quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MORADORES IMPEDEM CONSTRUÇÃO DO FÓRUM DA 4ª ZONA ELEITORAL

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) em breve contará com um Fórum em Cruzeiro do Sul que será construído na Avenida 25 de Agosto, Bairro Aeroporto Velho.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) em breve contará com um Fórum em Cruzeiro do Sul que será construído na Avenida 25 de Agosto, Bairro Aeroporto Velho. Por meio de uma licitação pública, a empresa vencedora recebeu a ordem de construção e iniciou o trabalho nessa semana. Porém, o serviço foi interrompido pelos moradores do bairro, que alegam utilizarem o espaço para práticas esportivas.

A comunidade em protesto à construção retirou parte do material que já havia sido fixado no campo. O presidente do Bairro, Railson Correia, explicou que os moradores não foram informados sobre a construção do prédio no local. Segundo ele, há décadas o espaço é usado como área de lazer. E caso não seja indicado um novo lugar para a comunidade, eles continuarão a manifestação.

O terreno onde será erguida o Fórum do Juruá foi doado pela União. O custo total da obra está estimado em aproximadamente R$ 421 mil. O projeto arquitetônico inclui área de atendimento ao eleitor, auditório, banheiros, sala de audiências, sala do Juiz Eleitoral, sala administrativa, depósito de urnas e estacionamento.

Dayana Maia

Cartões de inscrição do Enem começaram a ser enviados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) começou a enviar aos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, os cartões de confirmação com os locais de prova.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) começou a enviar aos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, os cartões de confirmação com os locais de prova. Os documentos têm previsão de chegar aos participantes até o dia 25 deste mês. Em todo o país, são esperados 4,6 milhões de candidatos para a aplicação do Enem nos dias 6 e 7 de novembro. No Acre, milhares de alunos se inscreveram para o exame.

O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No segundo dia, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, além da redação.
O Enem foi criado em 1998 como forma de avaliar a qualidade do ensino oferecido nas instituições escolares de todo o país. No princípio, a ideia da prova era apenas para verificar o nível das escolas, bem como os possíveis investimentos necessários na educação Brasileira. Recentemente, o Ministério da Educação e Cutura - MEC decidiu utilizar a prova do Enem como critério de avaliação para ingresso em universidades federais de todas as regiões do país.

Dayana Maia

INCÊNDIO QUE DESTRUIU RESIDÊNCIA PODE TER SIDO CRIMINOSO

Uma casa localizada na Rua Mato Grosso foi incendiada. A polícia investiga a possibilidade de o incêndio ter sido criminal.
O incêndio começou por volta das 00h30min dessa quarta-feira. A comunidade muito assustada acionou o corpo de bombeiros. Mas devido as chamas já terem tomado parte da residência, os moradores ajudaram a apagar o fogo. Ninguém ficou ferido.

Maria da Paz foi uma das primeiras pessoas a perceber o que estava acontecendo. Ela tem a residência bem próxima à casa que foi incendiada. Segundo a dona de casa, quando avistou o fogo entrou em desespero e temeu que o fogo atingisse a residência dela. “Acordei e escutei o estralar da madeira e fiquei desesperada, porque a nossa casa é encostada com a que estava em chamas. Com medo que o fogo passasse para a minha acordei meu marido. Ainda tentamos entrar, mas, não conseguimos, pois o fogo já tinha tomado conta de tudo. Ligamos para os bombeiros, mas devido à demora deles, juntamos alguns moradores e apagamos praticamente todo o fogo”, declarou ainda muito assustada a dona de casa.

O pescador Antônio Gomes, 45, dono da casa atingida pelo incêndio, informou que o local era usado como moradia por um parente, mas, que nos últimos dias estava vazia. Ao ver sua casa totalmente destruída pediu ajuda da polícia para punir os acusados pelo crime. “Minha casa foi arrasada pelo fogo. A única coisa que sobrou foi o terreno. Só espero é que a justiça seja feita contra quem fez isso comigo. Inclusive já denunciei os acusados à polícia. E espero que sejam punidos”, declarou o proprietário alegando não ter condições financeiras para reconstruir a moradia.

O departamento de polícia trabalha nas investigações. Segundo o delegado Elton futigami existe a possibilidade de que o fogo tenha sido provocado. Baseado nisso, será feito um laudo técnico para descobrir se o incêndio foi criminal ou não.
Dayana Maia