segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ACESSO A CONSTRUÇÃO DA PONTE DO JURUÁ BLOQUEADO POR MORADORES DA LAGOA

A manifestação começou na madrugada dessa segunda-feira (20). Os moradores revoltados com a demora no processo indenizatório da comunidade pelo Governo do Estado decidiram fechar o acesso a construção da ponte sobre o rio Juruá.
A manifestação começou na madrugada dessa segunda-feira (20). Os moradores revoltados com a demora no processo indenizatório da comunidade pelo Governo do Estado decidiram fechar o acesso a construção da ponte sobre o rio Juruá.

Durante toda a manhã, a comunidade do bairro da Lagoa, que vive no entorno da construção da ponte sobre o Rio Juruá, em protesto fechou a via de acesso que a empresa responsável pela construção faz uso. O motivo principal segundo os moradores é a demora do governo em retirar e indenizar as famílias da localidade.
O aposentado Antônio Gomes, 98, já não suporta mais tanta burocracia e prorrogação de prazos para a saída dele e da família do bairro. “Quero apenas a indenização em dinheiro correspondente ao valor da minha casa. Não agüento mais viver aqui com o som ensurdecedor das máquinas trabalhando. Sem falar no perigo de está perto da construção. Já tenho idade avançada e preciso de mais tranqüilidade para minha vida.”, relatou o ancião.

Outros problemas freqüentes na comunidade segundo a dona de casa Maria Matos, 55, são as condições da via de acesso, aliada a alta velocidade dos caminhões, causando perigo principalmente para as crianças. “Aqui vivemos de janelas fechadas devido a poeira e com cuidados redobrados com nossos filhos”, declarou.
O protesto que reuniu dezenas de moradores permaneceu até por volta do meio dia, quando a comunidade conversou com a articuladora política do governo do estado, Janete Ponci, que informou que serão feitos reparos na via de acesso, que a partir de agora está proibida a passagem dos veículos de grande porte. “Desde 2008, o estado vem conversando com a comunidade sobre o processo de desapropriação da área. Estamos fazendo tudo dentro do possível para que eles sejam ressarcidos. O governo está construindo mais um conjunto habitacional destinado a comunidade”.

Até agora cerca de 100 famílias já saíram e foram relocadas para o Conjunto Novo Miritizal, localizadas na Rodovia AC 405, distante cerca de nove quilômetros do centro do município de Cruzeiro do Sul. As casas foram entregues pelo Governo do Estado, por meio de um programa habitacional de interesse social. Devido à distância, não há linha de ônibus regular, de modo que as famílias contam apenas com serviço de transporte alternativo. Frente as dificuldades, um grande número de moradores já abandonou as residências.

Circunstância que faz com que os demais moradores recusem as futuras habitações e que prefiram a indenização em dinheiro. José de Paula da Silva, 62, declarou que eles não foram consultados quanto às alternativas indenizatórias para a comunidade. “O governo em nenhum momento procurou saber o que preferíamos Queremos escolher onde vamos morar. Não queremos ir para um conjunto de habitação, sem ter condição de vida. Aqui ainda tem mais de 300 famílias que só querem viver com dignidade”, finalizou o aposentado.

Daiana Maia

PEDALANDO EM PAZ E COM MUITA ALEGRIA

A militância da Frente Popular fez festa na manhã do último domingo pedalando com Tião, Edvaldo e Jorge pelo centro de Rio Branco.
FRENTE POPULAR FAZ CLICLEATA PARA CELEBRAR UMA DAS CAMPANHAS MAIS BONITAS QUE O ACRE JÁ VIU

A militância da Frente Popular fez festa na manhã do último domingo pedalando com Tião, Edvaldo e Jorge pelo centro de Rio Branco. O evento tradicional das campanhas da Frente, realizado desde 1990, a Cicleata reuniu crianças, jovens e adultos numa festa alegre, colorida e cheia de paz. O governador Binho Marques, candidatos a deputado federal e estadual, acompanharam os militantes e aproveitaram para levar seus filhos ao passeio.

A cicleata encerrou uma agenda intensa do final de semana para Tião Viana e seus dois candidatos ao senado, Edvaldo Magalhães e Jorge Viana. Eles estiveram em Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. Visitaram ainda produtores da comunidade do São Luís do Remanso, em Capixaba.

Os candidatos da Frente Popular estiveram também na Vila Campinas, para conversar com moradores e pequenos comerciantes. Em Plácido de Castro, três mil pessoas esperaram a Frente Popular para realizar um dos mais importantes comícios do vale do Baixo Acre.Nesta segunda, a campanha começou pelos bairros do Aeroporto Velho, Sobral e João Eduardo, em Rio Branco. Tião Viana reafirmou aos moradores seu compromisso de pavimentar todas as ruas do acre com tijolos.
Antes, Tião, Edvaldo e Jorge conversaram com trabalhadores da construção civil para falar dos avanços econômicos dos últimos anos e dos futuros investimentos.

Bocalom participa de comício e Petecão faz programa eleitoral.

Neste sábado(18), foi a vez do PMDB organizar um grande comício na comunidade Belo Jardim, no ramal Pentecostes, em Cruzeiro do Sul.
Neste sábado(18), foi a vez do PMDB organizar um grande comício na comunidade Belo Jardim, no ramal Pentecostes, em Cruzeiro do Sul. Falando para uma comunidade essencialmente rural, que não possue sequer água encanada, a candidata a reeleição à Aleac, Antonia Salles , pediu a população que não negocie seu voto e alertou para os candidatos que só aparecem no município em época de eleição. A deputada exigiu a atenção do Governo do Estado para os problemas locais e perguntou onde andam os três bilhões e seiscentos milhões de reais aprovados para o Orçamento/2010.

Em sua fala, o candidato a deputado federal Edson de Paula (PSDB) disse que a população está cansada de mentiras e exige candidatos com compromisso e dedicação as causas populares.”O povo está cheio de promessas vazias”, disse.
Por seu lado, o candidato a Governo da oposição , Tião Bocalom (PSDB) defendeu, uma vez mais, a retomada da produção rural em gêneros de primeira necessidade como arroz, feijão e milho, como forma de diversificar a oferta , baratear os alimentos e gerar emprego. Para tanto, o candidato pregou uma parceria entre Governo do Estado e prefeituras para a compra de insumos como calcário e adubos e afirmou que, se eleito, seu Governo vai atrair mais capitais para investimento no Estado. O candidato lembrou que para ser livre a população precisa de renda, ”do contrário será eternamente massa de manobra na mão dos poderosos”. Ele garantiu que seu Governo dará as condições necessárias para que o Estado volte a produzir e o campo se torne novamente fonte de renda.E finalizou afirmando que em sua administração, Ibama e Imac serão órgãos de orientação ,”e não de repressão como vem sendo agora”.

Esta manhã de segunda-feira (20), Bocalom fez um corpo a corpo no centro da cidade e Mercado dos Colonos, onde pôde confirmar sua popularidade entre a população de Rio Branco. Dezenas de pessoas fizeram questão de falar com o candidato, apertar sua mão ou mesmo declarar abertamente seu voto.Dos carros, motoristas e passageiros paravam para cumprimentar Bocalom ou simplesmente acenavam pela vitória a 3 de outubro.Para o candidato, a manifestação espontânea e aberta da população é a maior e mais completa pesquisa para a aferição da preferência do eleitorado.Bocalom agradeceu todas as manifestações de carinho e apoio da população e lembrou que este tipo de reação tornou-se comum tanto na capital como no interior .

Petecão

O candidato do PMN a Senado Federal pela Coligação, Sérgio Petecão, passou o domingo em Xapuri para uma série de encontros e reuniões políticas com lideranças , funcionalismo, comerciantes, aposentados e população em geral. Segundo Petecão, a população de todo o Estado se identificou fortemente com a autenticidade e independência de sua candidatura que veio para dar o equilíbrio político desta eleição.Por isto mesmo, o candidato resolveu dar uma resposta definitiva as agressões que vem sofrendo do Governo do Estado nos programas eleitorais.”É hora de dar um basta às mentiras criadas para calar e destruir nossa campanha vitoriosa”, garantiu. E numa declaração corajosa, desafiante e esclarecedora, Petecão veio a público no programa eleitoral explicar a razão do bombardeio que vem sofrendo nesta reta final de campanha.

Para Petecão , tudo começou quando ele denunciou a forma prejudicial que a deputada Perpétua Almeida se comportou em Brasília em diversas votações importantes para o Acre como no episódio dos aposentados e do pré-sal. Indignada com a denúncia, a deputada tentou distorcer os fatos e, na tevê, acusou Petecão de ter agredido diretamente a família dela num programa elitoral.

Ele classificou de mentiroso o drama criado e manipulado por Perpétua Almeida e desafiou a deputada a mostrar onde em seu programa agrediu a família da deputada.”Caso ela encontre a agressão em meu programa, eu renuncio ao mandato.Se não encontrar, que ela renuncie ao seu próprio mandato”. Petecão desafiou ainda a deputada a disputar o voto nos bairros, nos ramais, nas comunidades,”olhando cara a cara o eleitor”.E disse que é conhecido pelos acreanos por 4 mandatos vitoriosos. Finalmente, conclamou a própria Perpétua Almeida a disputar a verdadeira eleição,”onde a população expressa sua vontade nas urnas”.

Candidatura de Zequinha Lima ganha apoio dos cruzeirenses

Uma grande festa marcou o encontro do candidato a deputado Estadual Zequinha Lima – 65.123 - (PCdoB) com sua militância, na Musical Importadora, na noite de sexta-feira (17). Mais de 500 pessoas prestigiaram o ato político que teve a presença de representantes de diversas categorias.
Uma grande festa marcou o encontro do candidato a deputado Estadual Zequinha Lima – 65.123 - (PCdoB) com sua militância, na Musical Importadora, na noite de sexta-feira (17). Mais de 500 pessoas prestigiaram o ato político que teve a presença de representantes de diversas categorias – professores, moto taxistas, micro empresários, moveleiros, funcionários públicos – que apóiam a candidatura. O deputado federal Ilderlei Cordeiro e o vice-governador César Messias, que representou o senador Tião Viana, também prestigiaram o encontro..

As lideranças presentes manifestaram seu apoio a candidatura do professor e ex-vereador Zequinha Lima, um dos mais atuantes vereadores, que aprovou diversas leis que beneficiam a população do Juruá, em seus mandatos na Câmara Municipal.

César Messias destacou também a importância da eleição de Zequinha Lima, que foi vereador quando ele era prefeito, e mesmo sendo oposição nunca procurou o prefeito para conseguir benefícios pessoais, deixando seu nome escrito na Câmara Municipal, com várias leis aprovadas que beneficiam a população. “ Muito justo darmos esse apoio para que ele possa representar o Juruá na Assembleia Legislativa” disse.

Zequinha Lima lembrou que a população de Cruzeiro do Sul precisa apoiar a candidatura do deputado Edvaldo Magalhães ao Senado, junto com Jorge Viana, para que o Acre possa continuar andando pra frente, lembrando que há dois anos atrás, na eleição para prefeito, houve uma grande oportunidade de ter um prefeito da Frente Popular e a chance foi desperdiçada.

“ Agora, não podemos desperdiçar a oportunidade de termos um senador do Juruá em Brasília. O deputado Edvaldo Magalhães reúne todas as condições para bem representar nossa população no Senado. É só olhar, ele é um dos construtores dos governos da Frente Popular que fez tantos investimentos que melhoraram a vida do povo do Juruá. Não podemos errar, o mandato de um senador é de 8 anos, se errarmos leva muito tempo para consertar o erro. O Juruá precisa mostrar sua força e fazer a diferença na eleição do deputado cruzeirense Edvaldo Magalhães ao Senado, para que não aconteça de novo o desastre que foi a eleição do senador Geraldo Mesquita, que depois de eleito foi para a oposição e trabalhou contra o Acre”, enfatizou.

Zequinha Lima pediu apoio para sua candidatura à Assembleia Legislativa, pela Frente Popular do Acre, que tem como meta principal a continuidade da melhoria da educação que nos últimos anos dos governos da Frente Popular teve uma grande revolução e lembrou aos militantes a importância da reeleição da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), uma das mais atuantes da atual legislatura.

“ Fico feliz pela grande quantidade de apoiadores que marcaram sua presença nesta grande festa – mais que 500 pessoas. Estou candidato à deputado estadual para ajudar o governador Tião Viana, para que o Acre possa continuar crescendo e a população tenha dias melhores. Entendo que não podemos desperdiçar a grande oportunidade de termos um senador do Juruá e conclamo a todos a dar uma boa votação ao deputado Edvaldo Magalhães que junto com o ex-governador Jorge Viana são candidatos ao Senado. Por isso, peço o voto de confiança para mim e para nossos candidatos majoritários da Frente Popular”, finalizou.

Festival de Praia do Guajará atrai cruzeirenses

O domingo foi de sol e muito calor e colaborou mais ainda para que muitos cruzeirenses prestigiassem mais uma vez o Festival de Praia no município de Guajará Am.
O domingo foi de sol e muito calor e colaborou mais ainda para que muitos cruzeirenses prestigiassem mais uma vez o Festival de Praia no município de Guajará Am.

Além da apresentação de bandas locais e bandas do município de Cruzeiro do Sul, houve também disputa dos jogos de verão, escolha da garota verão, competição de canoagem e show de calouros.

O evento que já faz parte do calendário cultural da região se encerrará no próximo domingo dia 26 de setembro com a apresentação de uma atração nacional ainda a ser definida.

Conselho Regional de Administração do Acre abre sete vagas de emprego

O Presidente do Conselho Regional de Administração do Acre, Adm. João Coelho da Silva Neto, no uso de suas atribuições, torna público a realização de Concurso Público, para provimento de Cargos do Plano de Cargos e Salários do CRA-AC, no período compreendido entre 09 de setembro de 2010 a 08 de outubro de 2010, que se regerá pelas normas estabelecidas no Edital 001/2010.
O Presidente do Conselho Regional de Administração do Acre, Adm. João Coelho da Silva Neto, no uso de suas atribuições, torna público a realização de Concurso Público, para provimento de Cargos do Plano de Cargos e Salários do CRA-AC, no período compreendido entre 09 de setembro de 2010 a 08 de outubro de 2010, que se regerá pelas normas estabelecidas no Edital 001/2010.

São 07 vagas para os níveis superior (gerente geral e fiscal), médio (assistente administrativo júnior e assistente de informática) e fundamental (auxiliar operacional), paras as cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com salários de até R$ 1800,00.
Mais informações sobre o concurso público no site www.cra-ac.ieses-sc.org.br, bem como o acesso completo para efetuar sua inscrição online, através dos menus da página.