio Branco foi palco de um enorme bandeiraço em frente do Comitê Central da Coligação Liberdade e Produzir para Empregar, localizado na antiga Sabenacre, na Via Chico Mendes. Milhares de simpatizantes, correligionários e amigos foram levar apoio aberto à mensagem aos candidatos da oposição e sua mensagem de renovação e mudança nos quadros políticos do Acre para os próximos 4 anos.
A tarde da terça-feira em Rio Branco foi palco de um enorme bandeiraço em frente do Comitê Central da Coligação Liberdade e Produzir para Empregar, localizado na antiga Sabenacre, na Via Chico Mendes. Milhares de simpatizantes, correligionários e amigos foram levar apoio aberto à mensagem aos candidatos da oposição e sua mensagem de renovação e mudança nos quadros políticos do Acre para os próximos 4 anos.

A intensa movimentação de bandeiras e o som dos jingles contagiou a população, que de dentro dos carros e ônibus que passavam faziam questão de demonstrar sua solidariedade e posicionamento político.”Foi um enorme sucesso e prova que a mensagem da oposição já está nos corações e mentes do povo”, disse o candidato a Governo, Tião Bocalom(PSDB).
Bocalom , aliás, foi alvo de intensa manifestação de carinho do povo, dentre eles jovens, crianças e adultos que passavam rumo as comemorações de 7 de Setembro que se realizaram na Arena da Floresta. Foram milhares de acenos, apertos de mão , abraços e sobretudo a declaração espontânea de votos que marcaram um dos momentos mais marcantes da campanha nestas eleições de 2010. Bocalom disse que as declarações e manifestações do bandeiraço vieram comprovar a rota ascendente que a campanha vem conseguindo nestas últimas semanas.Um aumento de aceitação popular, segundo ele, que veio para marcar uma mudança significativa nos rumos da eleição.”Sem dúvida alguma, a campanha tomou um novo significado depois que vários acontecimentos vieram fortalecer e consolidar a mensagem da oposição junto à população acreana”, disse.

Conhecido por sua informalidade e apelo popular, o candidato a Senado Federal, Sérgio Petecão (PMN) era um dos mais solicitados pelo povo, sobretudo crianças e jovens que sempre demonstraram uma afeição gratuita pelo candidato desde o início de sua vida pública. Petecão afirmou que pretende ser o senador de todos os acreanos e ajudar os municípios do Estado independente do partido político, como vem fazendo como deputado federal.”Quero contribuir para aumentar os recursos da União em benefício do Acre”, afirmou. E confirmou que será um senador independente, ”para elogiar ou criticar conforme a situação”. Por isto mesmo, Petecão pediu a população que vote em um senador que tenha identidade própria e ,” não queira ser eleito na garupa dos poderosos apenas para ser manipulado depois”.


Pastores

Ontem pela manhã, Bocalom o seu vice, o apóstolo Ildson, estiveram reunidos com 32 pastores da Assembléia de Deus na Afeletro. Na oportunidade, Bocalom falou sobre a importância de ter um vice evangélico na chapa e tratou de divulgar uma vez mais seu plano de Governo.Ele disse aos pastores que a retomada da produção vai ser a grande chance do Acre recriar postos de trabalho e voltar a gerar renda. Para tanto, ele pretende estimular a distribuição de sementes, a assistência técnica rural e a abertura de ramal para distribuição dos produtos. Para Bocalom, a simples volta da produção local de grãos como arroz, feijão e milho vai diversificar e baratear os alimentos da mesa do trabalhador , colaborando decisivamente para uma população mais satisfeita e sadia. ”É um compromisso que tenho com o povo do Acre, sobretudo os mais carentes “, finalizou.

A campanha da união

Os candidatos da Frente Popular ao governo e às duas vagas ao Senado fizeram, no início desta semana, caminhada no bairro Airton Sena junto com o prefeito Raimundo Angelim e mais 400 militantes.
Pequenos produtores, moradores de Rio Branco e idosos abraçam Tião, Edvaldo e Jorge

Tião, Jorge e Edvaldo foram recebidos com animação e carinho pelos moradores do bairro. Alguns eram amigos de longa data, como Janiton Alves que, com apenas um braço, foi campeão de Kung Fu disputando com atletas sem deficiência. Para participar da disputa, Janilton contou com apoio do estado quando Jorge Viana era governador, ainda no seu primeiro mandato (1999-2002).

No feriado de 7 de Setembro, a Frente Popular fez campanha na área rural. Tião Viana e os candidatos ao Senado visitaram pequenos produtores do Ramal Samaúma, Plácido de Castro, e do ramal Nova Aldeia, em Senador Guiomard. Eles puderam conferir os bons resultados da agricultura de base familiar e o sucesso do cultivo de frutas junto com seringueiras. “Nós vamos apoiar intensamente essa produção agro-florestal. Os números mostram que ela é altamente rentável”, disse Tião Viana.

Ontem pela manhã, os candidatos da Frente tiveram uma reunião especialmente calorosa com 200 idosos, homens e mulheres, em Rio Branco. Tião Viana anunciou um programa que vai garantir remédios de graça nas casas das pessoas carentes ou portadoras de necessidades especiais com mais de 60 anos.

Antes, na noite de segunda-feira, Tião, Edvaldo e Jorge prestigiaram o jornalista e escritor Sílvio Martinello no lançamento do seu novo livro, “Acre - onde o vento faz curva”.

Educação é a base da plataforma de Jonas Filho

O professor Doutor Jonas Filho, ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), por dois mandatos consecutivos, esteve no Juruá divulgando sua candidatura a Assembleia Legislativa e mostrou suas propostas em visitas à universitários, estudantes e a população em geral.
Jonas Filho considera ter feito um bom trabalho em sua trajetória de professor universitário e reitor pela capacidade de articular, fazer parcerias na busca de recursos, experiência que o credenciam à disputa de uma vaga no parlamento.

“ Recebi um convite da Frente Popular, através do senador Tião Viana e do Ex-governador Jorge Viana, que disputam a chapa majoritária e depois de consultar amigos e familiares decidi aceitar mais um desafio, convicto de ser um educador preparado. Todas as minhas práticas se norteiam no pressuposto da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Trilhei este caminho em todos os momentos da minha vida” , ressaltou.

A plataforma de trabalho do professor Jonas Filho, tem a educação como alvo principal.
“ Na condição de Reitor eleito por dois mandatos, participei de vários debates relacionados ao ensino e tive a oportunidade de conhecer a fundo a proposta do Governo Federal para a educação em seus vários níveis”, lembrou,
Jonas Filho acredita na educação como base de qualquer projeto social, destacando que sempre esteve ao lado dos que defenderam o ensino público, gratuito e de qualidade e contra as tentativas de privatização das universidades e a mercantilização do ensino.

“ Através de parcerias com o Governo do Estado e Prefeituras ajudei a qualificar milhares de professores das redes de ensino fundamental e médio, contribuindo para a melhoria dos índices de avaliação do MEC no Estado, e proporcionando melhores condições de vida aos professores. Com apoio do Senador Tião Viana e da comunidade universitária, implantei o curso de Medicina da Ufac. Dentre outros implantei também os cursos de Química, Física, Música, Artes Cênicas e os Mestrados em Letras, História e Desenvolvimento Regional. No mesmo período, dupliquei o número de vagas na Ufac, o número de construções físicas, o de contratação de professores, orçamento e investimento em geral”, disse.

Destacando ainda seu trabalho na Ufac, Jonas Filho, lembra que tornou o Vestibular o mais barato e acessível do Brasil - com taxa de R$ 30,00 - reformou e aparelhou o Restaurante Universitário (RU), implantou o projeto Conexões de Saberes, oferecendo bolsa de estudo para alunos de origem popular e criou o Núcleo de Assistência e Inclusão (MAI) para apoiar os alunos portadores de necessidades especiais, bem como, o Núcleo de Direitos Humanos e Combate a Homofobia (Nudicho), contra a discriminação e violência homofóbica, além de num trabalho de equipe, inaugurar o curso superior em todos os municípios, possibilitando oportunidade aos jovens e satisfação ás famílias que deixaram de ver menos, seus filhos partindo de casa em busca de estudos em cidades distantes.

“ Como deputado Estadual, quero e posso fazer mais. Quero lutar, propor e defender projetos que garantam a manutenção de estudantes de origem popular nas escolas, em todos os níveis, através de bolsa de estudo, que garantam a qualidade do ensino, equipando as escolas com materiais didáticos atualizados e programas pedagógicos inovadores. Quero lutar e defender projetos que valorizem, qualifiquem e remunerem bem o profissional em educação, pois acredito que a educação faz vencer”, finalizou.

Seleções já se preparam para o Copão do Vale do Juruá

A competição que envolve selecionados com os melhores jogadores de cada município da região faz parte das comemorações do aniversário da cidade de Cruzeiro do Sul. Oito times estarão disputando jogos de grande rivalidade no Estádio Cruzeirão em busca do título.
A competição que envolve selecionados com os melhores jogadores de cada município da região faz parte das comemorações do aniversário da cidade de Cruzeiro do Sul. Oito times estarão disputando jogos de grande rivalidade no Estádio Cruzeirão em busca do título.

O Copão do Vale do Juruá voltou a ser realizado em Cruzeiro do Sul, a partir do ano passado, sendo mais uma competição esportiva a ser valorizada pela administração do prefeito Vagner Sales na tarefa de melhorar o esporte na cidade, como forma de incentivar os jovens a pratica de esportes e proporcionar momentos de lazer aos torcedores. O Departamento Municipal de Esportes em parceira com a Liga Cruzeirense de Futebol (LCF) preparam os jogos para o período de 20 a 27 de setembro.

As oito equipes estarão divididas em dois grupos: Grupo “A” tem Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Guajará e Taumaturgo. No Grupo “B” Ipixuna, Tarauacá, Mâncio lima e Porto Walter. Os dois melhores de cada grupo se enfrentam na semi-final e os vencedores fazem a grande final no dia, 27 de setembro.

A Seleção de Cruzeiro do Sul que tem o apoio da Prefeitura, já está treinando há mais de uma semana sob o comando do treinador Carpegiane Maia, que foi o auxiliar técnico do Náuas vice-campeão acriano. Para facilitar a freqüência dos 35 jogadores convocados, já que a maioria possui outras ocupações, os treinos estão acontecendo a partir das 18h.

O chefe do departamento de esportes da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Camilo Secundes, explica que a valorização das competições esportivas no município, principalmente o Campeonato Cruzeirense, já tem surtido efeito se refletindo no grande número de jogadores com bom nível técnico e profissional, capazes de integrar a Seleção Cruzeirense. Secundes diz ainda que a organização está tomando todos os cuidados para que seja realizada uma competição de alto nível, já que o objetivo é comemorar o aniversário de Cruzeiro do Sul e atrair um grande número de torcedores no Estádio Cruzeirão.

Veja a lista dos jogadores convocados:

Goleiros: Agenildo, Gilmar e Douglas
Laterais: Coida, Airton, Zezinho, Dias e Rone
Zagueiros: Flávio, Aslan, Nena, Edmildes, Marcondes e Van
Volantes: Piau, Danielson, Pequeno, Galego, Janderson, Zé dos Santos
Meio Atacantes: Bergson, Valdecir, Fladson, Bruno, Valdo, Marconilson, Dhek, Jaime
Atacantes: Luiz Henrique, Jarbinha, Vianez, Harrison, Cledson, Gringo e Leinilson