sábado, 9 de outubro de 2010

Petecão agradece a cidade de Rio Branco.

Prestes a completar uma semana das eleições gerais de 2010, o senador eleito Sérgio Petecão (PMN) fez questão de vir a público agradecer a todo o eleitorado da capital pelos votos recebidos a 3 de outubro.
Prestes a completar uma semana das eleições gerais de 2010, o senador eleito Sérgio Petecão (PMN) fez questão de vir a público agradecer a todo o eleitorado da capital pelos votos recebidos a 3 de outubro. Deputado federal mais votado na capital na eleições de 2006, Petecão recebeu agora a consagração das urnas ao se transformar no senador mais votado de Rio Branco, o que , segundo ele, aumenta a responsabilidade e compromisso com o povo da capital, “que sempre depositou em nossa candidatura a confiança e a credibilidade que nos assegurou a cadeira no Senado Federal”. Petecão afirmou que pretende voltar em todos os bairros e logradouros de Rio Branco para agradecer pessoalmente a preferência demonstrada pelo eleitorado, ”que desde o início da campanha me incentivou aceitar o desafio e soube confirmar nas urnas seu apoio”.

Petecão disse ainda que desde o início a campanha o povo de todo o Acre soube identificar em sua candidatura a bandeira da liberdade , da independência e do equilíbrio político.”Meus eleitores têm a maca da coragem, do despreendimento e da consciência política de quem não se deixa enganar ou intimidar. No centro ou na periferia, são pessoas politizadas que sabem o que querem,” garantiu. E adiantou que vai trabalhar para honrar cada voto, num eleitorado que reuniu jovens, adultos e Terceira Idade,”numa campanha alegre e bonita, que pregou durante todo o período eleitoral a esperança, a renovação e a mudança democrática”.Petecão lembrou que guarda um enorme sentimento de gratidão com todos os segmentos da sociedade que depositaram em sua candidatura o símbolo da quebra do monopólio e da centralização política.”Do aposentado ao funcionário público, do colono ao pequeno empresário, passando pelas donas de casa, a todos quero expressar meu agradecimento sincero”.

O senador eleito confirmou sua disposição de trabalhar junto a bancada federal eleita, dos deputados federais aos seus futuros colegas senadores., ”sempre dentro de um clima democrático de respeito das posições e tendo o Acre como centro de todo o esforço”.E acrescentou que vai aproveitar seu giro pelo Estado e particularmente a capital para pedir voto para a candidatura de José Serra à Presidência da República,”já que o acreano uma vez mais escolheu um tucano para a Presidência, confirmando uma tendência que vem se solidificando cada vez mais”.E terminou por lembrar que os 49,18% da preferência eleitoral demonstrada para o candidato tucano a Governo, Tião Bocalom, sinalizou de forma bastante clara o desejo de mudança e modificação na forma de governar o Acre e os acreanos.”O povo deu seu recado nas urnas.Cabe agora o bom senso e a humildade de fazer uma leitura correta daquilo que o eleitor indicou. E é neste sentido que vamos trabalhar durante todo o nosso mandato”.

ADOLESCENTE DESAPARECIDA

A família em total desespero já não sabe mais o que fazer para encontrar a jovem Francisléia Batista do Nascimento, 14.
A jovem saiu da casa da avó por volta das 13h. 00min. dessa quinta-feira, informando que iria para a escola Marcelino Champagnat, onde estudava. Mas não retornou. O caso foi levado ao departamento de polícia.

A família em total desespero já não sabe mais o que fazer para encontrar a jovem Francisléia Batista do Nascimento, 14. Segundo o pai da adolescente, o agricultor Francisco Silva Nascimento, 46, toda a família vive na Colônia Santa Maria, na BR.307, exceto a filha mais nova, que vivia na cidade com a avó para terminar os estudos.

A família está ainda mais preocupada depois que receberam a informação de que a jovem teria tentado até mesmo contra a própria vida. “Uma colega de aula falou que ela tentou matar-se com uma faca, mas, desistiu. Depois disso tomou rumo desconhecido. Estamos muito preocupados com ela, pois não sabemos onde encontrá-la”, desabafou muito aflito Francisco Nascimento, pai da adolescente.
A família informou ao departamento de polícia sobre o ocorrido e aguarda noticias da jovem o quanto antes.

Dayana Maia

PROGRAMA TERRA LEGAL REGULARIZA TERRAS DE POSSEIROS EM LIMITES INTERESTADUAIS EM CRUZEIRO DO SUL

Centenas de posseiros comparecem na sede da Unidade Avançada do Incra no Alto Juruá para regularizar posses de terras, que na maioria são área localizadas no limite interestadual entre acre e amazonas.
Centenas de posseiros comparecem na sede da Unidade Avançada do Incra no Alto Juruá para regularizar posses de terras, que na maioria são área localizadas no limite interestadual entre acre e amazonas. A maioria dos que comparecem para a regularização da titulação residem nos badejos. Com a nova definição, os posseiros agora vão poder receber o título da terra.

Com o mapeamento da área em mãos, o Incra a partir de agora está cadastrando os donos de propriedades, para depois expedir o título de propriedade definitivo como explica o técnico agrícola Wilson Cavalcante. “A nova definição da Linha Cunha Gomes facilita as localizações desses imóveis que durante tantos anos estiveram no impasse quanto ao território no qual pertencia”.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, durante o mês de agosto, anunciou um convênio de R$ 13,5 milhões entre o Programa Terra Legal e o Governo do Acre para ações de regularização fundiária de imóveis rurais no Estado do Acre e áreas públicas e devolutas da União localizadas no eixo da BR-364 entre Sena Madureira à Cruzeiro do Sul.

A divisão da Linha Cunha Gomes é uma discussão antiga, mas só transitou em julgado em abril de 2008, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão consolidou a anexação de 1,2 milhão de hectares do complexo florestal Liberdade, Gregório e Mogno ao Acre.

Os limites do Acre com o Estado do Amazonas foram traçados pela Linha Cunha Gomes, por meio de uma linha geodésica. Devido aos poucos estudos geográficos existentes naquela época, somente a partir de 1940 é que funcionários do IBGE descobriram as irregularidades.

Dayana Maia

Secretaria Municipal de Educação empossa 29 diretores de escolas

Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (8) em Cruzeiro do Sul, com a presença de familiares e autoridades do município, os novos gestores das escolas municipais foram empossados.
Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (8) em Cruzeiro do Sul, com a presença de familiares e autoridades do município, os novos gestores das escolas municipais foram empossados.

O secretário municipal de Educação, Ivo Galvão, diz que foi cumprida uma etapa no fortalecimento da democracia escolar e comenta que o prefeito, Vagner Sales, entende que as escolas precisam ter autonomia dando direito a comunidade de escolher os gestores.

Ivo Galvão ressalta as conquistas da educação municipal graças à contribuição de todos os servidores e das comunidades em torno das escolas. Ele enfatiza ainda a importância da autonomia financeira e administrativa das instituições de ensino, focando sempre o aprendizado dos alunos.

Os 29 diretores de escolas foram eleitos após serem submetidos a uma prova que exige conhecimentos na área de educação. A diretora Antônia da Silva Aquino, foi aprovada pela comunidade escolar para dá sequência ao trabalho que já desenvolve na escola Francisca Barros de Oliveira no Bairro São José. Antônia entende que a participação da comunidade no processo de escolha dos diretores, contribui para estreitar a relação da escola com as famílias, fator que no seu entendimento colabora para o aprendizado dos alunos.