quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ritmo acelerado e passos firmes

Na reta final da campanha, os candidatos da Frente aceleram o passo e o ritmo dos compromissos. Na quarta-feira, fecharam a noite em Xapuri, falando para duas mil pessoas na praça onde começou a Revolução Acreana.
O ministro dos Esportes, Orlando Silva, foi o convidado especial da Frente para o comício. O prefeito Ubiracy Vasconcelos e a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, também compareceram.

Tião Viana e seus dois candidatos ao Senado, Edvaldo Magalhães e Jorge Viana, afirmaram que vão continuar trabalhando para consolidar a economia de base florestal sustentável. Jorge Viana explicou: “Há 10 anos, quando falávamos em economia florestal, muitos não acreditaram. Hoje temos, em Xapuri, uma fábrica de Tacos, outra de preservativos e uma de castanha que geram emprego e renda para jovens da cidade e para mais 700 famílias na área rural.”

Antes, Tião Viana, fez comício no ramal da Alcobrás, em Capixaba, para reafirmar seu compromisso com a industrialização do Acre: “O Jorge Viana e o Binho prepararam o Acre para uma nova economia. Estamos preparados para um futuro de muitos desafios”, disse Tião Viana.

Indústria de futuro

De volta à capital, Tião, Edvaldo e Jorge amanheceram ontem numa olaria. Trabalhadores de 12 indústrias cerâmicas também acordaram mais cedo para receber os candidatos, com a certeza de que a geração direta de mais de 500 empregos é uma conquista que o setor não quer deixar escapar.

Nos últimos doze anos, durante três governos consecutivos da Frente Popular, o setor só avançou. A produção das cerâmicas, grandes e pequenas, varia de 200 a mil milheiros de tijolos por mês. Dessa produção, 70% são vendidos para o setor privado.
Nas ruas com a população

No mesmo ritmo, Tião, Edvaldo e Jorge seguiram direto para os bairros da baixada da Habitasa e Terminal da Cadeia Velha. Crianças, jovens e adultos receberam os candidatos com o carinho de sempre e muito respeito.

A presidente da Associação de Moradores da Baixada da Habitasa, Raimunda Oliveira, anunciou: “Só conseguimos melhorar as condições aqui do nosso bairro nas administrações da Frente Popular.”

Aristides Júnior, presidente do Sindicato da Indústria de Olaria: “Desde quando Jorge Viana foi prefeito, nosso setor foi valorizado. Nós crescemos, aumentamos a produção e sabemos que só com o Tião Viana no governo esse trabalho vai continuar”.

Pedro Faustino, aposentado, do bairro Montanhês: “Eu digo para você, Edvaldo: ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto. É por isso que você e o Jorge Viana estão sendo covardemente atacados.”

César Longui, funcionário da indústria cerâmica: “Somente com Jorge, Edvaldo, Tião e a Dilma presidente é que nós vamos continuar tendo nossos empregos e outros vão surgir .”

Bocalom faz comício e Petecão dá entrevista.

Em plena semana decisiva para a definição das eleições 2010, os candidatos da Coligação Liberdade e Produzir para Empregar se desdobram na capital e interior em busca do maior capital deste período - o voto.
O candidato a Governo do Estado, Tião Bocalom(PSDB), participou de um mega comício em Plácido de Castro esta quarta-feira(22), que reuniu grande parte da cidade , vilas e municípios vizinhos.

O candidato criticou novamente a situação caótica da saúde pública no Acre e disse que, se eleito, deverá fazer com que o hospital do município funcione a contento, dentro das necessidades do lugar. ”É um compromisso com o povo deste município, o primeiro a me acolher quando cheguei do Sul do país,” lembrou.

Bocalom assegurou ainda que seu governo vai dar uma atenção especial a manutenção dos ramais que , segundo ele, serão , juntamente com as estradas vicinais, o grande responsável pelo escoamento da produção rural do Estado.”Vamos plantar primeiramente gêneros de primeira necessidade, como arroz, feijão e milho para baratear a comida no Acre e encher o prato dos mais carentes”. E afirmou que uma das prioridades de sua administração será a segurança pública, que hoje é uma das principais preocupações da população trabalhadora.-Vou fazer um governo direcionado às pessoas, disse Bocalom. Quero ser o governador de gente, tratar de gente, trabalhar pra gente do Acre.

Já o candidato à reeleição à Câmara dos Deputados, Flaviano Melo (PMDB), lembrou que a multidão presente no comício foi a prova maior que a mensagem da oposição ganhou as ruas e a preferência do eleitorado.”Não há dúvida que hoje Bocalom resume toda as expectativas e anseios da população”. E disse ainda que a oposição junta deve levar Petecão e João Correia ao Senado Federal, para ajudar Bocalom a fazer um Governo de renovação e mudança como o povo quer. Para o ex-governador, o acreano já cansou das promessas vazias, dos desmandos, das perseguições.” O que a população quer é trabalho e tranqüilidade para poder tocar a vida”. Já na quinta-feira pela manhã, a Coligação,liderada por Bocalom, participou de um animado bandeiraço na 6 de agosto, onde pôde uma vez mais confirmar sua popularidade junto à população da capital.

Petecão.

Depois de participar no final da tarde desta quarta-feira de um grande bandeiraço na Ceará esquina com a Mal. Deodoro, Petecão foi entrevistado à noite na TV Rio Branco pelos jornalistas Luís Carlos Moreira Jorge, Stalin Melo e Tião Vitor num programa dirigido pelo apresentador George Said. Na verdadeira sabatina a que foi submetido, Petecão não se furtou a responder todas as perguntas colocadas e disse que seu mandato tem a marca da popularidade,”por estar sempre em contato e divulgando todas suas ações a seu eleitorado”.Durante 4 blocos de 20minutos cada, Petecão garantiu que vai ser um senador independente e imparcial.”Vou criticar ou elogiar o Governo quando for o caso.Mas nunca vou me deixar manipular por quem quer que seja”.

Na entrevista, Petecão defendeu a PEC 300, o projeto Ficha Limpa, a reforma política, a moralização do Congresso e a maioridade penal aos 16 anos. Mas adiantou que antes de defender a reforma do Código Penal, espera que o sistema de segurança do Estado faça o “dever de casa” e adote algumas medidas saneadoras no combate à violência.”A população espera uma atitude de impacto do Governo. Mas continua indefesa, num Estado onde a criminalidade saiu do controle das autoridades”.

Ao defender a liberdade de expressão, Petecão lamentou que no Acre muitos órgãos de imprensa no Acre “sejam manipulados diretamente pelos interesses do Governo,que só libera a divulgação do que interessa politicamente”.E lamentou profundamente o nível a que chegou a disputa política nesta eleição, mas garantiu que vai centrar sua campanha nesta reta final,”no debate de idéias e projetos,que é o que interessa á população”.

Ufac organiza II Semana de Biologia em Cruzeiro do Sul

A Coordenação de Ciências Biológicas do Campus da Floresta, extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul, realiza entre os dias 1 e 5 de novembro a segunda SemBio (Semana de Biologia).
Evento será realizado entre os dias 1º e 5 de novembro

A Coordenação de Ciências Biológicas do Campus da Floresta, extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul, realiza entre os dias 1 e 5 de novembro a segunda SemBio (Semana de Biologia). O tema central deste ano é "A Amazônia e o Grande Desafio de Desvendar sua Biodiversidade".

Para a professora Maria Cristina, uma das organizadoras do evento, a expectativa é a melhor possível. "São vários palestrantes renomados e teremos painéis de alto nível", disse.

O evento deste ano vai contar com palestras de pesquisadores de instituições como a UFAM, Unicamp, Ufac, INPA e outros. O credenciamento se inicia dia 1 e devem ser realizadas mais de vinte atividades entre oficinas, passeios e atividades culturais durante os cinco dias do evento. As inscrições, assim como a programação da II SemBio, já estão disponíveis no site oficial do evento (http://sembio2010.webnode.com.br/).

Escrito por Victor Matto

Ministro dos Esportes cumpre agenda no Acre

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, cumpriu extensa agenda em Rio Branco na quarta-feira, 22.


Orlando Silva visitou o estádio Arena da Floresta e ficou encantando com toda estrutura construída pelo Governo do Acre. ‘Vou indicar para ser um dos campos de treinamento da Copa 2014’

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, cumpriu extensa agenda em Rio Branco na quarta-feira, 22. Ele visitou o estádio Arena da Floresta e ficou encantado com toda estrutura construída pelo Governo do Acre. No estádio da Federação, Silva verificou de perto o investimento que está sendo feito na construção.

“Estou feliz e impressionado com o estádio Arena da Floresta. Vou indicar para ser um dos campos de treinamento para a copa de 2014. O Acre tem um belo estádio e está preparado para receber grandes eventos”, afirmou.

Orlando Silva também se reuniu com a reitora da Ufac. Olinda Batista, de quem recebeu um projeto para a realização de obras de melhorias na estrutura da instituição. No total será feito um investimento de R$ 12 milhões.

À noite, Orlando Silva se reuniu com um grupo de desportistas para discutir projetos de esporte para o Acre. Ele reafirmou o compromisso do Governo Federal em investir nas atividades esportivas, lembrando que é preciso garantir oportunidade para crianças e jovens.

Orlando Silva é filiado ao PCdoB e foi indicado para assumir o ME pelo partido. Ele é um dos nomes que estão na coordenação da organização da Copa 2014 e da Olimpíadas de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro.
(Assessoria)

Prefeitura promove atividades para comemorar os 106 anos de Cruzeiro do Sul

Várias atividades esportivas e culturais estão acontecendo em Cruzeiro do Sul até a próxima terça-feira, 28 de setembro, data em que é comemorada a fundação do município.
Várias atividades esportivas e culturais estão acontecendo em Cruzeiro do Sul até a próxima terça-feira, 28 de setembro, data em que é comemorada a fundação do município.

A programação começou há duas semanas com as etapas do Festival de Praia, reunindo aos domingos um grande número de pessoas na Praia da Boca do Môa. No último final de semana foi realizado no Balneário Igarapé Preto um circuito de vôlei de praia que reuniu dezenas de jovens jogadores da região.

Na última segunda-feira (20) teve início o Copão do Vale do Juruá que é uma das competições esportivas mais esperadas das festividades, já que reúne os melhores jogados de oito municípios incluindo Guajará e Ipixuna no Amazonas. A final acontece na próxima segunda-feira, 27, véspera do dia do aniversário da cidade. Até lá, todas as noites a partir das 18h as seleções dos municípios se enfrentam no Estádio Cruzeirão.

Na próxima sexta-feira ás 19 horas tem início no Sítio Laço de Ouro na Estrada da Faculdade IEVAL, o rodeio e competições de cavalos. Os peões seguem montando no sábado no mesmo horário e os classificados estarão na grande final na noite de domingo.

No sábado também serão realizadas várias competições esportivas em quadras em esportes como handebol, vôlei e futsal. Na manhã de domingo às 8h30 será a vez da grande corrida pedestre dos 106 de Cruzeiro do Sul. Os corredores vão largar na Praça Central da cidade com chegada na Vila Olímpica próximo ao Igarapé Preto, onde será feita a premiação para os vencedores.

Ainda no domingo às 10h da manhã será realizada a cavalgada com saída na Avenida Coronel Mâncio Lima e chegada no Sítio Laço de Ouro. As 16h30 será realizado o evento de MotoCross no Circuito do Bairro Aeroporto Velho onde estarão participando pilotos de várias cidades da região.

Na terça-feira, 28, dia do aniversário da cidade acontece os desfiles cívicos ás 18h com a participação de várias escolas do município e organizações sociais, assistidos por várias autoridades.

O prefeito Vagner Sales explica que a cada ano a administração municipal está se organizando e planejando melhor as atividades, para comemorar os aniversários de Cruzeiro do Sul que é a segunda maior cidade do Acre. “Aqui mora um povo com orgulho próprio que aprendeu com o isolamento a vencer os obstáculos da vida. É um povo hospitaleiro e que merece o respeito de todos e por tudo isso, temos que comemorar muito cada ano de conquista.

Graças a Deus estamos conseguindo recursos, muitas obras estão sendo feitas e a partir do próximo ano faremos muito mais pela nossa querida cidade, tendo em vista que temos recursos que conseguimos com o apoio dos nossos parlamentares. Ao final da nossa administração teremos um povo ainda mais alegre e orgulhoso, porque esse é o nosso objetivo”, destaca o prefeito.