sábado, 11 de setembro de 2010

6ª Expoacre Juruá movimenta economia e promove desenvolvimento da região

O governador Binho Marques participou da abertura da Expoacre Juruá, que começou na última quinta-feira, 09, e encerra neste domingo, 12 de setembro, em Cruzeiro do Sul. São 200 expositores que nesse período estarão consolidando a feira como um evento de negócios e oportunidades.
Escrito por Edmilson Ferreira e Flaviano Schneider
Foto: Gleilson Miranda/Secom
Na abertura do evento, governador Binho Marques visitou empreendimentos e público aprovou a feira que começou com show da dupla César Menotti e FabianoO governador Binho Marques participou da abertura da Expoacre Juruá, que começou na última quinta-feira, 09, e encerra neste domingo, 12 de setembro, em Cruzeiro do Sul. São 200 expositores que nesse período estarão consolidando a feira como um evento de negócios e oportunidades. Ao chegar em sua 6ª edição, a Expoacre Juruá não será mais realizada na avenida Mâncio Lima. A partir do ano que vem, o evento ocorrerá na área de shows da Arena do Juruá, na Estrada do Aeroporto. "Esta feira mostra que o Vale do Juruá pode ser um polo de desenvolvimento", disse o governador.
A área de rodeios foi transferida para a rua Copacabana, que fica a apenas 50 metros da avenida Mâncio Lima. Pelo menos 40 montarias estarão apresentadas. O prêmio total é de R$ 12,5 mil para as melhores colocações. Todo o evento é realizado em parceria com o Sebrae e várias outras instituições. Binho esteve no Salão do Turismo, que conta com presença marcante do trade turístico de Rio Branco, e no stand de artesanato, onde se encontrou com antigos conhecidos, como o marcheteiro Maqueson Pereira.

A Expoacre Juruá é o maior e mais importante evento da região fora o Novenário de Nossa Senhora da Glória. Com a BR-364 em boas condições, a previsão é que o número de visitantes, que já não é pequeno, cresça e, relação ao ano pasado. A mostra confirma a tendência de crescimento e investimento do Juruá: o Parque Industrial apresenta produtos de vinte empresas de Rio Branco, que veem na Expoacre novas oportunidades para seus negócios. Um estande explica como funciona a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que já é tida como sucesso total: a empresa administradora da ZPE, denominada AZPE, abriu inscrições para que empresas se manifestassem quanto ao interesse em participar do projeto. "A expectativa era de ter 14 ou 15 empresas, mas 27 se manifestaram interessadas", comemorou César Dotto, secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia.

A natureza empreendedora está por todos os lados. José Bezerra da Silva irá patentear a "bola de caititu", equipamento que serve para moer macaxeira para ser torrada. Bezerra está com sua invenção em exposição na feira.

Show da dupla César Menoti e Fabiano agrada ao público presente na Expojuruá

Os organizadores da Expoacre Juruá acertaram na escolha do show na noite de abertura, na opinião dos que foram prestigiar a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano. Misturando moda de viola, música sertaneja e pop, músicas antigas e atuais, a dupla conseguiu agradar ao público e muitos até mesmo entraram no ritmo e dançaram.

A dupla faz sucesso no Brasil desde 2005 quando lançou o CD/DVD ‘Palavras de amor' e logo sucesso como ‘Leilão', ‘Caso marcado' e ‘Mensagem pra ela'. A canção ‘Caso por Acaso', lançada em 2007 chegou a ser a mais tocada nas rádios brasileiras.
O estudante João Santos disse que é fã da dupla desde o lançamento do primeiro CD e vibrou ao saber que o show de abertura seria dela. "Eu sou fã da dupla desde o primeiro CD que lançaram. Estou curtindo demais."

Binho inaugura IML e entrega barcos em Cruzeiro do Sul

O governador Binho Marques inaugurou nesta sexta-feira, 10, o Instituto Médico Legal (IML) de Cruzeiro do Sul, instalado anexo ao Hospital do Juruá em espaço anteriormente ocupado como depósito da unidade de saúde


Criação do instituto atende a uma antiga reivindicação da comunidade e impõe um novo momento no sistema de segurança pública dos vales do Envira/Tarauacá e Juruá

O governador Binho Marques inaugurou nesta sexta-feira, 10, o Instituto Médico Legal (IML) de Cruzeiro do Sul, instalado anexo ao Hospital do Juruá em espaço anteriormente ocupado como depósito da unidade de saúde. O Governo do Acre, através da Secretaria de Estado da Polícia Civil, atende a uma antiga reivindicação da comunidade e impõe um novo momento no sistema de segurança pública dos vales do Envira/Tarauacá e Juruá ao implantar o IML com três médicos legistas e funcionários devidamente capacitados ao melhor atendimento da população.

Entre outros ambientes, o IML possui recepção, sala de exame de corpo de delito e necropsia e não atuará isoladamente, mas está no âmbito do complexo de equipamentos da Polícia Técnica, como o laboratório de DNA que em breve estará em operação em Rio Branco. Fundamentalmente, o IML acaba com situações de constrangimento e possível revitimização que ocorriam quando o serviço era demandado: havia certo desconforto pelo uso dos hospitais para exames da medicina legal em suspeitos de crimes. "É um serviço muito importante não só para Cruzeiro do Sul como para toda esta região", disse o governador. Após mais de 100 anos de fundação, é a primeira unidade de medicina legal implantada em Cruzeiro do Sul.

O IML, de acordo com o promotor Iverson Bueno, do Ministério Público Estadual, trará processos melhor construídos, o que acabará com a impunidade. Laudos imperfeitos permitiam que até crimes tidos como hediondos resultassem em penas brandas, em geral de prestação de serviço comunitário. "Era um sonho que agora se torna realidade", declarou o promotor. "Significa uma revolução no atendimento policial", afirmou o Delegado Geral de Polícia Civil, Emylson Farias. "Estamos criando um instrumento de acabar com a impunidade", completou o coordenador estadual da Polícia Técnica, Jessélio Medeiros. O Instituto Médico Legal, mais conhecido pela sua sigla IML, é um instituto brasileiro responsável pelas autópsias e laudos cadavéricos para Polícias Científicas de um determinado Estado na área de Medicina Legal. É um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e vinculado à Policia Técnica.

Ali são realizados, além das autópsias, vários outros exames de corpo de delito e demais perícias como exame de lesões corporais, de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exame de constatação de violência sexual, de sanidade mental, de constatação de idade, exame de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessem à Justiça Criminal e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Lega

Ainda dentro da política de levar o Acre a ter o melhor sistema de segurança pública da Amazônia, o governador entregou dez barcos de pequeno porte movidos a motor rabeta de 13HP para o trabalho policial juntos às comunidades ribeirinhas. A Secretaria do Estado de Polícia Civil investiu, com recursos próprios, R$ 40 mil na aquisição das embarcações, as quais se constituem no melhor meio de navegação nos rios do Acre neste período de verão, quando a calagem é baixa. Os barcos são em madeira cedro agno, capaz de durar dez anos. "Os olhos da territorialização devem voltar-se para a comunidade ribeirinha", disse a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina.
O Vale do Juruá tem recebido grandes investimentos no governo Binho Marques. O setor de segurança está completamente transformado: há poucos anos, toda a região era atendida por apenas um delegado e hoje são seis. Pelo menos cinco novos veículos terrestres foram repassados às unidades policiais de Cruzeiro do Sul e adjacências. Além disso, o governo inaugura nos próximos dias a nova delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro, que entra em operação com o novo modelo de segurança adotado pelo Estado.
Escrito por Edmilson Ferreira
Foto: Gleilson Miranda/Secom

Candidatos da Frente movimentam Feijó e Tarauacá

Feijó e Tarauacá receberam os candidatos da Frente Popular na última sexta-feira. Tião Viana, candidato a governador, Jorge e Edvaldo Magalhães, que concorrem às duas vagas do Senado, puxaram uma marcha com centenas de pessoas pelas ruas de Feijó.
Tião, Edvaldo e Jorge fazem festa da boa política na reta final da campanha

Feijó e Tarauacá receberam os candidatos da Frente Popular na última sexta-feira.

Tião Viana, candidato a governador, Jorge e Edvaldo Magalhães, que concorrem às duas vagas do Senado, puxaram uma marcha com centenas de pessoas pelas ruas de Feijó. À noite, realizaram um dos maiores comícios da história de Tarauacá. “Em mais de 30 anos, nunca vi nada igual”, disse a professora Francisca Aragão, ex-secretária municipal de Educação.

Antes da passeata de Feijó, Tião, Jorge e Edvaldo visitaram os comitês dos candidatos Cláudio Braga (PP) e Zé Carlos (PT), candidatos a deputado estadual pelo município. Na casa do ex-prefeito Aurélio Braga, reuniram-se com a Associação dos Idosos de Feijó. “Eu voto no Jorge, Tião, Edvaldo e na Dilma porque quero um Brasil melhor para meus filhos e meus netos”, disse a aposentada Maria Ferreira da Silva, 86 anos. Maria de Lourdes do Carmo Castro, 79 anos, quer fazer campanha: “Não é por causa da idade que vou deixar de ajudar as pessoas que tanto fizeram pela nossa terra”, afirmou.

“A idade não é limitação para quem quer ser feliz. Vamos trabalhar para garantir velhice digna para quem tanto fez e ajudou a sociedade”, disse Tião Viana, reafirmando seu compromisso com o programa de Remédio em Casa para quem tem mais de 60 anos.Ainda em Feijó, os candidatos encontraram-se com crianças e jovens. Conversaram demoradamente com Elias da Silva, 12 anos. Filho de colonos, o mais velho de quatro irmãos, o garoto caminha duas horas por dia para ir à escola e garante que o esforço tem valido à pena.

Os candidatos da Frente chegaram a Tarauacá à noite e foram direto para a rua principal da cidade, onde os candidatos proporcionais já realizavam um dos maiores comícios da região. “Essa festa da boa política me enche de felicidade”, disse Tião Viana.
(Assessoria de Imprensa do Comitê Tião Viana Governador)

Coligação realiza comício em Feijó

Sexta-feira(10) foi a vez do PMDB de Feijó realizar um grande comício para lançamento da candidatura do vice-prefeito Pelé Campos para deputado estadual pela Coligação Liberdade e Produzir para Empregar .
Sexta-feira(10) foi a vez do PMDB de Feijó realizar um grande comício para lançamento da candidatura do vice-prefeito Pelé Campos para deputado estadual pela Coligação Liberdade e Produzir para Empregar .

Milhares de pessoas ,entre lideranças,comerciantes, funcionalismo e populares atenderam o convite da oposição e vieram prestigiar a mensagem de renovação e mudança que a Coligação vem disseminando por todo o interior do Estado e capital.Mais uma vez,o comício contou com a presença dos prefeitos Wagner Salles(Cruzeiro do Sul) e Dindin(Feijó)que vieram reforçar a onde oposicionista que toma conta de todo o Estado.

Foi o prefeito Dindin, aliás, o primeiro a denunciar a discriminação que Feijó vem sofrendo do Governo do Estado. Segundo ele, o Governo Binho não colaborou em absolutamente nada com o Festival do Açai de Feijó e parece mesmo ter esquecido por completo do município em relação a recursos ou apoio de qualquer espécie. Até parece que Feijó não pertence mais ao Acre.Ms a prefeitura,apesar de tudo, vem cumprindo seus compromissos e agradando em cheio a população”, disse o prefeito. Em sua fala, o candidato a Governo,Tião Bocalom (PSDB) disse que se eleito,o produtor rural não vai sofrer perseguição oficial. Pelo contrário, vai contar com o auxílio oficial para poder produzir e levar alimento local para a mesa do Acreano.”Vamos fazer o colono voltar a ter orgulho do que faz”,prometeu Bocalom.

O candidato a Governo afirmou ainda que,em sua administração, o homem do campo vai poder fazer seu roçado enquanto não contar com os tratores para sua colheita, ”e tudo isto sem prejudicar a natureza ou o meio ambiente”.Ele insistiu que seu Governo vai ser voltado para os acreanos, que terão muito mais valor que a floresta e os bichos.”Nossa prioridade vai ser o cidadão e suas necessidades”.Disse ainda que pretende implantar o Programa Saúde para a Família,como fez enquanto prefeito de Acrelândia, para garantir um atendimento digno para toda a população.”Vamos fazer parcerias com as prefeituras para contratar mais médicos e poder adquirir equipamentos para a realização de exames”.Por fim, assegurou que irá utilizar as praias dos rios para plantação de gêneros de primeira necessidade como o arroz e feijão,”e fazer com que o Acre garanta seu consumo e ainda possa exportar o excedente”.

Por seu lado,o candidato a Senado Federal,Sérgio Petecâo(PMN)agradeceu a receptividade que seu nome tem adquirido em todo o Estado,e garantiu que a população acreana vai se orgulhar em apostar na sua candidatura uma vez mais. E deu u voto de louvor ao PMDB pela posição correta que vem assumindo durante toda a campanha,”levando os nomes de toda a coligação a todos os recantos do Acre onde tem eleitorado cativo”.Petecão lembrou que vem sendo solicitado pela população a cobrar sobre a questão da segurança ,”até porque o problema continua a atemorizar todo o mundo, sem que se tenha dado uma solução”. E disse que hoje os comerciantes estão sendo obrigados a atender seus clientes por detrás de grades, sem a mínima proteção por parte do Poder Público.Por fim, Petecão pediu o fim a perseguição aos produtores rurais, que hoje não podem derrubar uma única arvore sem que seja alvo de multas milionárias.E disse que sua campanha ganhou o gosto da população e o respeito do eleitor. Por isto, pediu a população que vote em quem realmente tenha compromisso com os anseios populares e não sirva de marionete aos detentores do poder.”O maior cuidado é não votar em garupeiros, que se aproveitam da máquina e do esquema dos poderosos para querer se beneficiar .O Acre e os acreanos vão saber fazer a diferença e apontar quem realmente tem prestígio e reconhecimento da população”,finalizou.